Crianças aprendem sobre Economia Circular do Plástico em exposição

softelec

Imagem: Divulgação | Parceria com o Movimento Plástico Transforma tem como objetivo mostrar a importância da destinação correta dos resíduos plásticos para o desenvolvimento da economia circular e os benefícios ao meio ambiente

Publicidade
Publicidade
Equipamentos - STADLER GmbH

Fevereiro de 2023 – Promover uma experiência interativa que resulte em uma nova percepção sobre o plástico, a reciclagem e a economia circular. Essa é a proposta do espaço Economia Circular do Plástico promovido pelo Movimento Plástico Transforma, iniciativa criada pelo Plano de Incentivo à Cadeia do Plástico (PICPlast) que está em exposição no Museu Catavento, instituição da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo, administrada pela Organização Social Catavento Cultural e Educacional.

Localizado no segundo andar do Museu, a atividade fará parte das exposições de longa duração e reunirá desde informações sobre a criação dos plásticos, seus diversos tipos, como eles são aplicados no dia a dia da sociedade, além de jogos e projeções sobre consumo e descarte conscientes, reciclagem e a importância da gestão correta dos resíduos para a evolução da economia circular.

“A atividade visa passar informações e curiosidades como forma de despertar em crianças e adolescentes uma nova percepção da matéria-prima plástica, além de ensinar conceitos importantes sobre o descarte correto de resíduos para que a reciclagem aconteça, de uma maneira interativa, lúdica e divertida”, explica Mariana Cardoso, do time técnico do Movimento Plástico Transforma. “A ação também integra a série de ativações promovidas pelo Movimento e pelo PICPlast, nos últimos anos como, por exemplo, a coleta e reciclagem dos copos plásticos utilizados pelos atletas da corrida de São Silvestre, que visam mostrar o quanto a cadeia de transformação está comprometida com a missão de sensibilizar a população sobre a economia circular“, complementa Mariana.

Detalhes do espaço

Quem chegar ao espaço do Movimento Plástico Transforma será recebido por um holograma que contará um pouco sobre a história do plástico e sua importância para o desenvolvimento da humanidade. Na sequência, em um painel modular, o visitante conhecerá os diferentes tipos de plástico e onde cada um deles é utilizado.

No painel seguinte, de forma interativa, será possível conhecer o que é e quais são as diferenças entre economia circular e linear. Em complemento a esse tema, um gráfico interativo destacará os benefícios da economia circular e como ela é benéfica para a sociedade e o meio ambiente.

Complementa o espaço um jogo divertido no qual os visitantes serão convidados a testar habilidades e conhecimentos sobre a separação dos resíduos plásticos, a reciclagem e a transformação em novos produtos. Além disso, no centro do espaço, uma projeção em uma maquete 3D detalha todo o caminho percorrido por um produto plástico, desde a criação até o retorno à fábrica para ser transformado em um novo produto reciclado.

Crédito: Divulgação
Crédito: Divulgação
Crédito: Divulgação

Confira algumas das atrações do espaço:

1 – Holograma: uma cientista apresenta o conceito do plástico, como o material surgiu, qual a principal matéria-prima do plástico, além de exemplificar algumas aplicações do material.

2 – História dos plásticos: é a história propriamente dita. O espaço conta como começaram os plásticos, seu desenvolvimento e os polímeros que foram sendo desenvolvidos ao longo dos anos.

3 – Como o plástico foi evoluindo ao longo dos anos:

  • Ele surge a partir da borracha e, principalmente no século passado, teve vários avanços quanto ao emprego do material, se popularizando.
  • Uma curiosidade é a descoberta do baquelite, em 1909. Era necessário um plástico que substituísse os chifres dos elefantes, que eram utilizados para a fabricação, por exemplo, de bolas de bilhar.
  • Da baquelite teve o desenvolvimento de outros plásticos mais modernos, que são o polietileno, o PVC, e o polipropileno.

3 – Tipos de produtos antes em outros materiais e agora no plástico — aplicações na medicina e na indústria química. Marmita em metal X marmita em plástico. Cordas de sisal X cordas em plástico. Próteses de madeira X próteses em plástico. Próteses dentárias de plástico X metal. Retrovisor de carro antes em metal e agora em plástico.

4 – Tipos de plástico do dia a dia — os triângulos são de uma norma ABNT — norma internacional em que são usados os mesmos números para os mesmos materiais plásticos em qualquer lugar do mundo.

  • Número 1: PET. Ex: garrafas
  • Número 2: polietileno de alta densidade. Ex: containers.
  • Número 3: PVC. Ex: mangueiras.
  • Número 4: polietileno de baixa densidade. Ex: sacarias em geral.
  • Número 5: polipropileno. Ex: máscara e seringas descartáveis.
  • Número 6: poliestileno. Ex: geladeiras.
  • Número 7: todos os outros tipos de materiais plásticos como o ABS usado na indústria automobilística. Policarbonato, usado em lentes para óculos e coberturas de estádio. Poliuretano, usado em esponjas e espumas em geral.

5 – Economia circular X economia linear.

  • O espaço mostra como é a economia praticada nos dias de hoje.
  • Na economia linear, começa pela extração de recursos naturais, passa pela fabricação de produtos, vai para o descarte e então os resíduos. A economia linear para nos resíduos e não os reaproveita.
  • Já na economia circular, os recursos são extraídos e permanecem o máximo de tempo possível dentro de um ciclo.
  • A economia circular extrai os recursos naturais, fabrica a matéria-prima, fabrica os produtos, consome os produtos e, então, esses produtos podem ser reutilizados, reparados, antes de chegar na solução da reciclagem. Essa é uma tendência mundial: trabalhar os produtos em uma lógica circular.

6 – Parede instagramável: cantinho para tirar fotos no celular. A frase “Recicle suas Ideias” foi feita com tampinhas de garrafa de refrigerante. Aqui as pessoas podem tirar foto e postar nas redes sociais.

7 – Ciclo do consumo e descarte consciente. A importância do descarte consciente, da logística reversa, ciclo da distribuição, consumo, ou seja, mostrar qual é a lógica da economia circular.

8 – Jogo:

  • Testa as habilidades das crianças para ver se elas entendem quais são os produtos plásticos.
  • Pela esteira de reciclagem passam produtos em vários materiais, e a pessoa precisa identificar o que é plástico.
  • Os objetos plásticos vão caindo e o jogo mostra no que eles vão se transformando, além de deixar claro como é o ciclo produtivo.

9 – Maquete: cidade onde tem a indústria que fabrica a embalagem. Essa embalagem vai para o supermercado. O consumidor sai de casa, compra o produto, volta para casa, usa esse produto, descarta na lixeira adequada. Depois, a empresa de coleta seletiva leva até a central de triagem e de lá, o que é plástico vai para a recicladora. O plástico é transformado em um outro produto e o ciclo se repete.

Serviço

Espaço Economia Circular do Plástico – Museu Catavento

Endereço: Av. Mercúrio, s/n – Parque Dom Pedro II, São Paulo
Horário de funcionamento: De terça a domingo, das 9h às 16h
Preço: R$ 15 (inteira) ou R$ 7,50 (meia-entrada). Às terças-feiras, o ingresso é gratuito.
Tour 360º: https://tour360.meupasseiovirtual.com/051158/186662/tourvirtual/

Sobre o Movimento Plástico Transforma

Criado em 2016, o Movimento Plástico Transforma tem como objetivo promover conteúdo e ações educativas que demonstram que o plástico, aliado à tecnologia, à criatividade e à responsabilidade, traz inúmeras possibilidades para os mais diferentes segmentos. Além do site, em que é possível encontrar conceitos importantes sobre aplicações, reutilização, descarte correto e reciclagem do plástico, o Movimento é responsável por diversas ações voltadas à sociedade que juntas já impactaram milhares pessoas. A iniciativa é uma ação do PICPlast – Plano de Incentivo à Cadeia do Plástico fruto da parceria entre a ABIPLAST e a Braskem.

Site oficial: https://www.plasticotransforma.com.br/
Redes sociais: Facebook, Instagram, LinkedIn e YouTube.

Sobre o Museu Catavento

O Museu Catavento, equipamento da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo, foi inaugurado em março de 2009 e tem 219 instalações divididas em quatro seções (Universo, Vida, Engenho e Sociedade). Cada seção foi elaborada com uma expografia que contribui para criar atmosferas únicas e envolventes. Atrações como borboletário, sala de realidade virtual Dinos do Brasil, simuladores, aquários de água salgada, anêmonas e peixes carnívoros e venenosos, uma maquete do sol e uma parede de escaladas, onde é possível ouvir relatos de personalidades da história, são apenas alguns exemplos de como o visitante pode aprender e se divertir ao mesmo tempo. Na área externa também é possível conferir equipamentos como a locomotiva Dübs (fabricada em 1888 na Inglaterra que pertenceu à Cia. Paulista de Estradas de Ferro e foi usada brevemente para o transporte de carga) e o avião DC-3 (1936), que foi utilizado como cargueiro militar na Segunda Guerra Mundial.

Site oficial: www.museucatavento.org.br

Imprensa

ANUNCIE COM A AMBIENTAL MERCANTIL
AMBIENTAL MERCANTIL | ANUNCIE NO CANAL MAIS AMBIENTAL DO BRASIL
Sobre Ambiental Mercantil Notícias 4939 Artigos
AMBIENTAL MERCANTIL é sobre ESG, Sustentabilidade, Economia Circular, Resíduos, Reciclagem, Saneamento, Energias e muito mais!