Incentivos à reciclagem: Conceito de Crédito de Massa Futura torna-se Política Pública

softelec
A SIG, empresa especializada em sistemas de envase e embalagens cartonada é investidora semente do Programa Recicleiros Cidades e apoia a iniciativa desde 2021.
A SIG, empresa especializada em sistemas de envase e embalagens cartonada é investidora semente do Programa Recicleiros Cidades e apoia a iniciativa desde 2021.

Imagem: Divulgação | SIG e Recicleiros comemoram decreto do Governo Federal que altera modelo atual de economia circular e logística reversa do País

Publicidade
Publicidade
Equipamentos - STADLER GmbH

Fevereiro de 2023 – Neste mês, foi instituído pelo Governo Federal dois decretos em prol dos catadores de recicláveis e reutilizáveis: o Programa Diogo Sant’ana Pró-Catadoras e Catadores para a Reciclagem Popular. Foram definidos três novos instrumentos: o Certificado de Crédito de Reciclagem, o Certificado de Estruturação e a Reciclagem de Embalagens em Geral e o Crédito de Massa Futura

A SIG, empresa especializada em sistemas de envase e embalagens cartonada é investidora semente do Programa Recicleiros Cidades e apoia a iniciativa desde 2021.

O programa abrange municípios com o objetivo de integrar os processos da coleta seletiva, reciclagem e logística reserva; hoje presente em 16 cidades, 11 delas já em operação.  

E por isso, a SIG e o Recicleiros comemoram as resoluções. Uma vez que tais medidas terão profundo impacto na atividade dos catadores e no processo de reaproveitamento de materiais recicláveis e reutilizáveis no Brasil. Trata-se de uma mudança no modelo atual de economia circular e logística reversa do País. 

Para Isabela de Marchi, Gerente de Sustentabilidade da SIG na América do Sul, a parceria com o Programa Recicleiros Cidades está alinhada aos objetivos da estratégia global de sustentabilidade da companhia. “Quando selecionamos os Recicleiros para sermos apoiadores tínhamos a certeza de que a cadeia de resíduos estava sendo respeitada. Estamos criando uma cadeia ética”, afirma. 

O conceito de massa futura é um dos mecanismos de incentivo ao financiamento de ações estruturantes promotoras de inclusão social de catadores de material reciclável, criado e desenvolvido pelo Instituto Recicleiros, e que agora se torna oficial como política pública.  

Sobre o Programa Recicleiros Cidades.  

O programa se consolida nas cidades brasileiras como um componente socioambiental inspirador e bem-sucedido do sistema de gestão de resíduos sólidos, que cria soluções para reduzir o impacto ambiental do lixo, oportunidades de trabalho digno e renda, além de promover a economia circular.  

Neste terceiro ano, o programa atendeu 759 mil pessoas pela coleta seletiva em 11 cidades, com o programa em operação em dez estados: Ceará, São Paulo, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul, Rondônia, Rio de Janeiro, Paraíba, Paraná, Santa Catarina e Goiás. 

Até o momento, o Programa Recicleiros Cidades já encaminhou para reciclagem uma quantidade total de quatro mil toneladas de materiais, sendo cerca de 30 toneladas de material cartonado. Quando falamos em oportunidades de trabalho e renda, já existem mais de 250 novos postos de trabalho em operação e cerca de 250 a serem ocupados com o crescimento de produção nestas unidades que já operam.    

Site oficial: https://recicleiros.org.br/cidades/

Sobre a SIG 

A SIG é líder no fornecimento de sistemas e soluções para embalagens assépticas. Trabalhamos em parceria com nossos clientes para levar produtos alimentícios aos consumidores de todo o mundo de uma forma segura, sustentável e acessível. Nossa tecnologia exclusiva e excelente capacidade de inovação nos permite oferecer aos nossos clientes soluções ponta a ponta para produtos diferenciados, fábricas mais inteligentes e embalagens conectadas, tudo para atender às necessidades em constante mudança dos consumidores.

Fundada em 1853, a SIG está sediada em Neuhausen, na Suíça. As habilidades e a experiência de nossos aproximadamente 5.900 funcionários no mundo todo nos permitem responder rápida e eficazmente às demandas de nossos clientes em mais de 70 países. Em 2021, a SIG produziu mais de 42 bilhões de embalagens cartonadas e gerou uma receita de 2 bilhões de euros. A SIG tem uma classificação AA ESG pela MSCI, uma classificação 13,4 ESG (baixo risco) pela Sustainalytics e uma classificação Platinum CSR pela EcoVadis.

Para mais informações, visite https://www.sig.biz/
Para conhecer as tendências que impulsionam a indústria de alimentos e bebidas e nos inspiram a inovar, visite nosso blog SIGnals: https://www.sig.biz/signals/pt

Imprensa

ANUNCIE COM A AMBIENTAL MERCANTIL
AMBIENTAL MERCANTIL | ANUNCIE NO CANAL MAIS AMBIENTAL DO BRASIL
Sobre Ambiental Mercantil Notícias 5042 Artigos
AMBIENTAL MERCANTIL é sobre ESG, Sustentabilidade, Economia Circular, Resíduos, Reciclagem, Saneamento, Energias e muito mais!