Indústria de carros elétricos cresce no Brasil e impulsiona tecnologias de marcação de peças

Foto: Markus Distelrath, Pixabay
Foto: Markus Distelrath, Pixabay

Imagem: Divulgação – Mercado registrou crescimento de 41% em 2022 na venda de carros eletreficados | Gravomark, empresa que distribui os produtos da multinacional Gravotech, amplia atuação no Brasil com produtos para marcação em frota eletrificada

Fevereiro de 2023 – De acordo com a Associação Brasileira do Veículo Elétricos (ABVE), o mercado nacional já conta com mais de 100 mil veículos eletrificados (híbridos e elétricos). É um número expressivo e que pode aumentar, considerando o apelo pela energia renovável e sustentável, que, cada vez mais, convence motoristas e montadoras. Ainda conforme o estudo, apenas no ano passado, esse mercado registrou um total de 49.245 unidades comercializadas, 41% a mais do que em 2021.

Estando em constante crescimento e com consideráveis cifras, esse setor movimenta a economia e impulsiona negócios. Esse é o caso da Gravomark, empresa que distribui produtos da multinacional francesa Gravotech no Brasil, que se prepara para ampliar fortemente sua atuação no universo dos eletrificados. Entre as soluções comercializadas, estão máquinas para marcação por micropuncionamento e gravação a laser, por exemplo, em peças como chassi, numeração do motor e de plaquetas, além de indicações em caixa de câmbio, eixo, carroceria, cinto de segurança, entre outras.

Os produtos para essa operação foram desenvolvidos ainda no início da década de 80 e aperfeiçoados ao longo das décadas para atender às novas demandas. O pioneirismo é a grande expertise da produção para um universo amplo.

“Além de toda a documentação, os carros elétricos são rastreados e identificados, dessa forma, com marcações específicas, que estão presentes nesses modelos até mesmo na trava do botão da porta, por exemplo. A marcação é algo exigido por lei e necessário como registro e documentação desse tipo de transporte. Estamos atentos às exigências legais e também acompanhando o crescimento da indústria 4.0”, comenta Juliano Moura, gestor executivo da Gravomark

Juliano Moura, gestor executivo da Gravomark
Crédito: Divulgação

Os equipamentos da Gravomark oferecem uma gravação única e que pode ser aplicada além do metal — como é o caso dos automóveis —: também em plásticos e em materiais orgânicos. São soluções e produtos já consolidados no mercado nacional. A Gravomark atende especialmente às indústrias metalmecânicas (automóveis, autopeças, linha branca, entre outras), de eletroeletrônicos e de painéis elétricos.

Estima-se que uma fábrica de carros produza, em média, 2.800 veículos/dia. “É preciso que seja um equipamento muito confiável para estar lá. Em 10 minutos de uma máquina parada, deixaram de passar por ali cinco carros”, pontua Moura.

A Gravomark estará presente no primeiro grande evento deste ano para o setor, a Feira Internacional de Máquinas-Ferramenta e Automação Industrial (Expomafe), em São Paulo, apresentando as peças para marcação e também novidades para o segmento. 

Atualmente, conforme a ABVE, 40 fabricantes disponibilizam 119 modelos de veículos leves eletrificados no Brasil. Além disso, a infraestrutura de recarga vem aumentando sua área de atuação, com novos postos de recarga sendo instalados no país. Ainda conforme a associação, as vendas de veículos leves eletrificados no Brasil tiveram, em novembro de 2022, o segundo melhor mês da série histórica: foram quase 5 mil unidades emplacadas, só superadas por setembro (6.391).

Serviço

Para saber mais, https://www.gravomark.com.br/

Imprensa

ANUNCIE COM A AMBIENTAL MERCANTIL
AMBIENTAL MERCANTIL | ANUNCIE NO CANAL MAIS AMBIENTAL DO BRASIL
Sobre Ambiental Mercantil Notícias 3584 Artigos
AMBIENTAL MERCANTIL é sobre ESG, Sustentabilidade, Economia Circular, Resíduos, Reciclagem, Saneamento, Energias e muito mais!