Reciclagem: Copinho Legal já arrecadou aproximadamente 4 toneladas

softelec
Todo o material arrecadado é revertido em recursos financeiros, que são distribuídos integralmente para as entidades assistenciais participantes do programa.
Todo o material arrecadado é revertido em recursos financeiros, que são distribuídos integralmente para as entidades assistenciais participantes do programa.

Imagem: Davie Bicker, Pixibay | O programa, que existe desde 2020, tem o intuito de fomentar o recolhimento de copos, pratos e talheres de plástico.

Publicidade
Publicidade
Equipamentos - STADLER GmbH

Fevereiro de 2023 – O programa Copinho Legal, que é uma iniciativa do Instituto SustenPlást e segue o mesmo modelo do Tampinha Legal, já arrecadou, desde 2020, quatro toneladas de artefatos plásticos, como copos, pratos e talheres. Em março de 2022, em apenas uma entrega, o programa recebeu cerca de duas toneladas. Neste ano a quantidade se repetiu e, novamente, o Copinho Legal recebeu uma entrega contabilizando duas toneladas. Todo o material arrecadado é revertido em recursos financeiros, que são distribuídos integralmente para as entidades assistenciais participantes do programa.

De acordo com Simara Souza, gerente do Instituto SustenPlást, o programa foi criado a fim de criar ações modificadoras de comportamento quanto ao destino adequado dos resíduos plásticos, além de beneficiar mais entidades assistenciais.

“Todo material plástico é 100% reciclável, por isso os copinhos plásticos monomateriais são aplicáveis neste programa. Desta forma, ampliamos nossas ações em prol das entidades assistenciais do terceiro setor, pois aumentamos nosso engajamento a respeito do plástico e como ele contribui positivamente para nossa sociedade”, explica.

A coleta dos materiais é baseada no programa Tampinha Legal e funciona com a mesma logística. Eles devem ser entregues separados de duas formas: coloridos e com estampa (logomarca), brancos e transparentes.

O Tampinha Legal

O Tampinha Legal é realização do Instituto SustenPlást com o apoio do Movimento Plástico Transforma. Através de ações modificadoras de comportamento de massa, aumenta os níveis de esclarecimento quanto ao material plástico e seu destino adequado, promovendo que a economia circular ocorra na prática.

Todos os segmentos da sociedade são convidados a recolher tampas plásticas e destiná-las para entidades assistenciais cadastradas no Tampinha Legal que busca a melhor valorização de mercado para o material. Os valores obtidos são destinados integralmente para as entidades assistenciais participantes sem rateios de material ou repasses de valores. O programa não recebe comissões e/ou gratificações sobre o material coletado.

Em 2022 ultrapassou R$ 2,5 milhões de reais destinados 100% para as entidades assistenciais participantes.

Recentemente, lançou no Núcleo Porto Alegre/RS, o Copinho Legal que, seguindo o modelo do Tampinha Legal, destina os recursos obtidos com a venda dos descartáveis plásticos (copos, pratos e talheres) para as entidades assistenciais participantes. O Tampinha Legal atua no Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Minas Gerais, São Paulo, Alagoas, Pernambuco, Goiás, Distrito Federal e Bahia.

Em Porto Alegre, o Tampinha Legal conta com o apoio estratégico da Fundação Gaúcha dos Bancos Sociais da FIERGS. Além do aplicativo (Android e iOS) e site (https://tampinhalegal.com.br/), onde pode-se localizar várias informações tais como os pontos de coleta mais próximos, entidades assistenciais e empresas participantes, etc. Também é possível acompanhar o Tampinha Legal por redes sociais, como YouTube, LinkedIn, Twitter, Instagram, Facebook e TikTok.

Imprensa

ANUNCIE COM A AMBIENTAL MERCANTIL
AMBIENTAL MERCANTIL | ANUNCIE NO CANAL MAIS AMBIENTAL DO BRASIL
Sobre Ambiental Mercantil Notícias 5045 Artigos
AMBIENTAL MERCANTIL é sobre ESG, Sustentabilidade, Economia Circular, Resíduos, Reciclagem, Saneamento, Energias e muito mais!