Bracell conclui subestação GIS 440kV, que transforma e distribui energia limpa para o sistema interligado nacional

softelec

Imagem: Divulgação Bracell | A companhia é a primeira indústria de celulose no Brasil conectada ao 440 kV com equipamentos blindados na tecnologia GIS, que permitem alto índice de confiabilidade e de qualidade de transmissão

Publicidade
Publicidade
Equipamentos - STADLER GmbH

A Bracell, uma das maiores produtoras de celulose solúvel e celulose especial do mundo, concluiu na última segunda-feira, 17 de maio, a subestação de energia SE 440kV (quilovolt), construída no município de Lençóis Paulista, interior de São Paulo.

Com a conclusão da subestação, a Bracell passa a ser a primeira fábrica de celulose no Brasil conectada ao Sistema Interligado Nacional (SIN) no nível de tensão 440kV com equipamentos blindados na tecnologia GIS (Gas Insulated Switchgear).

 Imagem: Divulgação Bracell

A Bracell faz parte do grupo RGE, que gerencia empresas com operações globais de manufatura baseadas em recursos naturais. A construção da SE 440kV é parte do investimento previsto no Projeto Star, obras de construção da nova fábrica da companhia em Lençóis Paulista, prevista para entrar em operação no segundo semestre de 2021. Como o processo de produção de celulose gera resíduos que podem ser reaproveitados, a Bracell tomou a decisão estratégica de investir tecnologia nos seus ciclos de processos e construir uma nova subestação como um recurso autossustentável a longo prazo.

“A escolha pela conexão 440kV foi baseada em vários critérios. Poderíamos optar pela conexão em 138kV ou 230kV, mas ao compararmos as vantagens, desvantagens e a flexibilidade no futuro, entendemos que a 440kV era a melhor opção em relação à confiabilidade, à segurança e ao potencial de expansão”, explica Pedro Stefanini, diretor geral da Bracell SP.

As obras da subestação de energia SE 440kV duraram cerca de 18 meses. Para conectar a subestação à rede nacional foi necessária a construção de um trecho aproximado de 4,5 km de linha de transmissão em circuito duplo, por meio de seccionamento em uma linha da rede básica de energia já existente, sob concessão da ISA CTEEP, e que liga os municípios de Bauru e Sorocaba. Ao se conectar à rede, a SE 440kV será responsável por elevar o nível de tensão gerada na fábrica pelos turbo geradores de 34,5kV para 440kV, permitindo a injeção de energia no sistema elétrico nacional. 

 Imagem: Divulgação Bracell
 Imagem: Divulgação Bracell

A subestação tem capacidade instalada de transformação de 420MVA, sendo três transformadores de 140MVA cada, suficientes para suprir a fábrica durante a fase de testes e, após a entrada em operação, permitir a exportação do excedente de 180 MV (megawatt) gerados no Projeto Star, energia suficiente para o atendimento à 750 mil residências ou cerca de três milhões de pessoas.

“A maior parte das empresas no país utilizam o modelo convencional, com equipamentos separados e expostos ao tempo, o que ocupa muito espaço. Por exigir um alto investimento, a tecnologia GIS é uma tendência que vem crescendo no Brasil a passos lentos. Mas, a longo prazo, ela apresenta um bom custo-benefício, principalmente do ponto de vista de manutenção e de espaço, pois reduz em até 70% a área de ocupação” afirma Stefanini.

Com a entrada em operação da SE 440kV, a Bracell está apta a suprir a energia necessária durante a fase de testes da empresa, bem como a injeção da energia excedente após a entrada em operação da nova fábrica, contribuindo para o fornecimento de energia limpa e de alta qualidade para o sistema elétrico nacional.

 Imagem: Divulgação Bracell

Sobre a Bracell

A Bracell é uma das maiores produtoras de celulose solúvel e celulose especial do mundo, com duas principais operações no Brasil, sendo uma em Camaçari, na Bahia, e outra em Lençóis Paulista, em São Paulo. Além de suas operações no Brasil, a Bracell possui um escritório administrativo em Cingapura e escritórios de vendas na Ásia, Europa e Estados Unidos. Site: https://www.bracell.com/

Sobre a RGE

A RGE Pte Ltd gerencia um grupo de empresas com operações globais de manufatura baseadas em recursos naturais. As atividades vão desde o desenvolvimento e a colheita de recursos sustentáveis, até a criação de diversos produtos com valor agregado para o mercado global. O compromisso do grupo RGE com o desenvolvimento sustentável é a base de suas operações. Todos os esforços estão voltados para o que é bom para a comunidade, bom para o país, bom para o clima, bom para o cliente e bom para a empresa. A RGE foi fundada em 1973 e seus ativos atualmente ultrapassam US$ 20 bilhões. Com mais de 60.000 funcionários, o grupo tem operações na Indonésia, China, Brasil, Espanha e Canadá, e continua expandido para envolver novos mercados e comunidades. Site: RGE (Royal Golden Eagle) Group | Sustainable Resources | Raja Garuda Emas (rgei.com)

Crédito:
Assessoria | Bracell

ANUNCIE COM A AMBIENTAL MERCANTIL
AMBIENTAL MERCANTIL | ANUNCIE NO CANAL MAIS AMBIENTAL DO BRASIL
Sobre Ambiental Mercantil Notícias 5046 Artigos
AMBIENTAL MERCANTIL é sobre ESG, Sustentabilidade, Economia Circular, Resíduos, Reciclagem, Saneamento, Energias e muito mais!