Por que reciclar o vidro é tão importante?

softelec
Reciclagem do vidro colabora com redução de energia e emissão de CO2
Reciclagem do vidro colabora com redução de energia e emissão de CO2

Image: Divulgação | Reciclagem colabora com redução de energia e emissão de CO2

Publicidade
Publicidade
Equipamentos - STADLER GmbH

O vidro está presente na vida das pessoas mais do que se pode imaginar: garrafas, copos, potes, frascos de remédios, perfumes. Composto essencialmente por areia, barrilha e calcário, o vidro pode ser reciclado infinitamente.

Em razão de todos os benefícios atrelados e da importância do reaproveitamento desse material, a Organização das Nações Unidas (ONU) determinou que 2022 é o Ano Internacional do Vidro, pensando em cada vez mais introduzir a pauta desse tipo de reciclagem na sociedade.

Benefícios para meio ambiente

O Panorama do Saneamento Básico no Brasil, monitoramento comandado pelo Ministério do Desenvolvimento Regional, mostra que o vidro representa 5% de toda a composição do lixo sólido do mundo. Está atrás de papel e papelão (17%) e do plástico (12%).

A destinação correta das embalagens de vidro é uma prática de extrema importância para o meio ambiente, uma vez que o recipiente pode ser reciclado inúmeras vezes sem nenhuma perda durante o processo, enquanto a destinação incorreta pode ocasionar um processo de decomposição desse material.

A vantagem de ser totalmente reciclável faz com que contribua na diminuição da poluição ambiental, preserve o meio ambiente, alivie a sobrecarrega de lixões e aterros sanitários, diminua a quantidade de vetores de doenças, além de contribuir para geração de empregos. De acordo com o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), 400 mil pessoas vivem da reciclagem de resíduos do lixo.

Apenas com a utilização de cacos para a produção de novas embalagens já são reduzidos o consumo de energia no processo de fusão, extração de recursos naturais e a emissão de CO2, ou seja, colabora com a preservação da natureza. Estima-se que a cada 10% a mais de caco utilizado na produção de novas embalagens de vidro, é possível reduzir 5% de CO2 emitidos e 2,5% no consumo de energia no processo de fabricação.

Baixo índice de reciclagem no Brasil

O processo de reciclagem do vidro se torna ainda mais importante quando apresentam-se os dados de reciclagem no Brasil, que ainda apresenta baixíssimos percentuais de reaproveitamento quando comparado a outros países. A Bélgica, por exemplo, apresenta uma taxa de 98% de reaproveitamento de todo o vidro que o país consome.

No Brasil, entidades setoriais estimam em cerca de 25% das garrafas de vidros são recicladas, enquanto 75% vão para aterro, aumentando a sobrecarga do local e custo para prefeituras.

Projetos em curso

Muitas indústrias e entidades setoriais têm promovido ações práticas em torno do aumento da circularidade do vidro. Um dos exemplos é o da Verallia, uma das líderes na fabricação de embalagens de vidro para alimentos e bebidas do mundo. A companhia, que possui três plantas industriais no Brasil, possui uma séria de ações voltadas para aumentar a circularidade do vidro. Uma delas é o projeto Vidro Vira Vidro, que tem como objetivo a instalação de centenas de PEVs (pontos de entrega voluntária) em diversas cidades para incentivar e aumentar a coleta de vidro para reciclagem.

Sobre a Verallia

Na Verallia, nosso objetivo é reimaginar o vidro para um futuro sustentável. Queremos redefinir como o vidro é produzido, reutilizado e reciclado, para torná-lo o material de embalagem mais sustentável do mundo. Trabalhamos em uma causa comum com nossos clientes, fornecedores e outros parceiros em toda a cadeia de valor para desenvolver novas soluções saudáveis e sustentáveis para todos. Com cerca de 10 mil colaboradores e 32 fábricas em 11 países, somos o líder europeu e o terceiro maior produtor global de embalagens de vidro para alimentos e bebidas, fornecendo soluções inovadoras, personalizadas e ecologicamente corretas para mais de 10 mil empresas em todo o mundo.

A Verallia produziu mais de 16 bilhões de garrafas e potes e obteve receitas de € 2,5 bilhões em 2020. A Verallia está listada no compartimento A da bolsa de valores Euronext Paris (Ticker: VRLA – ISIN: FR0013447729) e está incluída nos índices SBF 120, CAC Mid 60, CAC Mid & Small e CAC All-Tradable. No Brasil, a Verallia tem três fábricas localizadas nas cidades de Campo Bom (RS), Porto Ferreira (SP) e Jacutinga (MG) e ainda disponibiliza aos seus clientes um Centro de Criações para o desenvolvimento de novos produtos.

A Verallia e a sustentabilidade

Mundialmente a Verallia é comprometida com o desenvolvimento sustentável em suas três dimensões: ambiental, econômica e social. Referência em embalagens de vidro para alimentos e bebidas, disponibiliza à cadeia de consumo um material que é 100% e infinitamente reciclável e inerte, garantindo a saúde e a segurança alimentar dos consumidores. Em todos os seus processos de produção, a Verallia busca a otimização do consumo de água e energia, o controle das emissões atmosféricas, o estímulo ao desenvolvimento social e a criação de novas opções em embalagens de vidro que necessitem de menos matéria-prima e que, ao mesmo tempo, estimulem e facilitem a cadeia da reciclagem.

Siga-nos no LinkedIn, Twitter, Facebook, YouTube, Instagram

Para mais informações acesse https://br.verallia.com.

Crédito:
Imprensa

ANUNCIE COM A AMBIENTAL MERCANTIL
AMBIENTAL MERCANTIL | ANUNCIE NO CANAL MAIS AMBIENTAL DO BRASIL
Sobre Ambiental Mercantil Notícias 5029 Artigos
AMBIENTAL MERCANTIL é sobre ESG, Sustentabilidade, Economia Circular, Resíduos, Reciclagem, Saneamento, Energias e muito mais!