Ambipar Bleu Technologies lança plataforma para gestão de inventário de gases do efeito estufa (GEE) certificada pela SGS e com tecnologia Blockchain

softelec
A Ambipar Bleu Technologies nasceu no Porto Digital, polo de tecnologia da cidade do Recife e é uma das primeiras empresas focadas na criação e desenvolvimento de tecnologia Blockchain.
A Ambipar Bleu Technologies nasceu no Porto Digital, polo de tecnologia da cidade do Recife e é uma das primeiras empresas focadas na criação e desenvolvimento de tecnologia Blockchain.

Imagem: Divulgação | O Genio Carbon tem como objetivo facilitar tomadas de decisões mais sustentáveis a partir do mapeamento das fontes de emissão de GEE de toda cadeia produtiva

Publicidade
Publicidade
Equipamentos - STADLER GmbH

Agosto de 2022 – A Ambipar Bleu Technologies – empresa pioneira em soluções blockchain (BaaS), investindo mais uma vez na sustentabilidade, desenvolveu plataforma para gestão de inventário de gases do efeito estufa (GEE), batizada de Genio Carbon, com o objetivo de auxiliar gestores de sustentabilidade e meio ambiente corporativos a relatar, com precisão e armazenamento de evidências, as emissões de gases de efeito estufa de toda a cadeia produtiva, ou seja, escopos 1, 2 e 3.

O Genio Carbon é uma plataforma para gestão de inventário de gases do efeito estufa (GEE), que mensura as emissões de gases oriundos dos processos e cadeias produtivas de forma simples, segura e rastreada, gerando relatórios práticos, quais e quantos GEE foram produzidos em determinado ciclo industrial ou serviço, fornecendo ao cliente a possibilidade de analisar todas as emissões do seu processo produtivo.

Ciente de que a contabilização, elaboração e publicação de inventário de GEE deve estar em conformidade com os cinco princípios de contabilização apresentados no GHG Protocol Corporate Accounting and Reporting Standard — relevância, completude, transparência, precisão e consistência — bem como de acordo com a norma da Organização Internacional para Padronização ISO 14064, o Genio Carbon foi submetido a auditorias específicas e independentes para a certificação de serviços e processos.

Este mapeamento de emissões utiliza a identificação dos limites organizacionais e operacionais das empresas, de acordo com o Programa Brasileiro GHG Protocol, possibilitando a confecção de inventários específicos, isto é, avaliando a atribuição de emissões por produto comercializado, matéria-prima adquirida, ou mesmo por serviço prestado. Tudo dentro de uma plataforma que identifica atividades emissoras e agentes da cadeia produtiva relacionados.

A Plataforma Genio Carbon foi validada pela certificadora multinacional SGS, líder mundial em inspeção, verificação, testes e certificação, foi declarada em conformidade com a ISO 14064-1:2018 e a ISO 14064-3:2019, bem como o Programa Brasieliro GHG Protocol na quantificação de GEE em todos os escopos oferecendo maior credibilidade aos inventários realizados na plataforma, inclusive com a coleta de dados e conscientização da cadeia de valor envolvida.

Após a etapa de mensuração desenvolvida e validada pela SGS, o Genio Carbon está em contínua ampliação de suas muitas outras funcionalidades planejadas, tais como a gestão de planos de mitigação com base nos inventários de GEE; monitoramento de metas; pegada de carbono por produto, engajamento de cadeia de valor e até compensação das emissões ainda em dificuldade de alcançarem redução através de créditos de carbono.

Segundo Felipe Melo, CEO da Ambipar Bleu Technologies, “A plataforma Genio Carbon é a forma segura, transparente, precisa e ágil para a jornada de descarbonização. Por ser uma plataforma baseada na blockchain, possibilita o rastreamento das emissões de gases do efeito estufa”.

Essa conquista faz parte da estratégia e missão da Ambipar de converter todas as suas atividades em produtos e serviços voltados à gestão ambiental. O objetivo é redobrar os esforços e apoiar um desenvolvimento mais verde, sustentável e socialmente responsável.

Sobre a Ambipar

Com escritório administrativo em São Paulo e matriz em Nova Odessa – SP, a Ambipar é uma multinacional brasileira, com presença em 16 países da América do Sul, Europa, África, América do Norte e Antártida. Formada pela Ambipar Environment e Ambipar Response, dois segmentos de referência no mercado de gestão ambiental, tem em seu DNA o comprometimento com as questões sustentáveis, trabalhando os Pilares ESG dentro de seus negócios e apoiando seus clientes.

Site oficial: https://ambipar.com/

Sobre a Ambipar Bleu Technologies

A Ambipar Bleu Technologies nasceu no Porto Digital, polo de tecnologia da cidade do Recife e é uma das primeiras empresas focadas na criação e desenvolvimento de tecnologia Blockchain, com a missão de revolucionar e democratizar transações seguras e transparentes.

Site oficial: https://bleu.com.br/

Crédito:
Imprensa

ANUNCIE COM A AMBIENTAL MERCANTIL
AMBIENTAL MERCANTIL | ANUNCIE NO CANAL MAIS AMBIENTAL DO BRASIL
Sobre Ambiental Mercantil Notícias 4933 Artigos
AMBIENTAL MERCANTIL é sobre ESG, Sustentabilidade, Economia Circular, Resíduos, Reciclagem, Saneamento, Energias e muito mais!