Últimas notícias

BENEFÍCIOS DO RELATÓRIO DE SUSTENTABILIDADE

Nádia Zuca, Consultora em Sustentabilidade escreveu com exclusividade para Opinião de Especialista do canal AMBIENTAL MERCANTIL NOTÍCIAS Imagem: Gerd Altmann|Pixabay

O Relatório de Sustentabilidade é instrumento de comunicação e gestão para divulgação de informações de forma transparente. É uma das principais ferramentas que uma organização pode adotar para relatar sua atuação e desempenho no âmbito social, ambiental e econômico,
divulgando também suas práticas sustentáveis.

A publicação de um Relatório de Sustentabilidade é uma forma de agregar valor à marca perante as suas partes interessadas, como clientes, colaboradores, fornecedores, órgãos reguladores e a comunidade, além de ser um diferencial de mercado.

Os benefícios para a gestão interna das empresas e organizações incluem:

::: Maior compreensão dos riscos e oportunidades;
::: Avaliação da correlação entre desempenho financeiro e não financeiro;
::: Estratégia, política de gestão e planos de negócios;
::: Racionalização de processos, redução de custos e melhoria da eficiência;
::: Análise do desempenho da sustentabilidade em relação a leis, normas, códigos, padrões de desempenho e iniciativas voluntárias;
::: Benchmarking interno e entre diferentes organizações e setores.

Os benefícios externos dos relatórios de sustentabilidade incluem:

::: Mitigação de impactos ambientais e sociais negativos;
::: Melhoria da reputação e a fidelidade à marca;
::: Divulgação para partes interessadas externas a respeito do valor da organização.

Os Relatórios podem ser realizados por diversos tipos e portes de empresas, a fim de relatar suas estratégias ambientais e sociais.

Por meio do Relatório de Sustentabilidade, a organização consegue mensurar e avaliar indicadores relevantes, tais como, consumo de água, energia e materiais. Ao realizar uma análise crítica desses indicadores, a organização pode criar bases para a definição de compromissos e ações que possam melhorar seu desempenho, reduzir perdas e melhorar sua atuação, pois é mais fácil gerir, aquilo que já está sendo medido!

No Brasil, várias empresas divulgam seus Relatórios de Sustentabilidade como: Itaú Unibanco, Natura, Klabin, Vale, dentre outras. Há diversos modelos de relatórios disponíveis para as instituições seguirem. Contudo, a mais utilizada atualmente, devido a sua credibilidade no cenário internacional, é o da GRI – Global Reporting Initiative.

A maior parte das empresas utiliza os indicadores GRI – Global Reporting Initiative – para relatarem e comunicarem suas atividades e ações.

O QUE É GRI?

A Global Reporting Initiative – GRI é uma organização internacional independente que auxilia empresas e governos em todo o mundo a compreender e comunicar seus impactos em relação ao meio ambiente, mudanças climáticas, direitos humanos, governança e bem-estar social.

Os Padrões de Relatório de Sustentabilidade da GRI são desenvolvidos através de contribuições de múltiplas partes interessadas. Os Padrões GRI apresentam uma estrutura modular inter-relacionada e representam uma boa prática global para relatos e incluem:

::: Padrões Universais (série 100):
Indicadores gerais e de gestão da organização.
::: Padrões Econômicos (série 200):
Indicadores relacionados ao desempenho econômico da organização.
::: Padrões Ambientais (série 300):
Indicadores relacionados ao desempenho ambiental da organização.
::: Padrões Sociais (série 400):
Indicadores relacionados ao desempenho social da organização.

Imagem: janjf93 |Pixabay

O processo de criação de um Relatório de Sustentabilidade envolve diversas áreas da empresa, pois todos devem se engajar para fornecer as informações necessárias para reporte.

A coleta e análise destes indicadores, bem como a elaboração do Relatório, podem ser realizadas pela própria empresa, mas em geral, as organizações optam por contratar uma consultoria especializada para auxiliar nesse processo.

PADRÕES DE SUSTENTABILIDADE PARA BAIXAR:

No site da GRI é possível consultar mais sobre o assunto e fazer o download dos Padrões: https://www.globalreporting.org/standards/gri-standards-download-center/#user-details .

REFERÊNCIAS

::: https://www.globalreporting.org/information/sustainability-reporting/Pages/reporting-benefits.aspx
::: https://www.globalreporting.org/standards/gri-standards-download-center/
::: https://www.globalreporting.org/information/about-gri/regional-hubs/focal-point-brazil/Pages/default.aspx
::: https://www.scielo.br/pdf/gp/v20n4/aop_gp0954_ao.pdf
::: https://exame.com/mundo/qual-e-a-importancia-dos-relatorios-de-sustentabilidade/
::: https://www.globalreporting.org/information/sustainability-reporting/Pages/gri-standards.aspx

SOBRE A AUTORA

Nádia Zuca, Consultora em Sustentabilidade e Gestora Ambiental | Mestre em Ciências Ambientais | Especialista em Direito e Gestão de Meio Ambiente | Auditora Líder ISO 14001, 9001 e 45001 | Consultoria | Auditoria | Atua com projetos de Relatório de Sustentabilidade, auditoria ambiental, implantação e auditoria interna (ISO 14001) e gerenciamento de resíduos.