Grupo Solví promove aceleração de startups através da Corporate Venture SMARTie

softelec
Grupo Solví promove aceleração de startups através da Corporate Venture SMARTie
Grupo Solví promove aceleração de startups através da Corporate Venture SMARTie

Imagem: Divulgação | Primeira Corporate Venture exclusivamente voltada ao meio ambiente no Brasil, SMARTie ganha reconhecimento por projetos de inovação

Publicidade
Publicidade
Equipamentos - STADLER GmbH

O Grupo Solví, líder no segmento de gestão ambiental, é detentor da primeira Corporate Venture voltada exclusivamente ao meio ambiente do Brasil. Fundada em março de 2020, a SMARTie desempenha programa de aceleração de startups que busca inovações voltadas à destinação, valorização, transporte e uso de resíduos para gerar ou otimizar energia.

Os programas da SMARTie de estímulo à Inovação Aberta visam soluções tecnológicas externas promovidas por cleantechs, as “startups verdes”, que buscam agregar valor sustentável para negócios do setor ambiental.

É possível a participação nos projetos, que podem se desenvolver através de parceria de negócios (a startup opera como fornecedora), equity (o Grupo Solví investe recursos a serem aplicados na startup) ou mesclar os dois modelos.

Desafio SMARTie

Dentre os programas de inovação aberta, o #DesafioSMARTie ocorre periodicamente e tem por objetivo incentivar o crescimento de startups e empreendedores voltados aos setores de meio ambiente e sustentabilidade ecológica. Os participantes recebem mentoria, podem se conectar com executivos do Grupo Solví para entendimento das sinergias e potenciais, além de abertura de canais com clientes, fornecedores e parceiros da companhia.

Ao final do programa, os cases mais bem avaliados podem ter investimento em participação societária, de acordo com a aplicabilidade dos projetos aos trabalhos desenvolvidos pelo Grupo Solví.

O #DesafioSMARTie já propôs a elaboração de cases de valorização de resíduos, recuperação e otimização de energia, logística e logística reversa e otimização e automação de processos.

Na última edição, ocorrida em 2020, sete empresas foram eleitas pelos projetos executados. Já em 2021, no desafio lançado no primeiro semestre, outras quatro empresas foram selecionadas e estão trabalhando em conjunto com as unidades da Solví em Provas de Conceito (POCs), que podem se converter em contratos.

Referência em Open Innovation

Através dos programas desenvolvidos pela SMARTie, o Grupo Solví foi considerado Top 3 em Energias Renováveis, além de ser TOP 50 entre todas as 3900 empresas inscritas no Ranking 100 Open Startups 2021, que elege empresas líderes em Inovação Aberta com startups no país. O reconhecimento veio por meio do ranking promovido pela principal plataforma de open innovation do país, que selecionou, , as que se destacam no segmento.

A classificação ocorreu pelo reconhecimento de que a SMARTie promove inovação aberta para a transformação de negócios, desenvolvendo e incentivando soluções, conectando ideias e quebrando barreiras junto às startups. Como Top 3, a empresa se destaca como incentivadora de startups focadas em meio ambiente e sustentabilidade, na busca de soluções inovadoras para a vida.

O reconhecimento do Ranking 100 Open Startups 2021 é um grande passo para o movimento de Inovação Aberta promovido pelo Grupo Solví”, afirma Celso Pedroso, CEO do Grupo Solví.

“A empresa lidera o segmento de gestão ambiental e busca estar sempre um passo à frente. Investir em startups com projetos alinhados aos da companhia, que promovam soluções ambientais inovadoras, segurança e alto nível de serviços, é um importante impulso para grandes projetos”.

Conheça o Grupo Solví

O Grupo Solví – Soluções para a Vida tem mais de 40 anos de experiência no mercado de engenharia e soluções ambientais. Ao todo, temos mais de 150 bases no Brasil, Argentina, Bolívia e Peru, com cerca de 13.000 colaboradores e mais de 2.000 terceiros residentes, atuando diariamente em um de nossos 4 serviços:

  • Tratamento e Destinação de Resíduos: Tratamento e disposição final de resíduos industriais e domésticos;
  • Serviços Industriais: Provê soluções ambientais de Gestão total de resíduos, remediação, logística e reciclagem;
  • Concessões e PPPs: Concessões e PPPs de Serviços de Coleta pública, Conservação e Varrição;
  • Valorização Energética: Geração de energia em termelétricas a partir do Biogás.

Sites oficiais:

Crédito:
Imprensa | Grupo Solví

ANUNCIE COM A AMBIENTAL MERCANTIL
AMBIENTAL MERCANTIL | ANUNCIE NO CANAL MAIS AMBIENTAL DO BRASIL
Sobre Ambiental Mercantil Notícias 5039 Artigos
AMBIENTAL MERCANTIL é sobre ESG, Sustentabilidade, Economia Circular, Resíduos, Reciclagem, Saneamento, Energias e muito mais!