Siemens Energy obtém ganhos de eficiência logística ao centralizar operação de grande complexidade com a Movecta

softelec
A operadora é responsável por todas as etapas da cadeia logística (Foto: Shuttestock)

Imagem: Divulgação | Operadora é responsável por todas as etapas da cadeia logística da fornecedora alemã

Publicidade
Publicidade
Equipamentos - STADLER GmbH

Novembro de 2023 – A Siemens Energy, empresa global especializada em tecnologias para o setor de energia, atua na oferta de produtos, soluções e serviços para toda a cadeia de valor do setor elétrico. São equipamentos e componentes com dimensões, pesos e características diversas como disjuntores, capacitores, turbinas para geração de energia elétrica, transformadores, reatores industriais, entre outros itens. Para atender essa demanda de grande volume e complexidade, a Movecta precisou entender a dimensão de cada operação e desenhar a solução mais efetiva e personalizada.

“São 25 anos de uma parceria totalmente desafiadora. Começamos lá atrás fazendo a recepção de mercadorias no nosso terminal alfandegado do Guarujá. Recebíamos equipamentos dos mais diversos tamanhos e amperagens. Entre 2014 e 2015, assumimos todo o transporte dessa carga, sendo responsáveis pela logística do porto até as plantas da empresa localizadas em Jundiaí e Santa Bárbara D´oeste”, recorda Carolina Dias, gerente comercial da Movecta.

Hoje a Siemens Energy contabiliza muitos ganhos ao contar com uma solução logística totalmente integrada ao seu negócio. Registra redução de despesa, ganhos de eficiência operacional e redução de tempo.

“O modelo de operação logística que estruturamos para esse parceiro é complexo e inovador, é uma solução completa. Cuidamos de todas as etapas, desde a chegada da mercadoria ao porto, desembaraço, nacionalização, armazenamento e transporte. A logística inversa também fica por nossa conta, ou seja, cuidamos da operação integral do cliente ao porto. São mais de duas décadas de parceria até chegarmos nesse nível de excelência”, destaca Piero Grassi Simione, diretor de negócios da Movecta.

Para se ter uma ideia da complexidade da operação, a Movecta contabilizou nos últimos 12 meses o transporte e armazenamento de 60 mil toneladas de produtos e equipamentos da Siemens Energy, totalizando cerca de 2 milhões de quilômetros rodados.

Outro ponto alto dessa parceria aconteceu em 2021. A empresa procurou a Movecta para ajudá-la a migrar parte da operação do Guarujá, litoral de São Paulo, para Santa Catarina, na região Sul do país. Da solicitação da companhia até a conclusão do projeto, foram sete meses de conversas intensas e ajustes no desenho até a execução final.

“Tínhamos um enorme desafio de montar uma operação em um armazém geral para abrigar equipamentos como transformadores e centrais elétricas inteiras. A partir dessa demanda, propusemos uma solução para montar uma estrutura específica para armazenar cargas desse segmento. Não apenas desenhamos o projeto, como também demos todo o direcionamento regulatório, orientando o cliente em todas as etapas do processo. O relacionamento e a confiança foram decisivos para que pudéssemos desenvolver esse projeto. Essa parceria vai muito além de uma relação. Atuamos como uma espécie de unidade de negócios”, atesta o diretor.

Nessa operação a Movecta é responsável pela retirada da mercadoria no porto, realização de todo o processo alfandegado, liberação e internalização da carga, armazenamento, separação e distribuição dos produtos e transporte até São Paulo, estabelecendo uma operação verticalizada.

“Temos uma operação bastante complexa, com cerca de 30 colaboradores envolvidos. Recebemos um volume mínimo de 80 contêineres por mês, além da carga aérea, para transportarmos até um de nossos armazéns gerais, onde temos capacidade de 13,4 mil². Ao todo, são 10 veículos dedicados para fazer a transferência do porto de Itajaí até o armazém geral e, de lá, até a unidade de Jundiaí”, conta Eliel Paulo Breve da Silva, gerente comercial da Movecta em Itajaí.

Toda a operação logística da Siemens Energy conta com atendimento central e verticalizado.

“Customizamos o atendimento ao cliente, concentrando as informações em um único operador. Dessa forma, conseguimos organizar melhor o fluxo de dados de cada unidade de negócio do cliente, diminuindo o número de envolvidos na cadeia, agilizando os processos e gerando maior valor ao nosso parceiro”, finaliza.

Imprensa

Temas relacionados

ANUNCIE COM A AMBIENTAL MERCANTIL
AMBIENTAL MERCANTIL | ANUNCIE NO CANAL MAIS AMBIENTAL DO BRASIL
Sobre Ambiental Mercantil Notícias 5028 Artigos
AMBIENTAL MERCANTIL é sobre ESG, Sustentabilidade, Economia Circular, Resíduos, Reciclagem, Saneamento, Energias e muito mais!