11 dicas para um ano mais sustentável

11 dicas para um ano mais sustentável

Imagem: Divulgação – SOL Copérnico | SOL, empresa que se dedica a democratizar o uso de energia solar e conceitos de sustentabilidade no Brasil, dá sugestões para cuidar do bem-estar e do meio ambiente em 2022

Com as temperaturas mais altas do ano, agora que o verão chegou, pequenas ações do dia a dia são o primeiro passo para criar uma mentalidade sustentável e restaurar o ecossistema no Brasil e no mundo.

O ano de 2022, que está começando agora, apresenta uma grande oportunidade de repensar conceitos, mudar hábitos e contribuir para um futuro voltado à preservação do meio ambiente, à geração de energia limpa e à frequente busca de soluções menos poluentes e danosas, tanto na rotina doméstica quanto no trabalho.

Hoje, a principal questão em todo mundo é conseguir uma energia que não comprometa a saúde do planeta, mas também não impeça o surgimento de novos processos e tecnologias capazes de manter a economia girando, sem danos ao clima ou à natureza.

Empresa presente em 18 estados e conectada a 27 distribuidoras, a SOL se dedica à democratização, por meio de custos mais acessíveis, da geração e do uso de energia sustentável no Brasil.

É a única que oferece e viabiliza todos os tipos de solução de energia fotovoltaica, com impactos positivos ao meio ambiente.

A SOL selecionou onze tendências e dicas que podem colaborar na construção de ações mais sustentáveis no novo ano:

  1. Deixar o carro na garagem é um bom começo. A dica é priorizar o transporte público ou o uso de bicicletas. Além de fazer bem à saúde, permite sobras no orçamento doméstico e evita geração de CO2 e horas perdidas no trânsito. Organizar rodízio de caronas entre vizinhos também gera resultados positivos.
  1. Reduza a geração de lixo, principalmente de objetos plásticos, alumínio e outros itens poluentes e de alta toxidade.
  2. Separar o lixo para coleta seletiva. Crie um espaço para uma horta em casa, mesmo que pequena, e use os resíduos para fazer compostagem. Torna a alimentação mais saudável e reduz custos no fim do mês com supermercado/feira.
Separar o lixo
Crédito: Getty Images
  1. Reduzir o consumo de água. Se for chuveiro elétrico, evite aquecer a água desnecessariamente no verão. Não lave carro ou calçada com mangueira. Quando não estiver enxaguando, lembre-se de fechar a torneira durante o banho ou lavando louça. Juntar grande número de peças de roupa para usar a máquina de lavar também é aconselhável. A diferença na conta de luz, principalmente nos períodos de bandeira vermelha, pode ser grande.
  2. Sempre que possível, deve-se coletar água da chuva. Com ela, dá para lavar áreas e calçadas, por exemplo.
  3. Desligue as luzes nos cômodos que não tiver ninguém, evite deixar eletrodomésticos ou eletroeletrônicos ligados sem necessidade. Se for viajar, tire todos os aparelhos da tomada.
  4. Dê preferência a produtos orgânicos e que sejam comercializados por produtores locais. Antes de pensarmos na saúde do planeta, é recomendável cuidar da própria saúde, que começa por uma alimentação diversificada e saudável.
  5. Repensar hábitos de consumo. A pergunta é: “Será que realmente preciso comprar isso?”. Vale para moda, decoração e para comida. Desperdício não é legal.
  6. Pequenas mudanças de comportamento podem fazer muita diferença. Levar a própria sacola para as compras, usar uma garrafa, caneta ou xícara próprias, em casa e no escritório, evita o uso de material descartável.
  7. Não jogue fio dental, lenços umedecidos, cotonetes e absorventes íntimos nos vasos sanitários. Isso vale para alimentar e óleo de cozinha na pia.
  8. Informe-se sobre os produtos que está adquirindo. Perceba se eles têm selos de baixo gasto de energia. E, claro, procure saber sobre energia solar. Esse tipo de energia sustentável é muito mais acessível do que se imagina.

Sobre a SOL

Empresa brasileira de sustentabilidade e energia solar que, através de custos acessíveis, está democratizando a energia sustentável no País. Presentes em 18 estados brasileiros e conectadas a 27 distribuidoras.

Site oficial: https://www.copernico.com.br/

Crédito:
Imprensa | SOL Copérnico

ANUNCIE COM A AMBIENTAL MERCANTIL
AMBIENTAL MERCANTIL | ANUNCIE NO CANAL MAIS AMBIENTAL DO BRASIL
Sobre Ambiental Mercantil Notícias 3144 Artigos
AMBIENTAL MERCANTIL NOTÍCIAS é um canal exclusivo sobre ESG e Sustentabilidade, Economia Circular, Resíduos e Reciclagem, Saneamento, Energias Renováveis (Solar Eólica, Biogás e muito mais). Tudo sobre meio ambiente e tecnologias ambientais, cursos e eventos!