Fronius otimiza atendimento com foco no novo consumidor de energia solar

softelec
Fronius Customer Service | Assistência Técnica
Fronius Customer Service | Assistência Técnica

Imagem: Divulgação | Os ‘prosumidores’ não só produzem sua própria energia, como também gerenciam todo o sistema para atingir eficiência energética com economia e menos impacto ambiental, e, por isso, precisam de suporte integral

Publicidade
Publicidade
Equipamentos - STADLER GmbH

Janeiro de 2023 – O mercado de energia solar vem crescendo a passos largos no Brasil. O país fechou 2022 com cerca de 431 mil sistemas fotovoltaicos no modelo de geração distribuída, segundo a Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica). E com o setor em franco crescimento e em transformação com o novo marco regulatório da energia solar – que passa a tarifar eletricidade excedente injetada na rede pública por instalações fotovoltaicas feitas a partir deste ano – , assegurar suporte técnico e atendimento ágil e de qualidade aos consumidores de energia solar se tornou parte da estratégia da Fronius do Brasil, subsidiária de uma das líderes mundiais em inversores solares.

Os ‘prosumidores’ não só produzem sua própria energia, como também gerenciam todo o sistema para atingir eficiência energética com economia e menos impacto ambiental, e, por isso, precisam de suporte integral.

Para isso, a Fronius decidiu otimizar a sua área de Customer Service, com ampliação da rede de assistência técnica e instalação de novos canais de atendimento.

“Teremos usuários mais conscientes, que precisam de respostas rápidas, para que não tenham perdas de geração de energia. Por isso, continuamos trabalhando para estar cada vez mais próximos de nossos clientes, oferecendo projetos e suporte técnico, ampliando a rede de assistências técnicas autorizadas e aumentando a agilidade dos processos internos de reparo, para que o ‘prosumidor’ tenha o acesso ainda mais facilitado no momento da manutenção dos equipamentos”, explica Thyago Ferreira, Gerente de Customer Service, da Fronius, especializada em soluções fotovoltaicas.

O canal de atendimento será reforçado ainda por meio do aplicativo Solar.SOS, disponibilizado gratuitamente aos clientes, e que permite, tanto ao instalador quanto ao ‘prosumidor’, detectar e analisar possíveis falhas, verificar o status da garantia do equipamento, assim como abrir um protocolo de atendimento e acompanhamento da chamada em tempo real, em caso de necessidade.

Jornada de experiência

A otimização do Customer Service é a peça fundamental para proporcionar uma jornada de experiência aos ‘prosumidores’, que começa com o fornecimento de equipamentos com tecnologia avançada e recursos inteligentes de monitoramento de geração e consumo, cujo desempenho e vida útil ultrapassam os 20 anos após a instalação. Por isso, o ciclo de relacionamento deve ser duradouro, com atendimento e suporte técnico ágil e completo.

Estruturado em quatro pilares

Customer Care, Suporte Técnico, Centro de Reparos e Administrativo de Serviços – o Customer Service da Fronius atende em média 4,5 mil chamadas telefônicas, cuja fila de espera é de um pouco mais de 35 segundos, e 3,59 mil e-mails de usuários, que vão desde de dúvidas sobre produtos até solicitação de suporte técnico.

Segundo Thyago, o serviço de atendimento ao cliente se destaca pelo elevado nível de conhecimento do time de suporte, que é capaz de identificar e resolver grande parte dos problemas técnicos pelo telefone, com taxa de solução de 86% com apenas uma ligação.

A maioria das demandas de suporte está relacionada à instalação ou à configuração do sistema fotovoltaico e, portanto, sem necessidade de intervenção no equipamento.

“Porém, caso seja necessário o reparo, o cliente tem a opção de enviar o produto para o nosso Repair Center nacional, que cuida também da manutenção preventiva e preditiva com todos os componentes necessários, além de contar com 40 assistências técnicas autorizadas da Fronius espalhadas pelo país para prestar o suporte local”, explica o técnico.

Sobre a Fronius do Brasil

Há mais de 20 anos atuando no mercado brasileiro, a Fronius do Brasil é composta de três unidades de negócios: Energia Solar; Tecnologia de Soldagem e Carregadores de Baterias para todos os tipos de veículos e para centros de distribuição.

A Fronius foi fundada na Áustria em 1945 e hoje é reconhecida como líder em inovação e tecnologia ao redor do mundo. No Brasil, está localizada em São Bernardo do Campo (SP), onde conta com uma equipe de mais de 100 profissionais, além de mais de 30 representantes comerciais e distribuidores em todo território nacional. Em 2021, a filial brasileira recebeu, pelo segundo ano consecutivo, o selo da consultoria internacional Great Place to Work (GPTW) e a certificação de excelente empresa para trabalhar no ranking Melhores Empresas para Trabalhar GPTW.

Saiba mais no site da empresa https://www.fronius.com/pt-br/brasil

Solar Energy

Operando há 10 anos no Brasil, a terceira e mais jovem das três unidades de negócios da Fronius se dedica a soluções inovadoras para o mercado fotovoltaico, com produtos e serviços voltados para geração, armazenamento, distribuição e consumo de energia solar, que, combinados em um sistema holístico, abrem novas oportunidades para abraçar a transição energética. Por meio da força do sol, a Solar Energy Fronius trabalha para um futuro sustentável e livre de emissões, tornando o ambiente ainda mais habitável para as gerações futuras. Somos 24 horas de sol.

Imprensa

ANUNCIE COM A AMBIENTAL MERCANTIL
AMBIENTAL MERCANTIL | ANUNCIE NO CANAL MAIS AMBIENTAL DO BRASIL
Sobre Ambiental Mercantil Notícias 5039 Artigos
AMBIENTAL MERCANTIL é sobre ESG, Sustentabilidade, Economia Circular, Resíduos, Reciclagem, Saneamento, Energias e muito mais!