Dia de campo vai testar novas técnicas de restauração na Mata Atlântica

softelec

Imagem: Divulgação – Visão parcial da área a ser recuperada | Essa é a primeira ação da parceria, firmada em 2022 entre a TNC e a Hyundai para a recuperação de 40 hectares de floresta nativa da Mata Atlântica em São Paulo e Minas Gerais

Publicidade
Publicidade
Equipamentos - STADLER GmbH

Fevereiro de 2023 – Parceria entre a The Nature Conservancy (TNC) Brasil e a Hyundai Motor Brasil avança pra fazer os primeiros plantios em São Paulo, que serão realizados na terça-feira, 28/2, em Piracicaba (SP) na área da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiróz (Esalq), onde é preciso restaurar parte de sua mata ciliar. Nesta área serão restaurados 6 hectares de área de preservação permanente (APP) — o equivalente a 6 campos de futebol — atualmente degradada, sem presença de vegetação nativa.

O outro local que será feita a restauração é na Serra do Brigadeiro, em Minas Gerais, parte da Serra da Mantiqueira, onde já foram restaurados 5 hectares em sistemas agroflorestais como parte do projeto. O objetivo da parceria é viabilizar a restauração total de 40 hectares com o plantio de cerca de 100 mil árvores nativas da Mata Atlântica. O total de área restaurada é correspondente em tamanho à Cidade do Vaticano.

No local, serão utilizados métodos de restauração voltados ao desenvolvimento técnico científico para aperfeiçoamento de práticas de baixo custo que possam dar escala à restauração florestal. Para tanto, serão implementados experimentos no qual se busca reduzir os esforços de manutenção da restauração, através da combinação espécies de rápido crescimento, em conjunto com práticas manejo e produtos mais eficientes, que possam inclusive reduzir o uso e quantidades de aplicação de herbicidas comumente empregados para controle de espécies invasoras na restauração, em especial, gramíneas do gênero Brachiaria. Também serão utilizadas técnicas baseadas em semeadura direta, comumente conhecida como Muvuca de Sementes, técnica que emprega o uso de adubação verde e um mix de cerca de 30 espécies de sementes nativas que vão formar a estrutura florestal da área restaurada, em um curto espaço de tempo.

A escolha da área também levou em consideração o viés de capacitação previsto na parceria entre TNC e Hyundai, pois com a implantação desse projeto, alunos da Esalq poderão testar técnicas de baixo custo e maior eficiência, em ambiente controlado, buscando ampliar soluções com melhor custo e efetividade para restauração.

Além da TNC, Hyundai e Esalq também faz parte dessa ação a Iniciativa Caminhos da Semente, rede de pessoas e organizações com objetivo de dar escala à restauração ecológica no Brasil com foco no método de semeadura direta. Eles são os responsáveis por fornecer assistência técnica e as sementes que serão usadas na restauração, que neste projeto, inclui espécies como Amendoim bravo, Angico, Ipê Branco, Paineira, Guapuruvu, Caroba e Copaíba.

Serviço

Data: 28/2/2023
Horário: 8h30
Local de encontro: ESALQ, Departamento de Ciências Florestais.

Imprensa

ANUNCIE COM A AMBIENTAL MERCANTIL
AMBIENTAL MERCANTIL | ANUNCIE NO CANAL MAIS AMBIENTAL DO BRASIL
Sobre Ambiental Mercantil Notícias 5045 Artigos
AMBIENTAL MERCANTIL é sobre ESG, Sustentabilidade, Economia Circular, Resíduos, Reciclagem, Saneamento, Energias e muito mais!