Dia Mundial da Água: UNICEF e parceiros contribuem com acesso a água, saneamento, higiene e informação

softelec
Foto: Alécio Cezar ©UNICEF BRZ
Foto: Alécio Cezar ©UNICEF BRZ

Imagem: Divulgação

PRÊMIO INTERNACIONAL 2023

PRÊMIO INTERNACIONAL 2023

Ambiental Mercantil recebe prêmio de sustentabilidade ambiental 2023 pela renomada Build Magazine da Inglaterra

Março de 2023No Dia Mundial da Água, UNICEF destaca suas iniciativas voltadas ao acesso de crianças e adolescentes a esse direito em escolas, municípios e territórios vulneráveis

Março de 2023 – Nesta semana, comemora-se o Dia Mundial da Água, em 22 de março. O acesso seguro à água potável e ao saneamento é um direito humano essencial para a promoção e a manutenção da qualidade de vida, a redução de desigualdades e da pobreza. Por isso, o Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) no Brasil, junto com parceiros, trabalha para que cada criança, cada adolescente tenha acesso a água, saneamento e higiene.

Por meio de programas do UNICEF, em 2022, meninas e meninos de diferentes estados conseguiram ter um ano escolar mais saudável, com água, higiene e informação para prevenir doenças; profissionais de saúde, assistência social e educação receberam capacitações; adolescentes se engajaram para garantir seus direitos; e comunidades vulneráveis receberam apoio.

“A falta de acesso adequado a água potável e saneamento impacta diretamente crianças e adolescentes mais vulneráveis. Ter acesso a água de qualidade e banheiros é fundamental para que meninas e meninos possam aprender, brincar e se desenvolver com saúde, além de promover a dignidade menstrual de pessoas que menstruam”, explica Rodrigo Resende, oficial de Água, Saneamento e Higiene do UNICEF no Brasil.

Em 2022, mais de 40 mil profissionais de saúde, assistência social e educação que atuam em municípios do Selo UNICEF foram capacitados na agenda de água, saneamento e higiene, incluindo a perspectiva do direito humano, políticas nacionais do setor, higiene das mãos, dignidade menstrual e controle e prevenção de infecções, em escolas e unidades de saúde.

Além disso, mais de 160 mil crianças e adolescentes passaram a ter acesso a pias e estruturas de lavagem de mãos em 500 escolas de 35 municípios e receberam itens de higiene e informações sobre saúde e prevenção de doenças.

O UNICEF também contribui com a dignidade menstrual de adolescentes e jovens que menstruam. Em 2022, foram distribuídos mais de 120 mil pacotes de absorventes a estudantes e comunidades vulneráveis.

Além disso, cerca de 5 mil adolescentes foram engajadas e engajados na cocriação de soluções para o manejo menstrual, rodas de conversa e oficinas educativas com foco na dignidade menstrual.

Também foram implementadas ações para a melhoria no acesso à água potável em 63 comunidades indígenas, incluindo 59 Unidades Básicas de Saúde Indígena (UBSI), e o fortalecimento de estratégias para o monitoramento da qualidade da água para consumo humano nos estados do Amazonas, Pará, Roraima e Amapá, beneficiando mais de 15 mil indígenas de diversas etnias, incluindo a capacitação de 381 profissionais de saúde de diversos Distritos Sanitários Especiais Indígenas (DSEIs) e parceiros implementadores em prevenção e controle de infecções (PCI).

Ainda em 2022, as ações de água, saneamento e higiene desenvolvidas pelo UNICEF impactaram cerca de 35 mil migrantes e refugiados venezuelanos em Roraima, Amazonas e Pará, em abrigos, assentamentos informais e em comunidades indígenas que recebem migrantes com abastecimento adequado de água, acesso ao saneamento, promoção de práticas de higiene e limpeza, higiene menstrual, gerenciamento de resíduos sólidos e por meio da doação de materiais para limpeza e desinfecção de ambientes.

No Brasil, 3,5 milhões de crianças e adolescentes estão privados do acesso a água segura – ou seja, vivem em casas com água de poço, fonte ou nascente, ou não recebem água canalizada e têm apenas água da chuva ou sem procedência desconhecida.

Além disso, 21,3 milhões de meninas e meninos têm privação de saneamento – ou seja, vivem em casas com banheiro compartilhado ou fossa rudimentar, ou em casa sem banheiro ou com vala a céu aberto, segundo o estudo “As Múltiplas Dimensões da Pobreza na Infância e na Adolescência no Brasil”, publicado pelo UNICEF em 2023.

De acordo com os dados da Pnad Contínua 2020 (últimos disponíveis), quatro em cada dez crianças e adolescentes estão privados de saneamento. O problema é mais grave nas regiões Norte e Nordeste, em que há estados com mais de 80% das crianças e dos adolescentes privados desse direito.

A dificuldade de acesso a serviços de água, saneamento e higiene adequados também impactam diretamente a vida de pessoas que menstruam, ocasionando a pobreza menstrual e consequentemente afetando o desenvolvimento socioemocional, a autoestima e a autoconfiança. Além disso, a dificuldade da gestão menstrual adequada pode levar à evasão escolar.

Para realizar as estratégias de água, saneamento e higiene, o UNICEF conta com o apoio de milhares de doadores individuais e de parceiros corporativos. São parceiros estratégicos ADM, Takeda, Grupo Profarma, parceiros Needs (Grupo RaiaDrogasil), Americanas, Yara, Grupo Tigre, Fundação Salvador Arena, Unilever e apoio Biolab, Axenya; e parceiros internacionais, o Departamento de Proteção Civil e Ajuda Humanitária da União Europeia (Echo, na sigla em inglês), o Escritório para População, Refugiados e Migração do Departamento de Estado dos Estados Unidos (PRM, na sigla em inglês) e a Agência Espanhola de Cooperação Internacional para o Desenvolvimento (Aecid).

Sobre o UNICEF 

O Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) trabalha em alguns dos lugares mais difíceis do planeta, para alcançar as crianças mais desfavorecidas do mundo. Em 190 países e territórios, o UNICEF trabalha para cada criança, em todos os lugares, para construir um mundo melhor para todos.

Saiba mais acessando o site oficial e acompanhe as ações da organização no Facebook, Twitter, Instagram, YouTube e LinkedIn.

Imprensa

ANUNCIE COM A AMBIENTAL MERCANTIL
AMBIENTAL MERCANTIL | ANUNCIE NO CANAL MAIS AMBIENTAL DO BRASIL
Sobre Ambiental Mercantil Notícias 4895 Artigos
AMBIENTAL MERCANTIL é sobre ESG, Sustentabilidade, Economia Circular, Resíduos, Reciclagem, Saneamento, Energias e muito mais!