Energia solar térmica: Procel vai beneficiar cervejarias com a aplicação de sistemas termossolares

softelec
A ABRASOL é uma associação e representa as empresas do setor de energia solar térmica do Brasil.
A ABRASOL é uma associação e representa as empresas do setor de energia solar térmica do Brasil.

Imagem: Divulgação

PRÊMIO INTERNACIONAL 2023

PRÊMIO INTERNACIONAL 2023

Ambiental Mercantil recebe prêmio de sustentabilidade ambiental 2023 pela renomada Build Magazine da Inglaterra

Março de 2023 – Quatro cervejarias de pequeno e médio porte — Cervejaria Turatti e Stone Brewpub, de Fortaleza, Cervejaria Dumato, de Sapezal (MT), e Cervejaria Tarantino, de São Paulo — vão ser beneficiadas pela aplicação de sistemas termossolares de baixa e média temperatura. As quatro foram escolhidas pelo Procel — Programa Nacional de Conservação de Energia Elétrica do governo federal, coordenado pelo Ministério de Minas e Energia e executado pela Eletrobras.

“O novo sistema de aquecimento de água proporcionará uma redução do consumo de energia elétrica, aumentando a eficiência energética da unidade industrial”, explica o presidente da ABRASOL — Associação Brasileira de Energia Solar Térmica, Luiz Antonio dos Santos Pinto.

Empresa associada à entidade, a Solis será uma das responsáveis pela implantação do projeto, que prevê as etapas de diagnóstico energético, para identificação das melhorias de eficiência energética obrigatórias; implementação das melhorias; implantação do Sistema Térmico; e monitoramento.

O objetivo é mostrar a eficácia do uso de energia solar térmica em processos industriais e a sua importância para o meio ambiente. Segundo o presidente da ABRASOL, boa parte da demanda de calor industrial está abaixo de 90ºC e consegue ser atendida de forma eficiente por tecnologias termossolares produzidas atualmente pelas indústrias nacionais de aquecedores que já vendem para residências e comércios.

Nas indústrias, a energia solar térmica pode ser utilizada para fornecer água quente até 100ºC ou vapor para uma grande variedade de processos de produção, além da fabricação de cerveja:

  • lavagem, branqueamento e tingimento na indústria têxtil;
  • recurtimento em fábricas de couro;
  • pasteurização de leite em laticínios;
  • limpeza e tratamento de superfícies de máquinas de produção e chapas metálicas;
  • além de secagem de dejetos orgânicos e lodo de esgoto para produção de fertilizantes agrícolas.

Ou seja, seu uso pode ocorrer em segmentos como Alimentos e Bebidas, Papel e Celulose, Químico, Têxtil e Couro, entre outros.

Quanto ao meio ambiente, nos últimos 25 anos, os 21 milhões de metros quadrados de sistemas termossolares instalados no Brasil, com potência energética superior à Usina de Itaipu, evitaram anualmente a emissão de mais de 4 milhões de toneladas de CO₂ no meio ambiente.

Se os benefícios são visíveis e o Brasil apresenta excelentes condições para a implantação da energia solar térmica, o que falta para as indústrias fazerem maior uso desse tipo de energia?

Para Santos Pinto, uma série de fatores atrapalha a plena adoção da tecnologia já tão utilizada em outros países com menos insolação do que o nosso: legislação desfavorável para investimentos em eficiência energética; ausência ou não adequação de linhas de financiamento; falta de incentivo das autoridades; e desconhecimento em relação à tecnologia.

“Por isso, iniciativas como a do Procel são fundamentais”, ressalta.

Sobre a ABRASOL

A ABRASOL é uma associação sem fins lucrativos que representa oficialmente em todo o Brasil as empresas do setor de energia solar térmica. Tem como objetivos fomentar e desenvolver o mercado de energia solar térmica no Brasil e ampliar sua atuação com ações que envolvem a conscientização da sociedade sobre as vantagens do uso responsável da energia e apoio às empresas associadas: fabricantes, distribuidoras, revendas, consultorias, projetistas e instaladoras.

Site oficial: https://abrasol.org.br

Imprensa

ANUNCIE COM A AMBIENTAL MERCANTIL
AMBIENTAL MERCANTIL | ANUNCIE NO CANAL MAIS AMBIENTAL DO BRASIL
Sobre Ambiental Mercantil Notícias 4894 Artigos
AMBIENTAL MERCANTIL é sobre ESG, Sustentabilidade, Economia Circular, Resíduos, Reciclagem, Saneamento, Energias e muito mais!