Dia da Terra (22/04) inspira reflexão sobre Crise Climática e aumenta a discussão sobre uso de energia limpa

softelec

Imagem: Divulgação

Publicidade
Publicidade
Equipamentos - STADLER GmbH

Abril de 2023 – Criado em 1970, o Dia da Terra foi instituído na data de 22 de abril com o propósito de chamar atenção da população quanto aos problemas ambientais do planeta. Mais de 50 anos depois, a crise ambiental é sentida por todos. Neste ano, com o tema “Investir no nosso planeta”, o objetivo é que mais pessoas, governos e empresas dediquem recursos para resolver as mudanças climáticas. Um dos pontos mais importantes do apelo é o uso de energia limpa.

O Brasil tem um dos maiores mercados de energia do mundo, com 75 milhões de consumidores residenciais, só em 2021, um consumo de 2 mil KWh per capita, segundo a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel). Mas, o uso de energia limpa ainda não é protagonista. Mesmo com o imenso potencial de energia solar e eólica, que ocupam, respectivamente o segundo e terceiro lugar em geração de energia no país, o mercado continua sendo majoritariamente de hidroelétricas.

Neste cenário, startups com foco em Geração Distribuída vêm fazendo a diferença, como é o caso da Metha Energia, que proporciona a residências e comércios acesso à energia limpa e ainda podem economizar na conta de luz. Cada vez mais falada entre os brasileiros, a geração de energia solar cresceu 84,5% no país na primeira quinzena de fevereiro de 2023, comparado ao mesmo período do ano passado, de acordo um boletim da Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE). A produção eólica também cresceu, 62,7%, e a geração total de todas as fontes teve alta de 4,6%. Esses dados mostram um avanço significativo da aceitação e entendimento da população quanto ao uso de energia limpa e seus benefícios.

Com o propósito de revolucionar a maneira com que os brasileiros se relacionam com o serviço de energia elétrica, a Metha Energia tem, hoje, 80 mil clientes em mais de mil cidades de Minas Gerais, Mato Grosso e interior de São Paulo. Apenas em 2022, evitou a emissão de 20 mil toneladas de carbono na atmosfera.

“Cada pessoa tem a capacidade de evitar, por ano, a emissão de 100 kg de gás carbônico. Em vários países, a produção e distribuição de energia limpa é de conhecimento geral e amplamente utilizada. Mas aqui esse modelo ainda causa estranhamento, a maioria dos brasileiros não têm conhecimento sobre o sistema elétrico e pelo que pagam exatamente. Ao apresentar essas informações de forma simples e oferecer uma experiência mais intuitiva, econômica e sustentável, estamos transformando o comportamento das pessoas, fazendo delas protagonistas do próprio consumo”, comenta o cofundador e CEO da Metha Energia Victor Soares.

Apresentando aos brasileiros um serviço inovador, sustentável e gratuito, que conecta produtores de energia renovável às casas das pessoas, a Metha Energia proporciona a redução da conta de luz entre 10% e 15%. O serviço da startup é 100% digital, sem fidelização e não exige nenhuma obra na residência, pois continua usando a mesma rede de distribuição de energia.

Em um mercado com grande potencial e pouco explorado no Brasil, a tendência é continuar crescendo. O grande desafio da Metha é educar o consumidor, levando informação de fácil entendimento, para mostrar que uma outra forma de utilizar energia é possível – mais econômica, sem dores de cabeça e que ajuda o planeta no combate à poluição e ao aquecimento global.

Como funciona o serviço da Metha Energia

Usinas solares e de biogás da Metha Energia produzem energia limpa em larga escala.

A energia limpa, e mais barata, é injetada na rede da distribuidora local, que gera créditos proporcionais medidos em KW/h.

O consumidor que quer aproveitar o desconto usando uma energia sustentável se cadastra no site da Metha Energia www.methaenergia.com.br.

O cliente faz uso da energia em sua casa normalmente.

A Metha Energia faz a conexão entre os créditos gerados na produção de energia limpa e o cliente.

Os créditos chegam ao cliente em forma de redução na conta de luz, que pode ser de até 15%, em uma conta simplificada, digital e transparente.

Como solicitar o serviço Metha Energia

Qualquer pessoa física e jurídica que seja titular de uma conta de luz classificada pela distribuidora como residencial ou comercial pode ser cliente da Metha Energia. O primeiro passo para o consumidor é se cadastrar no site www.methaenergia.com.br, um processo que leva apenas cinco minutos. A Metha fica por conta de todo o trâmite com a distribuidora e o cliente passa uma conta de luz da Metha Energia, enviada por e-mail ou WhatsApp, à escolha do cliente, com o desconto debitado.

Sobre a Metha Energia

É uma startup que, desde 2017, atua para transformar o setor de energia elétrica do Brasil, gerando uma mudança real para os consumidores. Com a Metha Energia, o consumidor usa energia limpa para economizar, contribuir para um mundo mais sustentável e ainda experimentar uma nova forma de se relacionar com o serviço: sem taxas, sem anuidade, sem obras, sem investimento e 100% digital. A Metha criou um serviço inovador, que conecta consumidores residenciais e comerciais às usinas de geração de energia renováveis, gerando redução na conta de luz. Apenas em 2022, o serviço evitou a emissão de 34 mil toneladas de carbono e, atualmente, conta com mais de 80 mil cadastrados e tem atuação em mais de mil cidades no Brasil.

Site oficial: https://www.methaenergia.com.br

Imprensa

ANUNCIE COM A AMBIENTAL MERCANTIL
AMBIENTAL MERCANTIL | ANUNCIE NO CANAL MAIS AMBIENTAL DO BRASIL
Sobre Ambiental Mercantil Notícias 5039 Artigos
AMBIENTAL MERCANTIL é sobre ESG, Sustentabilidade, Economia Circular, Resíduos, Reciclagem, Saneamento, Energias e muito mais!