Há fatos para comemorar o Dia da Terra?

softelec
ESPM - O INUSITADO EM CONSTANTE MOVIMENTO | 2023 © COPYRIGHT
ESPM - O INUSITADO EM CONSTANTE MOVIMENTO | 2023 © COPYRIGHT

Imagem: Divulgação

Publicidade
Publicidade
Equipamentos - STADLER GmbH

Abril de 2023 – O dia 22 de abril também foi adotado pela Organização das Nações Unidas (ONU), em 2009, como o Dia da Terra, dedicada a promover em todo o mundo a consciência ambiental e o desenvolvimento sustentável.

Segundo Marcus Nakagawa, coordenador do Centro ESPM de Desenvolvimento Socioambiental (CEDS) e professor de Responsabilidade Socioambiental, Sustentabilidade e Ética da ESPM, essa comemoração é para lembrarmos que fazemos parte de um ecossistema muito maior do que a nossa casa, nossa escola, nosso trabalho e nosso bairro.

“É muito importante entender que pequenas atitudes no nosso dia a dia acabam influenciando como no famoso “efeito borboleta”. Ou seja, o que fazemos aqui e agora pode afetar todos”.

A data representa a luta em defesa do meio ambiente, promove reflexões sobre a importância do planeta e o desenvolvimento de uma consciência ambiental, de preservação de espécies e das questões climáticas.

“O ser humano é peça-chave dessas mudanças. A emissão de gases de efeito estufa está contribuindo ativamente para o aumento da temperatura do planeta. As mudanças climáticas são reais e todos somos impactados por seus efeitos”, diz Nakagawa.

“O que fazemos aqui e agora pode também nos afetar e a outros países e continentes. Temos que entender o quanto as empresas, os governos, as universidades, enfim todos e todas precisam ter atitudes mais sustentáveis para que a Terra consiga recuperar e regenerar tudo o que já retiramos dela”, comenta Nakagawa, prosseguindo: “cerca de 1/3 do planeta já foi consumido e cada dia mais o “cheque especial” ou Overshooting Day (https://www.overshootday.org/) está chegando mais próximo. Neste ano será dia 28 de julho. Que é exatamente a partir deste dia e neste ano que a população da Terra entra no “cheque especial” do meio ambiente”.

Sobre a ESPM

A ESPM é uma escola de negócios inovadora, referência brasileira no ensino superior nas áreas de Comunicação, Marketing, Consumo, Administração e Economia Criativa. Seus 12 600 alunos dos cursos de graduação e de pós-graduação e mais de 1 100 funcionários estão distribuídos em cinco campi – dois em São Paulo, um no Rio de Janeiro, um em Porto Alegre e um em Florianópolis. O lifelong learning, aprendizagem ao longo da vida profissional, o ensino de excelência e o foco no mercado são as bases da ESPM.

Site Oficial: https://www.espm.br/

Imprensa

ANUNCIE COM A AMBIENTAL MERCANTIL
AMBIENTAL MERCANTIL | ANUNCIE NO CANAL MAIS AMBIENTAL DO BRASIL
Sobre Ambiental Mercantil Notícias 4938 Artigos
AMBIENTAL MERCANTIL é sobre ESG, Sustentabilidade, Economia Circular, Resíduos, Reciclagem, Saneamento, Energias e muito mais!