Ibama, IAT, Defesa Civil e secretarias de meio ambiente monitoram vazamento de combustível no Paraná

Foto: IBAMA

Brasília (17/05/2020) – O Ibama, o Instituto Água e Terra (IAT), a Defesa Civil, a Secretaria de Estado do Desenvolvimento Sustentável e do Turismo e secretarias municipais de meio ambiente acompanham desde sábado (16/05) ações de descontaminação de ambientes atingidos por vazamento de combustível em São José dos Pinhais, na Região Metropolitana de Curitiba (PR). A poluição foi provocada por furto de gasolina e etanol em duto da Transpetro.

Após recebimento de denúncia na tarde de sexta-feira (15/05), a empresa encaminhou equipe ao local e identificou uma perfuração realizada com o objetivo de retirar o combustível da tubulação. Em seguida, comunicou a ocorrência à Coordenação-Geral de Emergências Ambientais do Ibama.

O produto vazado chegou a um córrego de pequeno porte que desagua no Rio Despique, fonte de captação de água da Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar). Análise realizada no local aponta que o combustível não alcançou o ponto onde a água é captada, possivelmente em razão da expressiva estiagem observada no estado. Pelo menos seis açudes também foram atingidos.

A emissão do poluente foi interrompida. No momento, Transpetro e instituições públicas monitoram a área e conduzem a limpeza de cursos hídricos.

A Secretaria de Meio Ambiente de São José dos Pinhais acompanha a captação de água em poços particulares. Técnicos do IAT avaliam danos causados à fauna e emitem relatórios de inspeção ambiental com determinações a serem cumpridas pela empresa responsável pelo duto.

A Transpetro deve informar ao Ibama nos próximos dias uma estimativa da quantidade de combustível despejada no meio ambiente.

Crédito:
Assessoria de Comunicação do Ibama
imprensa@ibama.gov.br
061 3316 1015

Sobre Ambiental Mercantil Notícias 712 Artigos
AMBIENTAL MERCANTIL NOTÍCIAS é um canal que promove o meio ambiente, através de tecnologias ambientais e inovações, produtos e serviços de sustentabilidade, nacionais e internacionais.