Evento na Câmara dos Vereadores de Barrocas (BA) apresenta oficialmente o Pacto Quintal CO2 Free à cidade

softelec
Instituto Quintal
Instituto Quintal

Imagem: Divulgação | Durante encontro com a população, autoridades e executivos da Equinox Gold, em Petrolina, ocasião que ainda contou com um estande na Praça da Matriz para tirar dúvidas dos cidadãos, Lara Queiroz, a fundadora do Instituto Quintal

Publicidade
Publicidade
Equipamentos - STADLER GmbH

Nesta quarta-feira (17), Lara Queiroz, fundadora do Instituto Quintal, apresentou oficialmente à cidade de Barrocas, na Bahia, o projeto Pacto Quintal CO2 Free. A instituição montou um estande na Praça da Matriz da cidade para atender e tirar dúvidas dos cidadãos e recebeu a população, autoridades e executivos da mineradora Equinox Gold – empresa patrocinadora – na Câmara dos Vereadores. Enquanto isso, no espaço em Barrocas onde a sede do instituto será construída, foram recebidas 15 mil sementes que darão início ao processo de reflorestamento que dessa área, de um total de 24 mil mudas que serão produzidas na cidade.

“Hoje tivemos um dia muito especial de uma dupla comemoração. Esse contato próximo com a população e autoridades de Barrocas simboliza efetivamente o início das atividades do Pacto Quintal”, conta Lara.

O Pacto Quintal CO2 Free acontece em três áreas simultâneas.

  • A segunda etapa envolve capacitar trabalhadores de coleta seletiva para atuação como agentes ambientais, instalar pontos de coleta e composteiras públicas pela cidade e povoados vizinhos, além de iniciar a coleta seletiva na cidade, tendo em vista a reciclagem.
  • Já a terceira etapa foca na capacitação de professores das cidades e regiões vizinhas, com orientações sobre o uso da educação ambiental de forma recorrente nas escolas.

“Fiquei muito feliz em conhecer a fundo o projeto e saber que se dedicarão a promover educação para a sustentabilidade por meio de mobilização colaborativa de diversas organizações sendo da sociedade civil, órgãos públicos, escolas e universidades, empresas e coletivos. Mas o que me chamou bastante a atenção e estou radiante em saber que agora temos um grande parceiro na ária ambiental que dá continuidade nas ações no qual o município já vem desenvolvendo, principalmente na arborização,  preservação da vegetação e coleta seletiva de resíduos. Tenho certeza que a população barroquense vai abraçar a causa”, comemora Maria Sirleide Damião, Superidente do Meio Ambiente Municipal de Barrocas.

E a representante das lideranças municipais ainda acrescenta: “Estendo meus agradecimentos ao CMDCA – Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Barrocas e a Equinox Gold por ter dado oportunidade a um projeto tão grande como esse que sabemos ser de suma importância  para preservação ambiental, com isso todos nós só temos a ganhar”.

Sobre o Instituto Quintal

O Instituto Quintal nasceu em 2014, em Feira de Santana (BA), tendo como inspiração e exemplo o trabalho da educadora autodidata barroquense Helena Firmina de Queiroz, que abria o seu quintal para as crianças e a comunidade. A idealizadora da ONG, Lara Queiroz, neta de Dona Helena, retornou a Barrocas para implantar a nova sede do Instituto. O objetivo é atuar com soluções socioambientais.

“O Pacto Quintal CO2 Free é um marco na evolução da atuação da ONG. Com esse projeto, com o apoio da Prefeitura de Barrocas e da iniciativa privada, o instituto envolve a sociedade local em um dos mais importantes temas contemporâneos: as emissões de gases de efeito estufa, que contribuem para o aquecimento global. As mudanças climáticas decorrentes da ação humana impactam o mundo inteiro, em muitos casos de forma trágica, então é preciso ação e conscientização”, destaca a fundadora.

Próximos passos do Pacto Quintal CO2 Free

Durante a apresentação no plenário de Barrocas, todos conheceram os detalhes e souberam em primeira mão que a próxima região a receber as atividades de capacitação de professores e reflorestamento da ONG será Petrolina, em Pernambuco.

“Aproveitamos a oportunidade para anunciar a expansão do projeto para Petrolina, onde nos cederam uma área de mais de 100 equitares que vai receber o reflorestamento e onde também será construída uma filial do instituto”, celebra Lara.

Site Oficial: www.institutoquintal.com

Imprensa

ANUNCIE COM A AMBIENTAL MERCANTIL
AMBIENTAL MERCANTIL | ANUNCIE NO CANAL MAIS AMBIENTAL DO BRASIL
Sobre Ambiental Mercantil Notícias 5025 Artigos
AMBIENTAL MERCANTIL é sobre ESG, Sustentabilidade, Economia Circular, Resíduos, Reciclagem, Saneamento, Energias e muito mais!