10 iniciativas de sustentabilidade da Aperam BioEnergia, que completa 48 anos no Vale do Jequitinhonha

10 iniciativas sustentáveis da Aperam BioEnergia, que completa 48 anos no Vale do Jequitinhonha

Imagem: Elvira Nascimento

Há 48 anos, em 7 de junho de 1974, começava a história da Aperam BioEnergia no Vale do Jequitinhonha. A chegada de uma empresa de grande porte, que a princípio se instalou em Itamarandiba, levou imediatamente à geração de centenas de empregos e ao início de um novo tempo com maior desenvolvimento econômico e social na região.

Nos anos seguintes, a companhia se expandiu para os municípios de Capelinha, Turmalina, Veredinha e Minas Novas e hoje ocupa uma área de 126 mil hectares, sendo 60% do terreno destinado ao plantio produtivo de eucalipto, 32% à preservação de florestas nativas e 8% a estradas e aceiros.

A empresa fornece todo o carvão vegetal usado na produção de aço verde pela Aperam South America, em Timóteo (MG), além de mudas, sementes e tecnologia para o mercado florestal.

Florestas Renováveis de Eucalipto da Aperam BioEnergia – Crédito: Elvira Nascimento

Neste ano, em seu 48º aniversário, a Aperam BioEnergia celebra uma de suas maiores conquistas: por meio do cultivo sustentável de eucalipto e da preservação de florestas nativas, a empresa comprovou a neutralização de todos os gases de efeito estufa emitidos em suas operações e também no processo de produção do aço, na usina em Timóteo. Com isso, operando em conjunto com a BioEnergia, a Aperam South America tornou-se a primeira do mundo, no segmento de aços planos especiais, com balanço carbono neutro.

A sustentabilidade é uma premissa de atuação da BioEnergia desde a sua fundação. Dentre outros marcos importantes, vale destacar a conquista, em 2007, do selo do Forest Stewardship Council® (FSC®), que atesta que o manejo é feito de forma ecologicamente correta, socialmente justa e economicamente viável. Em 2018, a empresa inaugurou equipamentos desenvolvidos com tecnologia própria sem similares no mercado: o FAP 2000, maior forno do mundo para a produção de carvão vegetal, e o Queimador de Gases, que reduz a emissão de fumaça na atmosfera.

Além do histórico de contribuições para o meio ambiente, os investimentos constantes da empresa em melhorias de processos e na valorização dos colaboradores renderam à Aperam BioEnergia, nos dois últimos anos, o título de Lugar Incrível para Trabalhar, uma iniciativa da Fundação Instituto de Administração (FIA) para reconhecer as empresas brasileiras que proporcionam ambientes saudáveis, agradáveis e produtivos para suas equipes.

Carvão vegetal _ Aperam BioEnergia
Crédito: Elvira Nascimento

Conheça 10 iniciativas de sustentabilidade promovidas pela Aperam BioEnergia:

  1. O plantio de eucalipto é feito com as melhores práticas de silvicultura e busca a menor intervenção possível no solo, permitindo a infiltração da água e a manutenção da umidade, além de ser realizado em dias chuvosos, reduzindo a necessidade de irrigação. Também foram construídos piscinões para a captação de água da chuva e bacias de contenção para contribuir com a infiltração no solo. O modelo de distribuição das florestas intercala plantios comerciais com faixas de florestas nativas e corredores ecológicos, e todas as áreas junto às nascentes, represas, são preservadas, além de áreas de reserva legal.
  2. Para manutenção das florestas há uma série de intervenções objetivando manter as condições ideais para o bom crescimento das árvores, como o controle biológico das pragas e doenças do eucalipto, dando-se preferência ao desenvolvimento de inimigos naturais, reduzindo o uso de defensivos agrícolas. A empresa ainda promove a recuperação de áreas degradadas.
  3. Desde 1974, a empresa desenvolve estudos de introdução de espécies e procedências, buscando encontrar o material genético adequado para suas plantações de Eucalyptus e Corymbia. Os bons resultados garantiram à Aperam BioEnergia, autossuficiência na produção de sementes e clones, destacando-se como uma fornecedora relevante de tecnologia de melhoramento genético no mercado florestal.
  4. Com a tecnologia pioneira de melhoramento genético florestal da BioEnergia, foi possível desenvolver clones mais resistentes à variados agentes bióticos e abióticos, com altíssima densidade que, associadas a avançadas técnicas de manejo, aumentam a absorção do gás de efeito estufa (CO2) da atmosfera, possibilitando a conquista da neutralidade de carbono pela Aperam no Brasil, 30 anos antes da meta.
  5. Com o Edital de Projetos (desde 2012) e o Edital de Apoio a Iniciativas Ambientais (desde 2021), a empresa atua em prol do desenvolvimento sustentável em suas áreas de atuação, fomentando iniciativas que propiciem a melhoria das condições de vida das pessoas, a cultura, a qualificação profissional, a geração de renda, e que promovam a educação ambiental, a reciclagem e o uso de resíduos recicláveis, a preservação da fauna e da flora e a produção de energia renovável.
  6. A BioEnergia mantém mais de 1.000 empregos diretos na região, promove cursos de capacitação em parceria com o Senar-MG e oferece diversas oportunidades de carreira para a juventude, com os programas de estágio e trainee.
  7. A empresa preza por um ambiente de trabalho seguro, saudável, inclusivo e diverso para os seus colaboradores e há dois anos ocupa o primeiro lugar do ranking de “Lugares Incríveis para Trabalhar”, premiação promovida pela Fundação Instituto de Administração (FIA) em parceria com o UOL, na categoria Agronegócio.
  8. A empresa faz a prevenção e o combate a incêndios florestais na região com torres de vigilância com câmeras de alta resolução, corpo de brigadistas próprio e um canal 0800 para receber denúncias da comunidade. A BioEnergia é parceira da Associação Mineira da Indústria Florestal (AMIF) em campanhas de prevenção e combate a incêndios florestais em Minas Gerais e realiza ações de conscientização junto às comunidades do Vale do Jequitinhonha, como a Semana Integrada de Proteção a Incêndios (SIPIN), em julho.
  9. Com o Projeto Apicultura, a empresa promove e apoia iniciativas de utilização das florestas para a criação de abelhas e produção de mel, por meio de contrato de parceria apícola desde 2006. A Aperam BioEnergia junto com as Associações de Apicultores de Itamarandiba, Turmalina, Mendonça em Veredinha e Minas Novas, cerca de 140 pequenos produtores e suas famílias são beneficiadas no Vale do Jequitinhonha, além de participarem constantemente de ações de capacitação e fortalecimento da cadeia produtiva.
  10. Além do selo do FSC®, a BioEnergia é certificada nas normas internacionais ISO 14001, que comprova a eficácia em Gestão Ambiental e a adequação dos processos internos às responsabilidades ambientais, e ISO 45001, um dos padrões mais respeitados do mundo relacionados aos níveis de segurança no local de trabalho e qualidade de vida dos colaboradores. Além disso, a empresa tem todas as licenças ambientais necessárias à execução das atividades produtivas, expedidas pelo Conselho Estadual do Meio Ambiente, com vistorias regulares dos órgãos ambientais.

Site oficial: https://aperambioenergia.com.br/

Crédito:
Imprensa | Aperam BioEnergia

ANUNCIE COM A AMBIENTAL MERCANTIL
AMBIENTAL MERCANTIL | ANUNCIE NO CANAL MAIS AMBIENTAL DO BRASIL
Sobre Ambiental Mercantil Notícias 3144 Artigos
AMBIENTAL MERCANTIL NOTÍCIAS é um canal exclusivo sobre ESG e Sustentabilidade, Economia Circular, Resíduos e Reciclagem, Saneamento, Energias Renováveis (Solar Eólica, Biogás e muito mais). Tudo sobre meio ambiente e tecnologias ambientais, cursos e eventos!