Cooperativa do Cerrado ganha prêmio da ONU com iniciativa sobre biodiversidade

softelec
Cooperativa do Cerrado ganha prêmio da ONU com iniciativa sobre biodiversidade

Imagem: Illuminati Filmes para Banco Mundial | Mais de 4,6 mil famílias do Cerrado são beneficiadas pela cooperativa que melhora a subsistência local

PRÊMIO INTERNACIONAL 2023

PRÊMIO INTERNACIONAL 2023

Ambiental Mercantil recebe prêmio de sustentabilidade ambiental 2023 pela renomada Build Magazine da Inglaterra

CoopCerrado promove produtos orgânicos de origem sustentável.

Associação sobressaiu entre 600 concorrentes de 126 países; ex-modelo brasileira Gisele Bündchen entre celebridades que apoiam tipo de iniciativas locais e indígenas.

Uma cooperativa de indígenas do Brasil está entre a série de iniciativas reconhecidas este ano no 12º Prêmio Equador. O anúncio foi feito pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento, Pnud.

A Cooperativa Mista de Agricultores Familiares, Extrativistas, Pescadores, Vazanteiros, Assentados e Guias Turísticos do Cerrado foi um dos 10 selecionados entre mais de 600 indicações de 126 países.

Biodiversidade

Um comitê independente de especialistas concedeu a distinção a intervenções comunitárias que promovem iniciativas que ajudam a travar a crise de biodiversidade. Outros vencedores são de países como Quirguistão, Bolívia, Camarões, Costa Rica, Equador, Índia, Níger e México.

A CoopCerrado sobressaiu por usar “o marketing criativo de dezenas de produtos orgânicos de origem sustentável da região”, que é uma das mais ricas do mundo em biodiversidade.

Imagem: UNEP | Ex-modelo Gisele Bündchen participando da campanha #Wildforlife. Ela também apoia o Prêmio Equador.

Mais de 4,6 mil famílias do Cerrado são beneficiadas pela melhora da subsistência local, proteção da biodiversidade e apoio à criação de reservas de uso sustentável no que se considera “um exemplo para a economia verde”. 

Os vencedores do Prêmio Equador receberão US$ 10 mil e participarão em eventos especiais associados à Assembleia Geral da ONU. Um deles é o Nature for Life Hub, sobre soluções naturais. O outro é a Cúpula da ONU sobre Sistemas Alimentares.   

Gisele Bündchen

Governos da Noruega, Alemanha e Suécia apoiam a parceria que integra presidentes e agências da ONU como o Programa para o Meio Ambiente, Pnuma, e a Fundação das Nações Unidas. Entre as celebridades envolvidas está a ex-modelo brasileira Gisele Bündchen, ao lado dos atores Edward Norton, Alec Baldwin e outros filantropos.

Pelo menos 255 comunidades de mais de 80 países já receberam o Prêmio Equador desde seu início em 2002. 

Imagem: Karina Berbert Bruno | O Cerrado brasileiro é uma das mais ricas do mundo em biodiversidade.

O reconhecimento é dado a comunidades locais e indígenas de todo o mundo por soluções locais, inovadoras e baseadas na natureza para combater a perda de biodiversidade e as mudanças climáticas. Outra meta e alcançar seus objetivos de desenvolvimento local, mesmo durante uma pandemia.  

Exemplo

Para etapa de retoma após a pandemia, o administrador do Pnud, Achim Steiner, disse que é preciso uma transformação profunda nos modelos econômicos e de desenvolvimento impulsionando a proteção e a restauração da natureza.

O chefe da agência disse que este ano é um exemplo dos tipos de mudanças que são necessários de imediato para fornecer a inspiração para seguir adiante na recuperação.

Crédito:
Imprensa | Nações Unidas ONU News 

ANUNCIE COM A AMBIENTAL MERCANTIL
AMBIENTAL MERCANTIL | ANUNCIE NO CANAL MAIS AMBIENTAL DO BRASIL
Sobre Ambiental Mercantil Notícias 4894 Artigos
AMBIENTAL MERCANTIL é sobre ESG, Sustentabilidade, Economia Circular, Resíduos, Reciclagem, Saneamento, Energias e muito mais!