Dunlop celebra Meio Ambiente com ações práticas no dia a dia

softelec

Imagem: Divulgação | Logística reversa e eventos internos estão entre as principais iniciativas

Publicidade
Publicidade
Equipamentos - STADLER GmbH

Detentora das marcas Dunlop, Falken e Sumitomo no país, a Sumitomo Rubber do Brasil tem uma grande preocupação com ações que impactam diretamente o cotidiano das pessoas e a questão ambiental faz parte deste cenário.

Integrante da Reciclanip, uma das maiores iniciativas da indústria nacional na área de responsabilidade pós-consumo, a Dunlop preza pelo descarte correto dos produtos desenvolvidos pela empresa. Ao lado das demais fabricantes no Brasil, a companhia atua para que os pneus inservíveis (sem utilidade) sejam recolhidos do meio ambiente e tenham um destino apropriado.

Além desta preocupação com o descarte correto dos produtos, a fábrica da Sumitomo Rubber do Brasil, em Fazenda Rio Grande, no Paraná, conta com uma estação de reaproveitamento de água que realiza o tratamento de 100% do efluente doméstico, permitindo reutilizar 50% do efluente gerado no processo produtivo. E seguindo os cuidados com o meio ambiente, a empresa é certificada pela ISO 14001 – Sistema de Gestão Ambiental, que visa maior foco no desenvolvimento sustentável e de suas cadeias produtivas e ajuda a organização a adequar responsabilidades ambientais em seus processos internos.

A empresa também é certificada pela ISO 50001 – Sistema de Gestão de Energia, que integra a eficiência energética às práticas de gestão e manufatura interna e de seus fornecedores.

Ainda há o programa GENKI, criado pelo Grupo Sumitomo Rubber, que amplia a atuação social e ambiental no entorno da fábrica com diversas atividades realizadas ao longo do ano junto ao público interno, mostrando como é importante debater o tema e apresentar as soluções da Sumitomo, para o meio ambiente.

Entre as ações já realizadas nos últimos anos através do programa, a empresa cita a plantação de mais de 500 mudas de árvores nas dependências da fábrica, conscientização da importância da redução de CO2 e reciclagem através de comunicados e vídeos mensais com temas como economia de energia, meio ambiente e prevenção de incêndio.

No mês de março deste ano, por exemplo, a empresa incentivou os filhos dos funcionários na elaboração de desenhos que mostram a importância da conservação da água. Neste mês de junho, a empresa está realizando ações para celebrar o Meio Ambiente através das premissas do 5R’s, política que visa reduzir a geração de resíduos em nosso planeta, considerando cinco palavras:

  • Repensar: repensar o comportamento frente ao consumo de produtos e sua durabilidade;
  • Reduzir: reduzir o consumo;
  • Reutilizar: reutilizar produtos e materiais para outros usos;
  • Reciclar: reciclar produtos e materiais para que eles retornem ao consumidor;
  • Recusar: priorizar a redução e desperdícios, e recusar o consumo de produtos que geram impactos negativos.

Através do programa 5R’s a empresa está realizando semanalmente atividades com temas diferentes como: emissões atmosféricas, produtos químicos, resíduos e ODS (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável). Entre atividades online, vídeos e dinâmicas relacionadas aos temas, a empresa também terá ações práticas como demonstrações e experimentos, treinamentos, tour pela fábrica nas áreas inflamáveis e central de resíduos, e ações contra o desperdício de alimentos.

“A responsabilidade ambiental é um dos nossos pilares de atuação e por isso os produtos que desenvolvemos levam a marca da sustentabilidade. Celebrar o Meio Ambiente faz parte da nossa rotina e seguimos trabalhando para conquistar cada vez mais resultados importantes contribuindo com a conservação ambiental”, diz Rodrigo Alonso, diretor de Vendas e Marketing da Sumitomo Rubber do Brasil.

Sobre a Dunlop

A Dunlop, que é uma marca do grupo Sumitomo Rubber Industries e atualmente está entre os cinco maiores fabricantes de pneus do mundo, de acordo com o ranking “Leading tyre manufacturers” de 2020, tem sede mundial no Japão, onde possui um moderno centro de P&D e três campos de prova. Os pneus Dunlop são produzidos em doze fábricas e estão presentes em mais de 100 países, incluindo Estados Unidos, Japão, Indonésia, Tailândia, China, Turquia e Europa. A fábrica da Dunlop no Brasil, que também produz os pneus Falken e Sumitomo, é a mais moderna unidade fabril de pneus do País, sendo a única a produzir os pneus com a tecnologia TAIYO (Sun) System, Sistema de Fabricação de Pneus Sem Emendas nas partes de borracha, garantindo maior precisão e segurança. Localizada em Fazenda Rio Grande, região metropolitana de Curitiba, recebeu mais de R$ 1,6 bilhão em investimentos desde sua inauguração em outubro de 2013 e suas expansões, anunciando novos investimentos na ordem de R$ 1 bilhão em 2021. A empresa comercializa pneumáticos para veículos de passeio, vans, SUVs e caminhões.

Visite e acompanhe nas redes sociais

Dunlop Brasil:
https://www.dunloppneus.com.br/; facebook.com/dunlopbrasil e instagram.com/dunloppneusbrasil/

Falken Brasil: https://www.falkenpneus.com/ e instagram.com/falkenbrasil/

Crédito:
Imprensa | Dunlop

ANUNCIE COM A AMBIENTAL MERCANTIL
AMBIENTAL MERCANTIL | ANUNCIE NO CANAL MAIS AMBIENTAL DO BRASIL
Sobre Ambiental Mercantil Notícias 5027 Artigos
AMBIENTAL MERCANTIL é sobre ESG, Sustentabilidade, Economia Circular, Resíduos, Reciclagem, Saneamento, Energias e muito mais!