Caminhões elétricos chegam à logística da RaiaDrogasil para reduzir as emissões de GEE

softelec

Imagem: Divulgação | Estratégia reforça as metas ESG da varejista de ser uma empresa Net Zero

PRÊMIO INTERNACIONAL 2023

PRÊMIO INTERNACIONAL 2023

Ambiental Mercantil recebe prêmio de sustentabilidade ambiental 2023 pela renomada Build Magazine da Inglaterra

Setembro de 2022 – Alinhada à sua estratégia de sustentabilidade para 2030, a RaiaDrogasil tem atuado constantemente para atingir a neutralidade global de carbono. Para cumprir com esse compromisso, uma das metas consiste na redução absolutas das emissões de GEE, e entre os projetos da companhia que auxiliam no seu plano de descarbonização, está a implantação de caminhões elétricos na sua frota para o abastecimento das farmácias.

“Os caminhões elétricos são veículos de baixa emissão de CO2 (dióxido de carbono) e, portanto, auxiliam no processo de descarbonização no transporte de cargas da RD. Ao trocar um caminhão convencional por um elétrico, deixamos de emitir 19,3tCO2e por caminhão”, ressalta Marcelo Schwed, Gerente de Planejamento e Desenvolvimento Logístico da RD

Inicialmente chegaram 10 caminhões elétricos fornecidos pela Pontoon, Clean Tech que fornece soluções inovadoras de descarbonização para empresas.

Os caminhões entraram na primeira fase da operação que está concentrada nos três Centros de Distribuições (CDs) de SP (Embu, Guarulhos e Ribeirão Preto). A longo prazo o projeto é atender todos os Centros de Distribuição da rede nos estados do RJ, MG, PR, RS, BA, PE, CE e GO. A princípio, os veículos serão utilizados nas operações de abastecimento diário das farmácias Droga Raia e Drogasil

O projeto leva a RD para o mesmo patamar de grandes players do mercado varejista, sendo a pioneira nessa inovação no varejo farmacêutico.

“Essa é uma das frentes do nosso projeto de descarbonização, tendo em vista que em 2021 o transporte entre CDs e Farmácias foi responsável por 27% das emissões da RD”, conclui Marcelo.

Investimento

Para a implementação do projeto a RD investiu em infraestrutura elétrica e de TI para os primeiros três Centros de Distribuição que receberam essa tecnologia. Ao fim do projeto, previsto para dezembro de 2022, a previsão é que sejam entregues aos CDs da RaiaDrogasil mais 10 caminhões elétricos (totalizando 20), de modo a ampliar essa iniciativa cada vez mais.

“E também estamos estudando uma expansão prevista para os anos subsequentes”, afirma Marcelo.

Sobre a RD-RaiaDrogasil

A RD – Gente, Saúde e Bem-Estar foi formada em 2011, por meio da fusão entre a Droga Raia e a Drogasil, que combinam mais de 200 anos de história no varejo farmacêutico brasileiro. Com o propósito de “cuidar de perto da saúde e do bem-estar das pessoas em todos os momentos da vida”, o grupo tem acelerado, desde 2020, sua estratégia de saúde, com aquisições de startups e o lançamento da Vitat, ecossistema de saúde integral que promove serviços e programas focados em alimentação saudável, exercícios, sono, saúde mental e promoção da saúde. O grupo também possui as marcas próprias Needs, Vegan by Needs, Nutrigood, Triss e Caretch, além da RD Marketplace, que também é  voltada à venda de produtos de saúde, bem-estar e beleza.

Com presença em todos os Estados, a empresa conta com mais de 2.600 farmácias distribuídas pelo País e prevê a abertura de 260 farmácias em 2022.

Em sua estratégia de ESG (ambiental, social e governança), a RD tem como meta ser a empresa que mais contribui para uma sociedade saudável no Brasil, com ações divididas em três pilares principais: Pessoas, Negócios e Planeta mais Saudáveis.

A RD ainda é signatária da ONU Mulheres (e dos Sete Princípios de Empoderamento Feminino); membro fundador da Rede Empresarial de Inclusão Social (Reis); membro do Movimento pela Equidade Racial (Mover); do Fórum de Empresas e Direitos LGBTI+; e do Women on Board.

Site oficial: https://rd.com.br/

Sobre a Pontoon   

A Holding Pontoon é uma Clean Tech brasileira que, por meio de um ecossistema completo e integrado, fornece soluções inovadoras de descarbonização para empresas. Criada com o propósito de promover consciência social e ambiental, tem como principal objetivo tornar as operações dos seus clientes mais sustentáveis do ponto de vista ambiental e, ao mesmo tempo, mais lucrativas.

Seu modelo de negócios, intitulado One-Stop-Shop, é formado por empresas que, juntas, constroem a jornada completa para a descarbonização. Sua entrega vai de geração de energia solar à mobilidade elétrica. Focada em rentabilidade e inovação, atualmente a Pontoon é formada pela Pontoon Clean Energy – geradora de energia limpa e renovável; Pontoon Clean Trade – comercializadora e gestora de contratos de energia limpa; Pontoon E-Mobility – que atua no setor de mobilidade elétrica para empresas e indústrias, promovendo renovação das frotas; Pontoon Infra Mobility – empresa de infraestrutura de carregadores para mobilidade elétrica.

Site oficial: https://www.pontoon.tech/

Crédito:
Imprensa | RaiaDrogasil

ANUNCIE COM A AMBIENTAL MERCANTIL
AMBIENTAL MERCANTIL | ANUNCIE NO CANAL MAIS AMBIENTAL DO BRASIL
Sobre Ambiental Mercantil Notícias 4894 Artigos
AMBIENTAL MERCANTIL é sobre ESG, Sustentabilidade, Economia Circular, Resíduos, Reciclagem, Saneamento, Energias e muito mais!