Casa dos Ventos e Mosaic Fertilizantes celebram acordo para produção de energia eólica

softelec
Foto: Casa dos Ventos
Foto: Casa dos Ventos

Imagem: Divulgação | Contrato de 30 MWm é o primeiro do setor de fertilizantes e responderá por 30% do consumo da empresa agromineral no Brasil, além de ajudar no alcance de suas metas de descarbonização. Energia será gerada pelo Complexo Eólico Umari (RN)

Publicidade
Publicidade
Equipamentos - STADLER GmbH

Novembro de 2022 – A Casa dos Ventos, empresa brasileira de energias renováveis, e a Mosaic Fertilizantes, uma das maiores produtoras de fosfato e potássio combinados do mundo, assinaram acordo comercial para o fornecimento de 30 MWm energia eólica por 14 anos, a partir de 2026. Essa energia virá do Complexo Eólico Umari (RN).

Com a parceria, a Mosaic Fertilizantes poderá se tornar autoprodutora de energia limpa. O projeto suprirá 30% das necessidades de energia contratadas pela empresa no grid de 2026 a 2039. A parceria aguarda aprovação do Cade (Conselho Administrativo de Defesa Econômica).

A Mosaic Fertilizantes é a primeira empresa do setor no Brasil a fazer um investimento em aquisição de energia eólica com a possibilidade de se tornar autoprodutora.

O projeto faz parte da estratégia da companhia para se tornar Net Zero até 2040, no escopo 1, que diz respeito a eliminar as emissões provenientes de suas atividades produtivas, das quais ela é diretamente responsável, e também o escopo 2, referente à eletricidade utilizada em seus processos produtivos, em que vai garantir a redução de cerca de 30% (24,5 mil toneladas) do total de emissões atmosféricas.

“Essa parceria é mais uma demonstração da consistência de nossa estratégia de negócios alinhada ao compromisso ESG. Estamos fazendo tudo que está ao nosso alcance para limitar os impactos da mudança climática”, afirma Corrine Ricard, presidente da empresa.

“Estamos orgulhosos em representar o setor de fertilizantes nesta iniciativa pioneira liderada pelas duas empresas, que representa a transformação pela qual o nosso negócio está passando e reforça o desenvolvimento em direção a soluções de energia mais sustentáveis”, comenta Felipe Klemperer, vice-presidente de Transformação e Procurement da Mosaic Fertilizantes.

A Casa dos Ventos deu início à construção do Complexo Eólico Umari no ano passado. O projeto fica localizado entre os municípios Monte das Gameleiras, São José do Campestre, Serra de São Bento e Lagoa D’anta. O complexo terá 45 aerogeradores e potência total de 202,5 MW, com capacidade de evitar a emissão anual de aproximadamente de 405 mil toneladas de CO2 equivalentes na atmosfera

“Com Umari, ampliamos nosso portfólio para oferecer cada vez mais energia limpa e competitiva para clientes de diversos segmentos. Estamos honrados em apoiar a Mosaic Fertilizantes em uma jornada de sustentabilidade protagonista em seu setor. A produção de fertilizantes é de grande importância para o Brasil e sua transição energética fundamental para atingirmos uma economia de baixo carbono”, aponta Lucas Araripe, diretor de Novos Negócios da Casa dos Ventos.

Foi justamente com o objetivo de ter um insumo mais limpo para alimentar suas atividades que a Mosaic Fertilizantes se tornou parceira da Casa dos Ventos.

A Agência Internacional para as Energias Renováveis (IRENA) coloca a substituição da geração fóssil por fontes renováveis, a eletrificação e a eficiência energética como fundamentais para que a comunidade global atinja as metas de descarbonização previstas em tratados internacionais.

“Por essa razão, a procura por suprimento energético renovável tem sido cada vez maior; além do viés de sustentabilidade, o fornecimento direto, proveniente de projetos de qualidade gera ganho econômico e segurança de suprimento para os consumidores”, diz Araripe.


Sobre a Casa dos Ventos

A Casa dos Ventos é uma empresa brasileira que desenvolve, constrói e opera projetos de geração de energia a partir de fontes renováveis. Responsável pela maior campanha de medição de ventos já empreendida no mundo, a empresa desenvolveu um terço dos projetos eólicos em operação ou construção no Brasil A trajetória da companhia é marcada por investimento em inovação e concepção de soluções customizadas para apoiar a transição energética de consumidores para um suprimento sustentável.

Para seguir com seu protagonismo no setor, a Casa dos Ventos é detentora do maior portfólio de projetos eólicos e solares do Brasil. A companhia aderiu ao Pacto Global da ONU e trabalha de forma alinhada com os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e as melhores práticas de ESG, preservando os biomas locais, desenvolvendo projetos sociais nas comunidades em que está presente e contribuindo para uma economia de baixo carbono.

Sobre a Mosaic Fertilizantes

Com a missão de ajudar o mundo a produzir os alimentos de que precisa, a Mosaic atua da mina ao campo. A empresa entrega cerca de 27,2 milhões de toneladas de fertilizantes ao ano para 40 países, sendo uma das maiores produtoras globais de fosfatados e potássio combinados.

No Brasil, por meio da Mosaic Fertilizantes, opera na mineração, produção, importação, comercialização e distribuição de fertilizantes para aplicação em diversas culturas agrícolas, ingredientes para nutrição animal e produtos industriais. Presente em mais de dez estados brasileiros e no Paraguai, a empresa promove ações que visam transformar a produtividade do campo, a realidade dos locais onde atua e a disponibilidade de alimentos no mundo, de forma segura, sustentável, inovadora e inclusiva.

Crédito:
Imprensa

ANUNCIE COM A AMBIENTAL MERCANTIL
AMBIENTAL MERCANTIL | ANUNCIE NO CANAL MAIS AMBIENTAL DO BRASIL
Sobre Ambiental Mercantil Notícias 5031 Artigos
AMBIENTAL MERCANTIL é sobre ESG, Sustentabilidade, Economia Circular, Resíduos, Reciclagem, Saneamento, Energias e muito mais!