EMBRAPII investe em projeto que usa energia solar para reduzir emissões de carbono no setor industrial

softelec

Imagem: Divulgação Mondi Energy – Coletor solar pode reduzir em até 30% o consumo de combustível na indústria | Equipamento oferece novo conceito de coletor solar que proporciona economia de combustível e reduz impacto ambiental na indústria de transformação

Publicidade
Publicidade
Equipamentos - STADLER GmbH

Novembro de 2022 – A Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial (EMBRAPII) e o IFSC/USP – Instituto de Física da Universidade de São Paulo em São Carlos, Unidade EMBRAPII especializada em Biofotônica e Instrumentação, apoiaram a startup Mondi Energy a desenvolver um coletor solar que usa energia solar para gerar calor e, assim, substituir em parte o consumo de combustível fóssil, reduzindo seu uso e as emissões de carbono na indústria de transformação, em setores variados como farmacêutico, químico, bebidas, laticínios, entre outros.

O CEO e fundador da Mondi Energy, Guilherme Scagnolatto, explica que a motivação partiu do entendimento de que a indústria, setor tão importante para o país, além de gerar milhões de empregos, investe progressivamente em Pesquisa e Desenvolvimento (P&D) e se planeja para adotar cada vez mais tecnologias verdes e reduzir o impacto ambiental em suas atividades.

Como funciona

Os coletores solares captam os raios que vêm do sol e, em seguida, os concentram em tubos, que convertem a energia solar em calor, que age diretamente no fluido que passa dentro deles. Na indústria, esse líquido é normalmente a água — que, nessa solução apoiada pela EMBRAPII, se aquece e vira fonte de energia, substituindo o calor liberado na queima de combustíveis.

Guilherme explica que a diferença em relação aos aquecedores mais comuns utilizados em casas, por exemplo, é que o coletor solar desenvolvido pela Mondi Energy concentra a energia do sol para atingir temperaturas mais elevadas, de até 200°C. Já os aquecedores planos, comuns em residências, atingem temperaturas menores, porque não concentram a energia do sol.

“Em aplicações em que a temperatura é mais elevada não conseguimos atingir essas temperaturas sem que haja concentração da energia solar”, esclarece.

O setor industrial que utilizar essa tecnologia pode diminuir a queima de combustíveis, reduzindo o impacto ambiental e custos. De acordo com Scagnolatto, o objetivo é que os coletores solares proporcionem de 20% a 30% de economia de combustível, a depender das características da operação da indústria que utilize o equipamento.

A equipe do IFSC/USP pesquisou respostas e apresentou soluções às demandas técnicas da startup, oferecendo conhecimentos em propriedades físicas de materiais e eletrônica de controle, por exemplo. No processo, que teve início em fevereiro de 2021 e durou 12 meses, foram realizados os testes de amostras até a construção do protótipo. Após o desenvolvimento da tecnologia, a startup atualmente comercializa o projeto-piloto em dezenas de unidades. A ideia da empresa é validar a tecnologia e aumentar a escala do produto até 2024.

O CEO da Mondi Energy diz que o apoio recebido pelo EMBRAPII foi fundamental, porque, além dos recursos financeiros, teve também o reforço do capital humano da Unidade EMBRAPII, IFSC/USP. “Além de tudo, é um selo de credibilidade, porque a EMBRAPII acreditou na gente. Foi um apoio decisivo na nossa jornada”, conclui.

Sobre a EMBRAPII

A realização desse projeto é resultado do contrato de gestão celebrado entre a EMBRAPII e o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações – MCTI, o Ministério da Educação – MEC, o Ministério da Saúde – MS e o Ministério da Economia – ME.

A EMBRAPII oferece a empresas nacionais que desejam inovar recursos não reembolsáveis e um ecossistema de 85 Unidades EMBRAPII, que são centros de pesquisas de todo o país. Para pequenos empreendedores e startups, há um programa específico, o Lab2MKT, que acompanha todo o ciclo de desenvolvimento do produto até sua chegada ao mercado. A EMBRAPII já apoiou 1800 projetos, totalizando R$ 2,5 bilhões em investimentos em inovação industrial.

Site oficial: https://embrapii.org.br/

Crédito:
Imprensa | EMBRAPII

ANUNCIE COM A AMBIENTAL MERCANTIL
AMBIENTAL MERCANTIL | ANUNCIE NO CANAL MAIS AMBIENTAL DO BRASIL
Sobre Ambiental Mercantil Notícias 4938 Artigos
AMBIENTAL MERCANTIL é sobre ESG, Sustentabilidade, Economia Circular, Resíduos, Reciclagem, Saneamento, Energias e muito mais!