SSAB planeja novo sistema de produção nórdico e antecipa transição verde

softelec

Imagem: Divulgação | Vista da unidade de produção de Luleå, da SSAB

  • Por meio da iniciativa HYBRIT, que a SSAB está promovendo junto com seus parceiros, um plano de transformação foi traçado em cada unidade de produção para eliminar todas as emissões da siderúrgica durante os próximos dez anos, tempo consideravelmente mais rápido do que o objetivo anterior, que era até 2045. Isso significará uma redução de emissões de mais de 8 milhões de toneladas de dióxido de carbono por ano, em comparação com os níveis atuais
  • O Conselho da SSAB tomou uma decisão para transformar fundamentalmente a produção nórdica de tiras e acelerar a transição verde da empresa. A decisão foi tomada em um contexto de forte crescimento da demanda por aço livre de combustíveis fósseis. O plano é substituir o sistema existente por uma nova tecnologia de mini-mill, o que resultará em um programa de produtos mais amplo e melhor posição de custo. O objetivo é eliminar em grande parte as emissões de dióxido de carbono por volta de 2030, 15 anos antes do anunciado anteriormente. No entanto, para alcançar esta meta, a infraestrutura necessária, principalmente o acesso à eletricidade livre de combustíveis fósseis, deve estar pronta à tempo.
Publicidade
Publicidade
Equipamentos - STADLER GmbH

“Nossos clientes estão exigindo produtos isentos de combustíveis fósseis da SSAB. Podemos resolver os desafios técnicos e temos uma forte posição financeira. Se conseguirmos resolver a questão do fornecimento de energia e das licenças ambientais em conjunto com a sociedade, poderemos fazer a transição 15 anos antes do plano comunicado anteriormente. Podemos financiar o plano por meio de nosso próprio fluxo de caixa, resultando em um programa de produtos mais amplo e um melhor custo”, diz Martin Lindqvist, presidente e CEO da SSAB.

Redução de emissões de dióxido de carbono de 8 milhões de toneladas por ano

A SSAB está liderando a transição verde na indústria siderúrgica por meio da iniciativa exclusiva HYBRIT, que a siderúrgica sueca está promovendo junto com seus parceiros, e a conversão em Oxelösund, que já foi planejada. A decisão significa uma transformação dos outros locais de produção nórdicos da SSAB durante os próximos dez anos, consideravelmente mais rápido do que o objetivo anterior de 2045. O primeiro passo será desenvolver um plano de transformação mais detalhado para cada local de produção. A ordem de transformação do local dependerá, entre outras coisas, da disponibilidade da infraestrutura necessária, em particular do acesso à eletricidade competitiva. O plano significa que todas as emissões da SSAB serão amplamente eliminadas no início da próxima década, o que significará uma redução de emissões de mais de 8 milhões de toneladas de dióxido de carbono por ano, em comparação com os níveis atuais.

O investimento permitirá uma redução de cerca de 10% nas emissões totais de dióxido de carbono da Suécia e cerca de 7% na Finlândia.

Novo sistema de produção

A intenção é transformar o sistema de produção nórdico da SSAB com base na estratégia de negócios atual. O novo sistema significará maior capacidade para produtos premium, uma melhor posição de custo e produção livre de combustíveis fósseis. Sob o novo plano, as unidades de produção de Luleå e Raahe serão transformadas em mini-mills econômicas, com fornos elétricos a arco e laminadores. Já as unidades Borlänge e Hämeenlinna serão desenvolvidas de acordo com os novos processos de produção.

Os investimentos estratégicos no novo sistema de produção de tiras devem totalizar aproximadamente 45 bilhões de coroas suecas (equivalente a mais de US$ 4 bilhões e R$ 25 bilhões) durante 2022-2030. Ao mesmo tempo, isso eliminará a necessidade de investir em sistemas existentes com altos-fornos, siderúrgicas e laminadores.

Programa de produtos mais amplo e posição de custo melhorada

O investimento resultará em uma oferta mais ampla de produtos premium da SSAB, como aço de alta resistência (AHSS) e aço temperado e revenido (Q&T). Um programa dimensional ampliado com tolerâncias aprimoradas aumentará a oferta para a indústria automotiva, entre outras. O plano tem várias vantagens:

  • Um programa de produtos mais amplo em aços especiais e um melhor mix de produtos livres de combustíveis fósseis;
  • Custos mais baixos através, entre outras coisas, de uma produção mais eficiente e prazos de entrega significativamente mais curtos;
  • Eliminação dos custos de emissão de dióxido de carbono, uma vez que os altos-fornos são desativados;
  • Maior flexibilidade para responder às flutuações de negócios assim que a transformação for concluída.

Financiamento por fluxo de caixa

A SSAB tem uma posição financeira forte e a avaliação é de que a empresa pode financiar o programa de investimentos estratégicos por meio de seu próprio fluxo de caixa. Os processos de licenciamento para Luleå e Raahe começarão em 2022.

“Agora temos uma oportunidade única na Suécia e na Finlândia. Uma transformação rápida e acelerada da indústria nos permitirá criar novas cadeias de valor livres de combustíveis fósseis e garantir empregos na indústria nórdica para o futuro. Aumentaremos os ganhos da SSAB, reduzindo rapidamente as emissões de dióxido de carbono e entregando uma contribuição significativa para o clima e a transição da sociedade”, diz Martin Lindqvist.

Sobre a SSAB

A SSAB é uma empresa nórdica de produção de aços com unidade produtiva também nos EUA. A SSAB oferece produtos de valor agregado e serviços desenvolvidos em estreita colaboração com os seus clientes para criar um mundo mais forte, mais leve e mais sustentável. Tem funcionários em mais de 50 países e conta com instalações de produção na Suécia, Finlândia e nos Estados Unidos. A SSAB está cotada na Bolsa de Valores Nórdica de Estocolmo, Nasdaq, e na Nasdaq em Helsinque. Junte-se a nós também nas redes sociais: FacebookInstagramLinkedInTwitter e YouTube.

Site oficial: https://www.ssab.com.br/

Crédito:
Imprensa | SSAB

ANUNCIE COM A AMBIENTAL MERCANTIL
AMBIENTAL MERCANTIL | ANUNCIE NO CANAL MAIS AMBIENTAL DO BRASIL
Sobre Ambiental Mercantil Notícias 5039 Artigos
AMBIENTAL MERCANTIL é sobre ESG, Sustentabilidade, Economia Circular, Resíduos, Reciclagem, Saneamento, Energias e muito mais!