Continental lança primeiros pneus com poliéster feito de garrafas PET recicladas

softelec

Imagem: Divulgação

  • Novo material substitui completamente o poliéster convencional na carcaça dos pneus
  • Tecnologia sustentável desenvolvida pela Continental chegou à linha de produção em apenas oito meses
  • Um conjunto de pneus de um carro de passeio padrão utiliza o material de cerca de 40 garrafas PET recicladas
Publicidade
Publicidade
Equipamentos - STADLER GmbH

São Paulo, abril de 2022. A Continental, fabricante de pneus de tecnologia alemã, é a primeira a incorporar em seus produtos fios de poliéster reciclados obtidos a partir de garrafas plásticas PET (ContiRe.Tex). O novo material de alto desempenho será usado pela primeira vez em cinco dimensões dos modelos PremiumContact 6, EcoContact 6 e AllSeasonContact produzidos na próxima fase de lançamento na planta da Continental em Lousada, Portugal, e será gradativamente implementada em outros mercados. Os pneus com tecnologia ContiRe.Tex possuem um logotipo especial aplicado na lateral (“Contém Material Reciclado”).

Ele substitui completamente o poliéster convencional na carcaça dessa gama selecionada, sendo que um conjunto de pneus de carro de passeio padrão utiliza o material de cerca de 40 garrafas PET recicladas.

Em setembro de 2021, a Continental revelou pela primeira vez a tecnologia ContiRe.Tex, desenvolvida internamente. Ela emprega fios de poliéster obtidos a partir de garrafas PET usadas sem quaisquer etapas químicas intermediárias e não recicladas de qualquer outra forma. Isso torna essa tecnologia muito mais eficiente em comparação a outros métodos convencionais de processamento de garrafas PET em fios de poliéster de alto desempenho. Como parte de um processo especial de reciclagem, as garrafas são classificadas e limpas mecanicamente. Após a trituração mecânica, o PET é granulado para finalmente gerar os fios de poliéster.

Os fios de poliéster feitos de PET absorvem as forças da pressão interna do pneu e permanecem estáveis mesmo sob altas cargas e temperaturas.

Crédito: Divulgação
Crédito: Divulgação

Para tornar os pneus ainda mais econômicos e ecologicamente corretos tanto na fabricação, como no uso e também na reciclagem, a Continental está pesquisando intensamente materiais alternativos para a sua produção.

Até 2050, no máximo, a empresa pretende empregar apenas materiais sustentáveis na produção de seus pneus.

Sobre a Continental 

A Continental desenvolve tecnologias e serviços pioneiros para mobilidade sustentável e conectada de pessoas e seus bens. Fundada em 1871, a empresa de tecnologia oferece soluções seguras, eficientes, inteligentes e soluções acessíveis para veículos, máquinas, trânsito e transporte. Em 2021, a Continental gerou vendas de € 33,8 bilhões e atualmente emprega mais de 190.000 pessoas em 58 países e mercados.

A área de negócios de Pneus possui 24 locais de produção e desenvolvimento em todo o mundo. A Continental é uma das principais fabricantes de pneus com mais de 57.000 funcionários e registrou vendas de € 11,8 bilhões em 2021 nesta área de negócios. A Continental está entre as líderes de tecnologia na produção de pneus e oferece uma ampla gama de produtos de carros de passeio, veículos comerciais e especial, bem como para duas rodas. Através de contínuo investimento em pesquisa e desenvolvimento, a Continental contribui significativamente para a mobilidade segura, econômica e mais eficiente ecologicamente. O portfólio desta unidade de negócios inclui serviços para a indústria de pneus, aplicações comerciais e de frotas, bem como sistemas de gestão digital.

Para conhecer mais sobre a linha de pneus da Continental visite https://www.conti.com.br/

Crédito:
Imprensa | Continental

ANUNCIE COM A AMBIENTAL MERCANTIL
AMBIENTAL MERCANTIL | ANUNCIE NO CANAL MAIS AMBIENTAL DO BRASIL
Sobre Ambiental Mercantil Notícias 4933 Artigos
AMBIENTAL MERCANTIL é sobre ESG, Sustentabilidade, Economia Circular, Resíduos, Reciclagem, Saneamento, Energias e muito mais!