Ação do Instituto Limpa Brasil retira mais de 430 mil quilos de resíduos na praia do Recreio no Rio

softelec
Limpa Brasil - Ação Dia do Rio
Limpa Brasil - Ação Dia do Rio

Imagem: Dilvulgação

  • Com o apoio da Prefeitura do Rio de Janeiro, mais de 300 voluntários participaram do mutirão de limpeza para a campanha #ÁguaCorrente
Publicidade
Publicidade
Equipamentos - STADLER GmbH

Novembro de 2022 – O Instituto Limpa Brasil, organização sem fins lucrativos responsável pelo maior movimento de mobilização mundial em defesa do descarte adequado de resíduos no Brasil, promoveu a retirada de mais de 430 mil quilos de lixo em mutirão de limpeza na Praia do Recreio, Rio de Janeiro, em 12 de novembro.

Mais de 300 voluntários se organizaram em grupos de limpeza na ação ambiental realizada com apoio da Secretaria Municipal do Ambiente e Clima do Rio de Janeiro e parceria da empresa Anjos Luz Terapia.

Foto: Limpa Brasil – Ação Dia do Rio

“Mais do que apenas recolher o lixo jogado por outra pessoa, essa é uma ação que busca inspirar e educar cada vez mais pessoas a não repetirem os mesmos erros e despertarem para a urgência da participação de todos na luta pela preservação do meio ambiente. As belas praias cariocas merecem ser apreciadas com consciência para que futuras gerações continuem a visitá-las”, declara Edilainne Pereira, diretora do Instituto Limpa Brasil.

Apesar da região da praia ser limpa três vezes ao dia, foram coletados 438.520 quilos de lixo, evidenciando a necessidade contínua de conscientização ambiental. De acordo com a Associação Internacional de Resíduos Sólidos (ISWA, sigla em inglês) cerca de 80% dos resíduos encontrados nos oceanos vêm das cidades.

A cada tonelada de resíduo de plástico descartado, cerca de 7 quilos se tornam lixo marítimo. 

A ação faz parte da campanha #ÁguaCorrente para o Dia do Rio, comemorado em 24 de novembro.

Em alusão à data, o Limpa Brasil promove mutirões no Brasil todo para preservação e proteção de rios e oceanos, além de alertar sobre problemáticas da escassez da água em escolas e conteúdos informativos nas redes sociais. A iniciativa é uma das várias campanhas sazonais realizadas pela ONG com a iniciativa #EuCuidoDoMeuQuadrado.  

Sobre o Instituto Limpa Brasil

O Instituto Limpa Brasil é uma organização sem fins lucrativos que visa promover a conscientização do descarte irregular do lixo por meio da realização de projetos integrados que envolvem a sociedade civil, o setor privado e os órgãos do governo. Desde 2010, em parceria com a Fundação Let’s Do It!, realiza no Brasil o maior movimento de mobilização mundial em defesa do descarte adequado de resíduos, que já atraiu mais de 70 milhões de voluntários em ações de limpeza em mais de 191 países.

Site oficial: https://limpabrasil.org

Credito:
Imprensa

ANUNCIE COM A AMBIENTAL MERCANTIL
AMBIENTAL MERCANTIL | ANUNCIE NO CANAL MAIS AMBIENTAL DO BRASIL
Sobre Ambiental Mercantil Notícias 4933 Artigos
AMBIENTAL MERCANTIL é sobre ESG, Sustentabilidade, Economia Circular, Resíduos, Reciclagem, Saneamento, Energias e muito mais!