Novo programa nacional de reciclagem une saúde, beleza e sustentabilidade

softelec

Imagem: Divulgação | A iniciativa é resultado da parceria firmada entre Weleda, pioneira em medicamentos antroposóficos e cosméticos naturais orgânicos, e da TerraCycle, líder global em soluções ambientais de resíduos complexos.

Publicidade
Publicidade
Equipamentos - STADLER GmbH

Novembro de 2022 – Unindo saúde, beleza e sustentabilidade, o novo programa nacional de reciclagem da TerraCycle será feito em parceria com a Weleda, referência em medicamentos antroposóficos e cosméticos naturais.

A iniciativa busca promover a consciência ambiental e contribuir para um mundo com soluções mais circulares.

Para participar, os consumidores poderão se dirigir a uma das farmácias Weleda, que dispõem urnas coletoras para o descarte das embalagens da marca, seja de medicamentos OTC, manipulados (cheios ou vazios) e cosméticos. Para aqueles que não contam com nenhum destes pontos de entrega em sua região, existe a possibilidade de o envio ser realizado gratuitamente pelos Correios.  Neste caso, é preciso apenas se cadastrar no site da TerraCycle, imprimir a etiqueta pré-paga de postagem do programa e levar a caixa contendo as embalagens de produtos Weleda até uma agência dos Correios. 

O programa de reciclagem foi lançado recentemente, mas não é de hoje que a Weleda busca a harmonia entre as pessoas e a natureza.

A empresa tem investido em materiais de origem reciclada — hoje representam 45% do volume de embalagens —, redução no uso de materiais e a logística reversa pós-consumo de seus produtos. 

Um dos problemas atuais da contaminação das águas é o descarte de medicamentos. Recentemente, um grupo de cientistas internacionais analisou amostras de 1.052 localidades diferentes, espalhadas por 104 países, e, no Brasil, foram coletadas nas regiões da Amazônia, Nordeste e Sudeste. Em todos os lugares, identificou-se a contaminação das águas por medicamentos, sendo que 25% deles apresentaram níveis perigosos, indicando ameaça à vida das espécies. A pesquisa foi publicada na Revista Científica PNAS e coordenada por John Wilkinson, da Universidade de York, no Reino Unido.  

“A indústria de saúde e beleza é uma das mais poluentes hoje. Utilizar matérias-primas puras e sustentáveis é algo que já fazemos há 100 anos, agora nosso olhar está para o destino correto de nossas embalagens e um modelo de negócio mais circular. Este programa de reciclagem com a TerraCycle será um passo fundamental desse processo, que envolve não somente a nossa operação, como o engajamento de nossos consumidores”, comenta Beatriz Branco, gerente de branding e sustentabilidade da Weleda

Os resíduos coletados serão recebidos e separados de acordo com o tipo de material, tais como plástico, papel e papelão, alumínio e vidro. Posteriormente, os materiais serão processados, transformados em matéria prima reciclada e/ou destinados de forma ambientalmente adequada. A matéria prima reciclada é, então, utilizada por empresas na fabricação de novos produtos completando a jornada da reciclagem. As embalagens com medicamentos domiciliares antroposóficos vencidos e/ou em desuso da marca serão utilizadas para geração de energia conforme legislação ambiental vigente (Decreto nº 10.388/2020).

A sustentabilidade é o pilar fundamental da TerraCycle, que possui diversos programas de reciclagem ativos. O objetivo da companhia é firmar cada vez mais parcerias com empresas que compartilham do propósito de Eliminar a Ideia de Lixo e construir caminhos para uma economia circular

Segundo Renata Ross, gestora de Marketing e Relacionamento na TerraCycle, o Brasil é um dos principais pólos de consumo de produtos de saúde e beleza. “Recebemos com muita alegria a oportunidade de firmar uma parceria com a Weleda. Trata-se de uma empresa que sempre se diferenciou pelo processo de cultivo, extração das matérias-primas e de produção, entregando produtos naturais de alta qualidade. Eu já era admiradora e consumidora da marca. Agora, podemos, juntos, oferecer a estas embalagens uma solução totalmente alinhada aos valores da Weleda e da TerraCycle.”

Benefício Social – Além do aspecto ambiental, a marca vinculou um benefício social à iniciativa. Para cada 1kg de material coletado, Weleda doará de R$ 3,00 para a Parsifal, instituição de Pedagogia Curativa e Terapia Social, que tem como objetivo promover o desenvolvimento pessoal e o convívio social de crianças, jovens e adultos com deficiências e distúrbios psíquicos. Atualmente, o atendimento da entidade abrange o jardim de infância, escola especial do 1º ao 9º ano, centro de convivência e oficinas terapêuticas.

De acordo com Maria Regina Redondo, coordenadora geral da Parsifal, o propósito da instituição é a integração social dessas pessoas por meio de oficinas que incentivam o desenvolvimento. A metodologia de ensino é baseada na Antroposofia, filosofia que busca compreender a relação humana com a natureza e o universo, e da qual tanto a Parsifal como a Weleda se inspiram. 

“Nós temos terapias integrativas complementares como musicoterapia, cantoterapia, terapia artística, yoga, entre outros. Essa parceria vai ser muito importante para fortalecer o nosso trabalho, principalmente porque perdemos muito apoio durante a pandemia”, comenta a coordenadora.

Sobre a TerraCycle

A TerraCycle é uma empresa inovadora de gestão de resíduos que atua em 21 países com a missão de Eliminar a Ideia de Lixo®. É líder global em soluções únicas de reciclagem, conteúdo reciclado, e reuso e faz parcerias com empresas, comunidades e consumidores para contribuir com a transformação de uma economia linear para circular. 

Por meio dessa abordagem, constrói e gerencia programas de reciclagem gratuitos para materiais difíceis de se reciclar (ou “para uma variedade de resíduos não recicláveis localmente”), permitindo que sejam transformados em novos produtos e embalagens; opera uma plataforma global de reuso chamada Loop, e para enfrentar os complexos desafios de resíduos em países emergentes, criou a TerraCycle Global Foundation, uma instituição sem fins lucrativos. 

Site oficial: https://www.terracycle.com/

Sobre a Weleda

Referência em medicamentos antroposóficos e cosméticos naturais, a empresa suíça completa 100 anos mantendo-se fiel a seu propósito de cuidar da saúde e bem-estar das pessoas e da natureza. A origem e inspiração da marca vem da antroposofia, uma filosofia que vê o ser humano como parte da natureza e que compreende as pessoas como um ser integral (corpo, mente e individualidade). Pela forte conexão com a natureza, as práticas sustentáveis estão no DNA da empresa desde a fundação, em 1921, como uso de ingredientes de cultivo orgânico e biodinâmico que preservam a biodiversidade e a saúde do solo. Presente em mais de 50 países, a Weleda está no Brasil desde 1959 com um portfólio de mais 60 produtos que podem ser encontrados em grandes redes de farmácias convencionais e de homeopatia, além das lojas próprias e e-commerce (https://www.weleda.com.br/).

Além disso, a marca é uma empresa B e faz parte de um movimento internacional que se propõe a causar impacto positivo no mundo e nas comunidades com as quais atuam através de um modelo de negócio que fomente o desenvolvimento sustentável, inclusivo e com preservação ambiental.

A Weleda também é membro da UEBT (União para o BioComércio Justo), uma organização internacional sem fins lucrativos que promove o uso de recursos naturais com responsabilidade e fomenta o crescimento sustentável com desenvolvimento local e conservação da biodiversidade. Os cosméticos recebem a certificação Natrue, selo independente europeu que atesta cosméticos naturais e orgânicos; e IBD, maior certificadora da América Latina de produtos naturais e orgânicos.

Site oficial: https://www.weleda.com.br/

Crédito:
Imprensa | TerraCycle

ANUNCIE COM A AMBIENTAL MERCANTIL
AMBIENTAL MERCANTIL | ANUNCIE NO CANAL MAIS AMBIENTAL DO BRASIL
Sobre Ambiental Mercantil Notícias 5042 Artigos
AMBIENTAL MERCANTIL é sobre ESG, Sustentabilidade, Economia Circular, Resíduos, Reciclagem, Saneamento, Energias e muito mais!