Em um ano, linha Ecomind da Euro Colchões reciclou mais de 54 mil garrafas PET

softelec
Em um ano, linha Ecomind da Euro Colchões reciclou mais de 54 mil garrafas PET

Por Adson Dutra | Colaboração para Ambiental Mercantil, em São Paulo; Imagem divulgação Euro Colchões

Publicidade
Publicidade
Equipamentos - STADLER GmbH

Referência em qualidade na prestação de serviços de bem-estar e saúde, a Euro Colchões, com a iniciativa Ecomind reciclou, em 2020 mais de 54 mil garrafas pets para a fabricação dos colchões comercializados pela empresa desde sua criação em 2019.

A coleção de colchões Ecomind é uma ação sustentável criada pela corporação Euro Colchões, em que os materiais são feitos à mão, com a reciclagem de garrafas pets resgatadas da poluição dos oceanos. O projeto é totalmente pensado com foco na sustentabilidade e preservação do meio ambiente.

Foto: Maurício Aballo, CEO da Euro Colchões

“O impacto desse trabalho no meio ambiente é muito relevante, nesse período [Um ano], já retiramos das costas cerca de 54 mil garrafas PET. Uma média de 61 garrafas de plástico por colchão, 1,9 kg de sucata e 3,5 kg de descarte de tecido são usados em cada colchão EcoMind produzido, explica Maurício Aballo, CEO da Euro Colchões.

Além do impacto e dados de coleta reciclável mencionado por Aballo, a iniciativa procura manter um cuidado com cada detalhe de reciclagem, desde a escolha de fornecedores aliados a causa, como o material antiderrapante proveniente de um fornecedor que já reciclou mais de 1 bilhão de garrafas pets. O aço utilizado para fabricar as molas, obtido de uma parceira que recicla ferro. A cola utilizada é isenta de solventes. O feltro tem em sua composição 99% de resíduos têxteis e 1% de garrafas PET recicladas, retiradas do meio ambiente. E por fim, o tecido é uma iniciativa da UNIFI, maior recicladora do mundo, criadora da fibra Repreve Our Ocean.

Segundo uma pesquisa realizada em 2020 e divulgada pela Associação Brasileira de Empresas de Limpeza Pública e Resíduos Especiais (Abrelpe), o plástico é o principal responsável por 70% dos resíduos encontrados nos mares brasileiros. Este fato preocupa muitos ambientalistas acerca dos danos causados pela poluição de plásticos ao meio ambiente e principalmente a vida animal e humana no planeta terra.

Empresas como a Euro Colchões, através de soluções sustentáveis colaboram para minimizar os estragos causados pela poluição de plásticos, com medidas de reciclagem para fabricação de seus produtos, contribuindo com uma economia circular, em prol do meio ambiente.

Desde o lançamento em 2019, a Ecomind reciclou aproximadamente 300 mil garrafas pets, 7 toneladas de sucata de ferro e 17 toneladas de resíduos de tecidos.

“Entendemos que a solução para a preservação do meio ambiente passará obrigatoriamente pela participação ativa das empresas e a mudança de cultura das pessoas. Muitas coorporativas contribuem, de forma direta ou indireta, com a aumento da poluição do ar que respiramos, dos rios e oceanos cada vez mais poluídos, do aquecimento global e somos nós empresas que devemos também participar desta reconstrução”, finaliza Aballo.

Imagem: Divulgação | Colchão feito de garrafas pets recicladas

Sobre EURO COLCHÕES

Presente no mercado desde 2005, a Euro Colchões se destaca no mercado como referência na criação de soluções de bem-estar, conforto e saúde, que a faz ser reconhecida como uma das melhores empresas do segmento. Desde a sua inauguração, a marca tem como foco principal o desenvolvimento de novas tecnologias. Para isso, a empresa firmou parceria de transferência de tecnologia, exclusividade de fabricação e comercialização com os colchões KINGSDOWN e com a UNIFI, maior fabricante de fios reciclados do mundo e desenvolveu a linha ECOMIND.

A empresa está localizada nos 4 estados da região Sudeste possuindo hoje mais de 55 lojas.

Além de uma fábrica localizada em Três Rios (RJ), que conta com uma área de 35 mil m², sendo 7 mil m² de área construída. A empresa ainda tem uma ampla gama de produtos, como: boxes, travesseiros, protetores de colchões, cabeceiras, painéis e poltronas. Site: https://www.eurocolchoes.com/

Sobre AMBIENTAL MERCANTIL

AMBIENTAL MERCANTIL NOTÍCIAS é um canal que promove o meio ambiente, através da divulgação de tecnologias ambientais e inovações, produtos e serviços de sustentabilidade, nacionais e internacionais. Site https://noticias.ambientalmercantil.com e https://ambientalmercantil.com/ .

Crédito:
Assessoria de Imprensa | Ambiental Mercantil

ANUNCIE COM A AMBIENTAL MERCANTIL
AMBIENTAL MERCANTIL | ANUNCIE NO CANAL MAIS AMBIENTAL DO BRASIL
Sobre Ambiental Mercantil Notícias 5039 Artigos
AMBIENTAL MERCANTIL é sobre ESG, Sustentabilidade, Economia Circular, Resíduos, Reciclagem, Saneamento, Energias e muito mais!