Conheça o hotel que vem lutando pela conservação da Amazônia há quase 30 anos

softelec

Imagem: Divulgação

  • Em operação desde os anos 90, o hotel Cristalino Lodge, da empresária Vitória da Riva, é um clássico exemplo de pioneirismo ecológico no segmento do turismo
Publicidade
Publicidade
Equipamentos - STADLER GmbH

Junho de 2022 – Ferrenha defensora do meio ambiente, a ambientalista e empresária Vitória da Riva, pode-se orgulhar de muitos feitos em sua trajetória pessoal e profissional, mas nenhum deles se equipara ao fato de ter sido uma das grandes responsáveis por difundir o turismo ecológico no Brasil, algo impensável no início dos anos 1990. Naquela época, aliás, sempre que ensaiava contar para alguém suas aspirações de promover o turismo de natureza no sul da Amazônia, a pecha de maluca entrava em cena.

Foto – Vitória da Riva

“Você vai trazer gente aqui para ver mato? Não faz sentido!”

Hoje, três décadas depois, muita coisa mudou.

O meio ambiente ainda sofre, mas há cada vez mais empresas engajadas na causa ambiental. No campo do turismo, não é diferente. O chamado turismo sustentável, algo idealizado por Vitória da Riva lá atrás, deixou de ser um sonho para se tornar realidade.

Realidade essa que pode ser vista, ouvida e sentida no Cristalino Lodge, um dos 25 melhores ecolodges do mundo segundo a National Geographic Traveler.

Fruto da insistência de Vitória, o empreendimento hoteleiro, situado no município de Alta Floresta (MT), não só evidenciou o sul da Amazônia para o turismo internacional, mas uniu o útil ao agradável ao possibilitar a prospecção de um negócio concreto sem precisar destruir aquilo que a natureza levou anos para produzir.

Erguido em 1992, em uma clareira na floresta fechada, o hotel está incrustado, como uma joia, em meio à exuberância da floresta amazônica, dentro da Reserva Particular do Patrimônio Natural (RPPN), criada em 1997, como a 1ª do norte do Mato Grosso e que hoje conta com mais de 11.000 hectares de mata protegida, uma área seis vezes maior que o arquipélago de Fernando de Noronha.  

No início, ainda com uma estrutura enxuta, para no máximo 8 pessoas, o Cristalino Lodge apresentava uma frequência bem restrita de hóspedes, sobretudo estrangeiros e entusiastas da observação de pássaros, o birdwatching.

Com o passar dos anos, o empreendimento foi ganhando forma e prosperando como negócio. O entorno ajudava. A proximidade com os ecossistemas do Pantanal e do Cerrado fez com que muitas espécies destes habitats também pudessem ser encontradas no sul da Amazônia, criando uma zona de elevada biodiversidade.

Um terço de todas as aves do Brasil e inúmeras espécies endêmicas, que só existem em um determinado local, estão no Cristalino Lodge.

Tamanha variedade de espécies, não só atraiu mais visibilidade para o hotel, como reconhecimentos importantes no Brasil e no exterior pelos seus esforços na conservação da biodiversidade, um dos pilares do Cristalino Lodge e o principal motivo de inspiração e motivação para Vitória da Riva, que em 1999, criou a Fundação Cristalino para reforçar e fomentar pesquisas sobre a biodiversidade da Amazônia.

As pesquisas e ações desenvolvidas pela Fundação Cristalino, se mesclam ao sério trabalho de responsabilidade social e ambiental tocadas pelo hotel.

Suas ações de mínimo impacto ao ecossistema incluem a captação de energia limpa, feita por meio de 60 placas alto voltaicas que geram 2,3 MW ao mês, reciclagem e separação de lixo, arquitetura inteligente, uso de produtos orgânicos e o tratamento de água e efluentes cinzas e negros por meio de um sistema de camadas por filtros e bacia de evapotranspiração.

Por seus esforços na área ambiental, o hotel recebeu importantes premiações, como o Global Vision Awards, da Revista Travel & Leisure, e Sustainable Vision Award da Brazilian Luxury Travel Association, a BLTA.

“Além da fantástica experiência de reconexão, os turistas que nos visitam estão colaborando para o desenvolvimento de importantes iniciativas, que vão desde a captação de energia solar nos quartos, ao tratamento da água e o uso de produtos orgânicos da nossa horta. Para mim, é muito gratificante ver a sequência de um projeto que começou lá atrás. É uma vitória muito grande ver a floresta de pé e o ecoturismo em alta”, ressalta Vitória da Riva, sócia-proprietária do Cristalino Lodge.

Sobre o Cristalino Lodge

O Cristalino Lodge é um destino privilegiado na Amazônia para amantes da natureza. O hotel está localizado em Alta Floresta-MT, em uma Reserva Particular do Patrimônio Natural (RPPN) de 11.399 hectares – uma área seis vezes maior do que o arquipélago de Fernando de Noronha.

Só de aves, são 595 espécies diferentes já catalogadas, muitas delas raras para a ciência. A alta biodiversidade da região atrai turistas do mundo todo em busca de conforto e contato com a floresta autêntica no coração do Brasil.

O Cristalino possui 18 acomodações com lençóis Trousseau 300 fios, amenidades Granado, duas torres de observação de 50m de altura, atividades como trilhas de passeios guiados, canoagem e banho de rio no deck flutuante.

Todos os quartos são abastecidos com energia solar, garantindo conforto e bem-estar. Desde 1990, a Fundação Ecológica Cristalino contribui com o lodge no desenvolvimento de programas de conservação, educação e pesquisa em prol da biodiversidade.

Eleito pela National Geographic Traveler como um dos 25 melhores ecolodges do mundo, o Cristalino recebeu o certificado GreenLeaders TripAdvisor na categoria Platinum e foi vencedor do Sustainable Vision Award pela Brazilian Luxury Travel Association – BLTA.

Um dos bangalôs do Cristalino Lodge
Bar e Restaurante do Cristalino Lodge, visto de fora
Deck flutuante do Cristalino Lodge
Hóspede em uma das expedições diárias
Hóspede em uma das expedições diárias
Painéis solares do Cristalino Lodge
RPPN vista do alto

Site oficial: http://cristalinolodge.com.br/pt

Imprensa

ANUNCIE COM A AMBIENTAL MERCANTIL
AMBIENTAL MERCANTIL | ANUNCIE NO CANAL MAIS AMBIENTAL DO BRASIL
Sobre Ambiental Mercantil Notícias 4938 Artigos
AMBIENTAL MERCANTIL é sobre ESG, Sustentabilidade, Economia Circular, Resíduos, Reciclagem, Saneamento, Energias e muito mais!