Fundação Dom Cabral compensa 100% das emissões de carbono

softelec
A FDC está entre as melhores escolas de negócios do mundo, na 9ª posição dentre as escolas de educação executiva participantes do ranking do Financial Times 2022.
A FDC está entre as melhores escolas de negócios do mundo, na 9ª posição dentre as escolas de educação executiva participantes do ranking do Financial Times 2022.

Imagem: Divulgação | Através de parceria com a climatech Moss, uma das melhores escolas de negócios do mundo neutraliza emissões que correspondem à preservação de mais de 57 mil árvores preservadas por um ano e 8.222 viagens aéreas entre RJ e SP

Publicidade
Publicidade
Equipamentos - STADLER GmbH

Dezembro de 2022 – A Fundação Dom Cabral (FDC), que está entre as melhores escolas de negócios do mundo, na 9ª posição dentre as escolas de educação executiva participantes do ranking do Financial Times 2022, acaba de anunciar a compensação de 400 toneladas de emissões de carbono do seu inventário de 2021. Em parceria com a Moss, climatech brasileira pioneira e líder na comercialização de créditos de carbono e de soluções ambientais em blockchain, a FDC neutralizou 100% das emissões de CO2 referentes tanto ao impacto de suas atividades como as de empresas que compõem a sua cadeia de valor, os chamados escopos 1, 2 e 3.

O escopo 1 se refere a combustão estacionária de gás natural e GLP, combustão móvel de gasolina, diesel e etanol, emissões fugitivas de ar-condicionado, freezer e extintores e emissões de mudança no uso do solo. Neste escopo a FDC emitiu 50,88 toneladas de CO2.

O escopo 2 compreende a utilização de energia elétrica e a emissão de CO2 da FDC foi de 94,63 toneladas. Já no escopo 3, que se refere ao consumo de combustível proveniente de viagens a negócio; consumo de combustível proveniente de deslocamento de funcionários e resíduos sólidos, a Fundação Dom Cabral contabilizou 254,26 toneladas.

De acordo com o protocolo de registro de compensação nos três escopos, a FDC compensou não apenas suas emissões liberadas para a atmosfera como resultados das operações – como a combustão de veículos e de consumo de energia elétrica – como também contabilizou as emissões de gás efeito estufa pelas quais a empresa não tem responsabilidade direta e que são, portanto, mais difícil controlar.

“A implementação da responsabilidade ambiental é um de nossos compromissos estratégicos. Esperamos inspirar pessoas e organizações a agirem de uma forma mais sustentável, impulsionando-as a criarem impactos relevantes e positivos para um mundo melhor”, destaca André Proença, vice-presidente executivo da FDC.

A compensação foi realizada por meio das Unidades de Carbono Verificadas (VCU – verified carbon unit), que é o nome dado aos créditos de carbono gerados e certificados internacionalmente. A iniciativa de compensação da Fundação Dom Cabral apoiou o projeto Florestal Santa Maria, localizado no Município de Colniza, no extremo norte de Mato Grosso.

A neutralização realizada pela escola de educação executiva equivale a 57.353 árvores preservadas por um ano, 146.451 refeições brasileiras, 10.189 residências brasileiras abastecidas com energia elétrica e 8.222 viagens aéreas entre Rio de Janeiro e São Paulo.

“Por meio de parcerias como essa com a Fundação Dom Cabral, ampliamos o reconhecimento de iniciativas de compensação de emissões de carbono no planeta a partir de créditos de carbono. Ao torná-los mais acessíveis para pessoas e empresas dos mais variados portes, é possível combinar crescimento econômico e respeito ao meio ambiente”, destaca o CEO da Moss, Luis Felipe Adaime.

A iniciativa de compensação de carbono da Fundação Dom Cabral com a Moss faz parte de um conjunto de projetos sustentáveis.

“A sustentabilidade é tema presente na FDC dentro e fora de sala de aula. Temos professores que se dedicam à pesquisa sobre ESG, compartilhando os conhecimentos com os atuais e futuros líderes do País. E colocamos em prática, o que ensinamos”, reforça André Proença.

Outras iniciativas sustentáveis da FDC:

  • Compra de energia limpa certificada para os campi Nova Lima e BH;
  • Uso de lâmpadas de baixo consumo;
  • Captação de água da chuva para reuso;
  • Equipamentos de baixo consumo de energia;
  • Redução do consumo de combustível com a mudança do formato do transporte coletivo;
  • Coleta seletiva;
  • Utilização de copo biodegradável;
  • Ações de digitalização (redução de material didático impresso e controles administrativos).

Sobre Fundação Dom Cabral

É uma escola de negócios brasileira que há 46 anos tem a missão de contribuir para o desenvolvimento sustentável da sociedade por meio da educação, capacitação e desenvolvimento de executivos, empresários e gestores públicos. A FDC está entre as melhores escolas de negócios do mundo, na 9ª posição dentre as escolas de educação executiva participantes do ranking do Financial Times 2022.

Em 2021 passaram pela FDC mais de 37 mil profissionais entre executivos, empresários e gestores públicos. No campo social, a FDC conta com iniciativas de desenvolvimento, capacitação e consolidação de projetos, líderes e organizações sociais, contribuindo para o fortalecimento e o alcance dos resultados pretendidos por essas entidades. Dessa forma, em 2020 a escola executiva lançou o FDC – CSCDS (Centro Social Cardeal Dom Serafim), concebido para apoiar jovens em situação de vulnerabilidade social, empreendedores populares, organizações sociais e seus gestores, por meio do desenvolvimento e capacitação.

Em 2021, lançou o portal Seja Relevante, hub de informação com a curadoria da FDC e conteúdos proprietários, que traz notícias e informações relevantes para quem quer saber o que há de mais importante na área de carreira, gestão, negócios e impacto social. Acesse aqui e conheça.

Site oficial: https://www.fdc.org.br/

Sobre a Moss

A Moss é uma climatech que utiliza tecnologia para simplificar e democratizar o acesso às soluções sustentáveis.

Em 2020, criou o MCO2, o primeiro token lastreado de crédito de carbono usado para compensação de gases de efeito estufa. Desde março de 2020, a Moss já transacionou mais de R$ 150 milhões, que ajudaram a conservar, aproximadamente, 152 milhões de árvores na Amazônia em projetos certificados e auditados internacionalmente. A empresa é membro do Conselho Empresarial Brasileiro para o Desenvolvimento Sustentável (CEBDS).

Site oficial: https://moss.earth/pt-br/

Crédito:
Imprensa

ANUNCIE COM A AMBIENTAL MERCANTIL
AMBIENTAL MERCANTIL | ANUNCIE NO CANAL MAIS AMBIENTAL DO BRASIL
Sobre Ambiental Mercantil Notícias 5027 Artigos
AMBIENTAL MERCANTIL é sobre ESG, Sustentabilidade, Economia Circular, Resíduos, Reciclagem, Saneamento, Energias e muito mais!