Braskem firma parceria com empresas para o desenvolvimento de embalagem stand up pouch com resinas recicladas pós-consumo (PCR)

Braskem firma parceria com empresas para o desenvolvimento de embalagem stand up pouch com resinas recicladas pós-consumo (PCR)

Imagem: Divulgação | Iniciativa junto a Antilhas, Gualapack e Terphane proporciona alternativa para marcas que demandam embalagens com barreira e produzidas a partir de matéria-prima reciclada

São Paulo, maio de 2022 – Buscando reforçar seu compromisso para que as marcas parceiras atinjam suas metas de sustentabilidade, a Braskem, em uma ação colaborativa com a Antilhas, Gualapack e Terphane, desenvolveu uma embalagem stand-up-pouch (SUP) feita com matéria-prima reciclada pós-consumo (PCR). Trata-se de uma nova alternativa para marcas que necessitam de soluções com barreira e que buscam incorporar o uso de PCR em suas embalagens não alimentícias.

A parceria tem início com o envio da resina reciclada de polietileno (PE) I’m greenTM recycled da Braskem, junto com um filme PET com PCR Ecophane® fornecido pela Terphane o mesmo utilizado em garrafas plásticas de refrigerantes – para a Antilhas, responsável por sua produção, laminação e impressão.

Após a conclusão desta etapa, a estrutura da embalagem é encaminhada à Gualapack, que realiza a injeção do bico e da tampa com polietileno reciclado e formata o pouch. Por fim, a comercialização do produto fica a cargo da Antilhas e da Gualapack.

A tecnologia desenvolvida com resina reciclada pós-consumo concebida por meio desta colaboração resultou na produção de uma embalagem com 43,3% de conteúdo pós-consumo (r-PE + r-PET), gerado a partir de resíduos coletados por meio da logística reversa de embalagens da Braskem e de aterros sanitários.

“Essa parceria reforça nossa contribuição com a economia circular. Atuamos em diversas frentes e em conjunto com empresas altamente qualificadas, de modo a criar produtos mais sustentáveis e que atendam às demandas do mercado. A ampliação do uso de conteúdo reciclado em aplicações de alto valor como essa somente será possível com a união de todos os elos da cadeia”, afirma Américo Bartilotti, diretor do negócio de embalagens e bens de consumo da Braskem.

Alan Baumgarten, CEO da Gualapack, destaca que as embalagens foram submetidas aos mesmos protocolos de testes e segurança que as versões feitas com resina fóssil, mostrando que estão prontas para atender os requisitos do mercado.

”Após submetermos os pouches a uma bateria de testes de resistência, foi possível concluir que a tecnologia desenvolvida possui boa capacidade de selagem, o que viabiliza sua aplicação para produtos mais técnicos”, afirma.

A embalagem tem como objetivo contribuir para o retorno de embalagens plásticas à cadeia produtiva, sendo possível sua comercialização para mercados de home care e outros não alimentícios.

”Esta é uma alternativa especialmente para marcas que buscam atingir metas de incorporação de PCR em suas embalagens e que não possuem restrição ao uso deste tipo de material, como produtos de home care”, completa o CEO da Gualapack.

André Gani, diretor de Vendas & Marketing da Terphane, destaca a contribuição da linha Ecophane® ao projeto. “O desenvolvimento da linha Ecophane® não vai apenas ao encontro das métricas de sustentabilidade estabelecidas pela Terphane, mas atende a uma busca dos brand owners que querem associar suas marcas e produtos a embalagens cada vez mais sustentáveis. Ela é produzida a partir do PET reciclado de garrafas e embalagens e possui ao menos 30% de PCR em sua composição – ou seja, além de garantir um menor uso de matérias-primas virgens, contribui para a estimular a Economia Circular“.

“A participação da Antilhas neste projeto é mais um passo para ajudar as marcas a alcançarem a meta de ter 100% das embalagens reformuladas: tornando-as aderentes aos desafios listados na agenda de sustentabilidade das principais empresas, alcançando o status de Aterro Zero. Assim como fizemos com o stand up pouch 100% PE, estamos seguindo o nosso DNA e o nosso compromisso com o meio ambiente e desenvolvimento de projetos para a sustentabilidade“, afirma Carlos Hugo, gerente de desenvolvimento técnico comercial da Antilhas.

Sobre a Braskem

Orientada para as pessoas e para a sustentabilidade, a Braskem está engajada em contribuir com a cadeia de valor para o fortalecimento da Economia Circular. Os 8 mil Integrantes da petroquímica dedicam-se diariamente para melhorar a vida das pessoas por meio de soluções sustentáveis da química e do plástico. A Braskem possui DNA inovador e um completo portfólio de resinas plásticas e produtos químicos para diversos segmentos, como embalagens alimentícias, construção civil, industrial, automotivo, agronegócio, saúde e higiene, entre outros. Com 41 unidades industriais no Brasil, EUA, México e Alemanha, a companhia exporta seus produtos para Clientes em mais de 80 países.

Site oficial: https://www.braskem.com.br/

Redes sociais

Sobre a Antilhas

A Antilhas é uma das maiores indústrias do mercado de embalagens em papel, cartão e plástico flexível. Há mais de 30 anos se dedica a oferecer soluções inovadoras ao mercado. Atendendo aos mais rigorosos padrões internacionais de qualidade e de conformidades com os requisitos legais, a unidade de negócios de flexíveis da Antilhas Embalagens possui o selo FSSC 22000 – Certificação de Sistema de Segurança de Alimentos. Com grandes nomes de indústrias em seu portfólio de clientes, como Suzano, Braskem, Whirlpool, Weber Saint-Gobain, PepsiCo, Panasonic, dentre outras, a Antilhas Flexíveis tem como destaque entre seus produtos, além do processo de impressão com a tinta Gelflex-EB®, o Stretch Hood, filme de Polietileno (PE) extrusado utilizado para a unitização de embalagens de transporte.

Para mais informações, visite: http://www.antilhas.com.br/

Sobre a Gualapack

De origem italiana e especializada em embalagens flexíveis de alta complexidade, a Gualapack é líder mundial em embalagens stand-up pouches com bico e seu sistema de envase, um dos sistemas de embalagem que mais cresce no mundo. Presente em países como Itália, México, Costa Rica, Chile, Romênia, Ucrânia, Austrália, EUA e China, a Gualapack está há mais de 6 anos no Brasil.

Site oficial: https://www.gualapack.com.br/

Sobre a Terphane

Desde a sua fundação em 1976, a Terphane concentra-se no desenvolvimento de tecnologias e processos de fabricação de filmes especiais de poliéster biorientado (BOPET). Sua equipe possui ampla experiência e conhecimento em produção, revestimento e metalização de filmes. A empresa se destaca ainda por uma cadeia verticalizada que vai desde a produção da resina até a extrusão de filmes especiais. Esta característica garante um desempenho único aos filmes Terphane e a coloca como líder de mercado na América Latina e um importante player global. A Terphane faz parte do grupo industrial norte-americano Tredegar.

Site oficial: https://www.terphane.com/pt-br/

Crédito:
Imprensa | Braskem

ANUNCIE COM A AMBIENTAL MERCANTIL
AMBIENTAL MERCANTIL | ANUNCIE NO CANAL MAIS AMBIENTAL DO BRASIL
Sobre Ambiental Mercantil Notícias 2562 Artigos
AMBIENTAL MERCANTIL NOTÍCIAS é um canal exclusivo sobre o Meio ambiente e Tecnologias ambientais, ESG e Sustentabilidade, Energias Renováveis (Solar Eólica, Biogás e muito mais), Cursos e Eventos!