Incofios recicla 98,43% dos resíduos gerados por quilo de fios produzidos

softelec
A missão da Incofios é atender a indústria têxtil com o que há de melhor em soluções de fios de algodão.
A missão da Incofios é atender a indústria têxtil com o que há de melhor em soluções de fios de algodão.

Imagem: Divulgação

Publicidade
Publicidade
Equipamentos - STADLER GmbH

A sustentabilidade está no DNA da empresa catarinense do Grupo Rovitex, que há 20 anos investe em ações que promovem a preservação dos recursos ambientais

A Incofios recentemente divulgou o investimento de R$ 150 milhões na construção de um parque fabril no estado do Mato Grosso, para atender a demanda do mercado nacional e internacional de fios 100% algodão. Com a expansão, vem a preocupação de manter ativo o tripé da sustentabilidade, ou seja, o social, ambiental e econômico, caminhando juntos para um futuro promissor.

Na divulgação do relatório de 2021, a empresa apresenta números expressivos. Foram gerados quase dois milhões de resíduos com a produção de fios de algodão. Desses 98,43% foram reciclados e apenas 1,57% destinado a aterro sanitário

E esse trabalho é feito em conjunto com os colaboradores, que seguem o propósito da empresa e tem participação ativa nos resultados. O parque fabril em Mato Grosso segue os padrões e conceitos da matriz, localizada na cidade de Indaial, em Santa Catarina.

“Acreditamos que para ter um negócio promissor precisamos alinhar nossos processos com a sustentabilidade. Para isso, engajamos funcionários e investimos em ações como a construção de Estação de Tratamento de Água (ETA) industrial, onde toda a água utilizada nas instalações da fábrica é retirada do rio através de uma estação de captação, implantação de horta para levar a mesa dos colaboradores alimentos orgânicos cultivados dentro do parque. E, recentemente, trocamos mais de 1.200 lâmpadas na fábrica catarinense por iluminação em led, reduzindo 50% o consumo de energia com iluminação”, destaca o CEO da Incofios, Vitor Luiz Rambo Junior.

Além dos investimento, a empresa é parceira de iniciativas como o programa BCI (Better Cotton Initiative), e o SouABR que é a primeira iniciativa de rastreabilidade em larga escala na cadeia têxtil nacional, identificando e informando sobre os elos da produção: fazenda, fiação, tecelagem ou malharia, confecção e varejo.

Colaboradores alinhados no mesmo propósito

A Incofios investe também no treinamento e conscientização do público interno para seguir as diretrizes e o propósito da empresa de crescer de forma sustentável. Ela é certificada pelo GPTW (Great Place to Work), e para isso, mantém iniciativas de treinamento constante, como o exclusivo Programa de Gerenciamento de Qualidade da Incofios (PROINCO) – amplo e integrado programa de ações que visa a qualidade dos processos e produtos, programa de participação de lucro e outros benefícios para colaboradores.

“Ações simples, mas de grande impacto também fazem parte do dia a dia, como a troca de copos descartáveis por canecas para os colaboradores do setor administrativo. A redução foi de 14 mil copos plásticos por ano”, ressalta Rambo.

A missão da Incofios é atender a indústria têxtil com o que há de melhor em soluções de fios de algodão. Com valores de respeito, comprometimento, agilidade e sustentabilidade, com a meta de superar as 3.000 toneladas/mês de produção, e para isso, conta com processos de treinamento, normas internas, investimento em aprimoramento profissional, programa 5s e programas motivacionais, visando o crescimento de todos os colaboradores.

Site oficial: https://www.incofios.com.br

Crédito:
Imprensa

ANUNCIE COM A AMBIENTAL MERCANTIL
AMBIENTAL MERCANTIL | ANUNCIE NO CANAL MAIS AMBIENTAL DO BRASIL
Sobre Ambiental Mercantil Notícias 5029 Artigos
AMBIENTAL MERCANTIL é sobre ESG, Sustentabilidade, Economia Circular, Resíduos, Reciclagem, Saneamento, Energias e muito mais!