8ª edição do Solve For Tomorrow é marcada por projetos de sustentabilidade

softelec

Imagem: Divulgação | Com forte participação de todas as regiões do País, os projetos com foco em soluções sustentáveis foram destaque no Solve For Tomorrow

Publicidade
Publicidade
Equipamentos - STADLER GmbH

São Paulo, dezembro de 2021 – A 8ª edição do Solve For Tomorrow no Brasil foi um sucesso. Com um aumento de 22% na participação de estudantes, 40% na de professores e 52% na de escolas em comparação a última edição, o programa, que tem coordenação geral do Cenpec, foi marcado por projetos  baseados em ciência e tecnologia com foco em sustentabilidade. Com o maior número de projetos semifinalistas e finalistas, os estados do Ceará e São Paulo ficaram em destaque na cerimônia de premiação, que foi transmitida em 18 de novembro pelos canais da Samsung e do Respostas para o Amanhã no YouTube.

Os projetos dos alunos de Toledo, no Paraná, e Novo Hamburgo, no Rio Grande do Sul, envolveram a criação de um biofilme orgânico e um bioplástico, respectivamente. Enquanto a equipe paranaense, recebeu uma menção honrosa por desenvolver um extrato vegetal e um biofilme orgânico que reduz o desperdício de frutos nos períodos pré e pós-colheita, os alunos gaúchos ficaram entre os mais votados pelo Júri Popular com a criação de bioplástico a partir do caroço da manga. A solução é usada para embalar alimentos secos, substituindo embalagens de plástico comumente utilizadas em serviços de delivery.

Voltados para o consumo de água e alimentos em geral, os projetos de Crateús, Ceará, e São Carlos, interior de São Paulo, foram destaque na final do Solve For Tomorrow 2021. A equipe paulista, que ficou em 1º lugar entre os vencedores nacionais, reutilizou alimentos que seriam descartados para produzir biogás, que é utilizado na cozinha da escola. Já a equipe cearense, que ficou em 2º lugar na categoria, criou um sistema que usa a radiação solar para purificar a água e torná-la própria para o consumo.

Projetos com foco em plantio e a colheita

Também foram finalistas da 8ª edição do Solve For Tomorrow projetos criados para beneficiar os agricultores de diferentes regiões do país. Os alunos da Escola Estadual de Educação Profissional Maria Môsa da Silva, em Ocara, Ceará, ficaram entre os mais votados pelo Júri Popular com um protótipo que facilita a separação da castanha de caju do fruto, tornando o processo mais rápido e contribuindo para a economia local com o aumento da renda de pequenos produtores locais.

Além disso, ficaram entre os finalistas a equipe de Granja, também no Ceará, com um sistema de irrigação para combater a seca e permitir a colheita da região durante todo o ano; e a equipe Lençóis Paulista, interior de São Paulo, com um tubete agrícola desenvolvido a partir da cana-de-açúcar e da borra do café, que substitui os tubetes plástico, um acessório bastante utilizado no processo de plantação.

Outros projetos de destaque incluem o de Flores (PE), que ficou em 3º lugar entre os Vencedores Nacionais com um protótipo que visa combater o caruncho, uma traça que degrada grãos; o projeto de reabilitação pulmonar para pacientes com sequelas da Covid-19, que foi desenvolvido por alunos de Chapecó (SC) e ficou entre os mais votados do Júri Popular, e um protótipo de alarme para reforço da segurança pública, que colocou os alunos de Campinas (SP) entre os finalistas da 8ª edição.

“Não há dúvidas de que foi uma edição histórica. Nosso objetivo é alcançar cada vez mais escolas em todo o Brasil, então estamos muito contentes e orgulhosos. O Solve For Tomorrow faz parte da visão global de responsabilidade social, o “Together for Tomorrow! Enabling People“, que busca capacitar as futuras gerações e aprimorar suas habilidades para que criem soluções cada vez mais criativas e inovadoras. Dessa forma, além de resolver demandas locais de onde vivem, esses jovens contribuem para a criação de um mundo cada vez melhor para todos. Esse é o poder da educação atrelada à tecnologia”, afirma Isabel Costa, Gerente de Cidadania Corporativa da Samsung Brasil.

“O aumento no número de inscritos desta edição e o forte envolvimento dos (as) estudantes com os projetos nos mostra o quão importante é ofertar educação e pesquisa aos (às) jovens das diferentes regiões do país. Esse movimento ajuda a diminuir as desigualdades educacionais e ainda promove a formação científica nas escolas. Oferecer educação de qualidade com equidade para todos e todas é o grande objetivo do Cenpec e, com o Prêmio, vislumbramos essa possibilidade e isso nos dá força para continuar acreditando e investindo na educação”, pontua Ana Cecília Arruda, coordenadora de programas e projetos do Cenpec.

Os projetos vencedores pelo Júri Popular foram contemplados com o Troféu “Projeto Vencedor pelo Júri Popular” e fones de ouvido Samsung Buds+ para cada um dos estudantes e seus respectivos professores orientadores. Já os projetos selecionados como Vencedores Nacionais, foram contemplados com uma Smart TV Samsung para suas respectivas escolas. Além de smartphones (1º lugar), tablets (2º lugar) e smartwatches Samsung (3º lugar) para cada aluno das equipes vencedoras.

Todos os estudantes finalistas também receberam um notebook Samsung, assim como os professores semifinalistas.

Confira a lista dos vencedores do Solve For Tomorrow 2021:

1º lugar – Vencedores Nacionais
Escola Estadual Professor Sebastião de Oliveira Rocha
TESLA – Reaproveitamento de resíduos orgânicos para a produção de Biogás
São Carlos, SP

2º lugar – Vencedores Nacionais
IFCE – Câmpus Crateús
Sistema solar de purificação de água
Crateús, CE

3º lugar – Vencedores Nacionais
Escola Dario Gomes de Lima
Carun-XÔ: Uma alternativa na caatinga para o combate aos carunchos
Flores, PE

Menção Honrosa
C E-Ef M Profis
Extratos vegetais e biofilme orgânico: Uma alternativa sustentável
Toledo, PR

Mais votados pelo Júri Popular
EEB Bom Pastor
Reabilitação Pulmonar Alternativa/Baixo Custo à Pacientes Curados de SARS-CoV2
Chapecó, SC

Fundação Escola Técnica Liberato Salzano Vieira da Cunha
Desenvolvimento de bioplástico a partir da fibra do caroço da manga
Novo Hamburgo, RS

EEEP Maria Mosa da Silva
Projeto Descastanhador Môsa
Ocara, CE

Veja também na newsroom da Samsung.

Sobre a Samsung Electronics Co. Ltd.

A Samsung inspira o mundo e molda o futuro com ideias e tecnologias transformadoras. A empresa está redefinindo o mundo de televisores, smartphones, dispositivos portáteis, tablets, equipamentos digitais, sistemas de rede, memória, sistema LSI e soluções de semicondutores e LED. Para saber as últimas notícias, visite a Samsung Newsroom em https://news.samsung.com/br.

Site oficial: https://www.samsung.com/br/

Sobre o Cenpec

O Cenpec é uma organização da sociedade civil, sem fins lucrativos, que constrói equidade e qualidade na educação básica pública brasileira. Fundado em 1987, o Cenpec contribui no desenvolvimento integral de crianças, adolescentes e jovens, na formação de profissionais de educação, na ampliação e diversificação do letramento e no fortalecimento da gestão educacional e escolar. Em parceria com redes de ensino, espaços educativos e outras instituições de caráter público e privado, atua dentro e fora das escolas públicas para diminuir as desigualdades e garantir uma educação de qualidade a todos e todas. Conheça mais sobre o trabalho do Cenpec em: www.cenpec.org.br.

Site oficial: https://www.cenpec.org.br/

Crédito:
Imprensa | Samsung

ANUNCIE COM A AMBIENTAL MERCANTIL
AMBIENTAL MERCANTIL | ANUNCIE NO CANAL MAIS AMBIENTAL DO BRASIL
Sobre Ambiental Mercantil Notícias 5040 Artigos
AMBIENTAL MERCANTIL é sobre ESG, Sustentabilidade, Economia Circular, Resíduos, Reciclagem, Saneamento, Energias e muito mais!