Governador do Rio Grande do Sul se reúne com representantes do setor de energias renováveis do Estado

softelec
Foto: Governo do Rio Grande do Sul | Energias
Foto: Governo do Rio Grande do Sul | Energias

Por Thamíris Mondin | Edição: Marcelo Flach | Imagem: Joel Vargas/ALRS

Publicidade
Publicidade
Equipamentos - STADLER GmbH

Governador em exercício, o deputado Ernani Polo se reuniu, na tarde desta terça-feira (26/1), no Palácio Piratini, com o secretário estadual do Meio Ambiente e Infraestrutura, Artur Lemos Júnior, a presidente da Fundação Estadual de Proteção Ambiental (Fepam), Marjorie Kauffmann, e com representantes e empreendedores do setor de energias renováveis no Estado.

No encontro, foram tratados temas relacionados ao setor.

“Estamos avançando e quebrando paradigmas, mas tudo é uma evolução constante. Não é uma tarefa fácil, mas é importante reconhecer a organização do setor das energias hídrica, solar, eólica e de biomassa. Reforçamos o compromisso que o governo do Estado tem com a expansão dessas energias renováveis e de seus empreendimentos. O canal de comunicação precisa estar aberto para superar as dificuldades, e esse é mais um dos motivos de estarmos aqui, para ouvir e trocar ideias”, disse Polo.

Participaram representantes e empreendedores do setor de energias renováveis no Estado.
Foto: Joel Vargas/ALRS

Em termos de capacidade instalada, o RS tem 80% de renováveis na matriz elétrica (considerando que há usinas termelétricas que não vêm operando). E 92% da geração ocorre a partir de recursos renováveis, dos quais 17% de geração eólica, atualmente na segunda posição.

“Estamos avançando, mas o trabalho é pela melhoria contínua”,
afirmou o secretário Artur Lemos Júnior.
Foto: Joel Vargas/ALRS

Um dos avanços mencionados pelos empreendedores presentes foi a melhoria nos termos de licenciamento e a desburocratização. O secretário Artur destacou que há um trabalho contínuo para a evolução dos processos.

“Há uma burocracia necessária para dar segurança jurídica e estabelecer procedimentos consolidados, mas não pode haver excesso dessa burocracia. Estamos avançando, mas o trabalho é pela melhoria contínua”, afirmou.

Presidente Marjorie lembrou que a proximidade com os empreendedores contribui
para os bons resultados. Foto: Joel Vargas/ALRS

Presidente da Fepam, Marjorie Kauffmann lembrou que a proximidade com os empreendedores e com as suas necessidades específicas são fatores que contribuem para os bons resultados.

“Hoje já colhemos bons frutos dessa integração, como sair de um tempo médio de licenciamento geral que iniciou com 250 dias e passou para 90 dias. Foi um avanço importante, constituído através de muito reconhecimento dos nossos sistemas. Não chegaríamos até aqui sem os empreendedores ajudando no caminho”, observou.

Participaram da reunião representante do Sindicato da Indústria de Energias Renováveis do Rio Grande do Sul (Sindienergia), da Associação Gaúcha de Fomento às Pequenas Centrais Hidroelétricas (AGPCH), da Associação Gaúcha de Empresas Florestais (Ageflor) da Braspell Bioenergia e da Tanac, além do prefeito de Porto Mauá, Leocir Weiss, e do secretário de Desenvolvimento do município, Cleofas Moser.

Crédito:
SECOM | SEMA Rio Grande do Sul

ANUNCIE COM A AMBIENTAL MERCANTIL
AMBIENTAL MERCANTIL | ANUNCIE NO CANAL MAIS AMBIENTAL DO BRASIL
Sobre Ambiental Mercantil Notícias 4939 Artigos
AMBIENTAL MERCANTIL é sobre ESG, Sustentabilidade, Economia Circular, Resíduos, Reciclagem, Saneamento, Energias e muito mais!