Fortalecimento do turismo em áreas naturais é tema de evento on-line e gratuito

softelec
Fundação Grupo Boticário de Proteção à Natureza promove evento on-line.
Fundação Grupo Boticário de Proteção à Natureza promove evento on-line.

Imagem: Divulgação | Destino Natureza promoverá o diálogo entre diferentes setores para alavancar o turismo de natureza como meio de proteção do meio ambiente e de desenvolvimento socioeconômico

Publicidade
Publicidade
Equipamentos - STADLER GmbH

A Fundação Grupo Boticário de Proteção à Natureza promove nos dias 3, 4 e 5 de novembro, das 10h às 12h, o evento on-line Destino Natureza – Turismo em Unidades de Conservação.

O objetivo é promover o diálogo e aproximar diferentes públicos, estimulando o fortalecimento do turismo em áreas naturais – atividade com potencial para contribuir com a proteção da natureza e com o desenvolvimento socioeconômico de comunidades locais e do Brasil.

Os interessados precisam fazer a inscrição para terem acesso à plataforma que concentrará as palestras e debates. A participação é gratuita e a inscrição pode ser feita aqui.

Voltado a gestores de unidades de conservação, empreendedores de serviços e produtos de turismo, investidores, poder público, comunidades de entorno, promotores de Justiça, academia, organizações da sociedade civil, entre outros, o evento contará com a participação de especialistas em diferentes áreas para retratar o potencial transformador do turismo em áreas naturais. Outros pontos a serem abordados são concessões e mecanismos de investimento para aprimorar serviços e instalações de unidades de conservação.

“O turismo tem potencial para movimentar a economia, contribuir com a preservação da natureza e ainda promover o desenvolvimento das comunidades do entorno de unidades de conservação. Foi um dos setores mais afetados durante a pandemia, mas agora pode ser retomado gradualmente, com segurança. Diante do déficit de natureza que boa parte da população viveu nos últimos meses, as experiências ao ar livre e em áreas naturais têm ganhado cada vez mais importância”, afirma o gerente de Conservação da Biodiversidade da Fundação Grupo Boticário, Emerson Oliveira.

Programação

A cada dia, o evento trará uma temática e um foco diferentes. No primeiro dia, o diálogo estará voltado para a conexão de destinos de natureza e a gestão de unidades de conservação com o mercado de turismo. Entre os convidados, estão Vinícius Viegas, presidente da Associação Brasileira das Empresas de Ecoturismo e Turismo de Aventura (Abeta); e Marion Silva, gerente de Ciência e Conservação da Fundação Grupo Boticário.

No segundo dia, a programação estará relacionada com o desenvolvimento socioeconômico e com estratégias de investimento em negócios do turismo de natureza. Estão confirmadas para o debate Jaqueline Gil, professora da Universidade de Brasília e CEO da consultoria Amplia Mundo; e Maria Cecília Wey de Brito, relações institucionais, supervisora e coordenadora de projetos do Instituto Ekos Brasil.

A programação é voltada a órgãos gestores de unidades de conservação, agências financiadoras, prestadores de serviços de apoio à visitação e uso público em unidades de conservação, entre outros setores.

Já no último dia do evento, o debate estará voltado para processos de concessões de serviços de uso público em unidades de conservação e para a atuação do Ministério Público no fortalecimento de áreas protegidas. Entre os convidados estão Silvia Capelli, procuradora de Justiça no Rio Grande do Sul e membro da Rede de Especialistas em Conservação da Natureza; Camila Costa, chefe de departamento para Estruturação de Projetos de Concessões Socioambientais do BNDES; Alexandre Gaio, promotor de Justiça no Paraná e vice-presidente da Associação Brasileira dos Membros do Ministério Público do Meio Ambiente (Abrampa); Aline Archangelo Salvador, promotora de Justiça na Bahia e titular da Promotoria de Justiça Especializada de Meio Ambiente em Ilhéus; e Marcelo Azevedo Maffra, promotor de Justiça em Minas Gerais e ex-coordenador regional de Meio Ambiente do Ministério Público mineiro, que trarão suas opiniões e percepções sobre mecanismos legais, como concessões e compensação ambiental.

Setor em expansão

Segundo dados de 2020 do Conselho Mundial de Viagens e Turismo (WTTC, na sigla em inglês), a indústria do turismo é uma das mais potentes em termos de crescimento econômico e geração de empregos. Antes da pandemia da Covid-19, seus impactos diretos, indiretos e induzidos somaram US$ 8,9 trilhões em contribuições ao Produto Interno Bruto (PIB) global, representando 10,3%, e geraram cerca de 330 milhões de empregos – o equivalente a um de cada dez postos de trabalho no mundo ou um de cada quatro novas vagas, se forem considerados apenas os últimos cinco anos.

Serviço

Destino Natureza – Turismo em Unidades de Conservação

  • Data: 3,4 e 5 de novembro de 2021
  • Horário: 10h às 12h
  • Participação gratuita

Informações e inscrições

O link de acesso à plataforma de transmissão será enviado para o e-mail cadastrado até um dia antes do evento.

http://www.fundacaogrupoboticario.org.br/pt/acontece-por-aqui/Paginas/Inscricoes-abertas-para-evento-sobre-turismo-em-areas-naturais.aspx

Sobre a Fundação Grupo Boticário

Com 30 anos de história, a Fundação Grupo Boticário é uma das principais fundações empresariais do Brasil que atuam para proteger a natureza brasileira. A instituição atua para que a conservação da biodiversidade seja priorizada nos negócios e em políticas públicas e apoia ações que aproximem diferentes atores e mecanismos em busca de soluções para os principais desafios ambientais, sociais e econômicos. Já apoiou cerca de 1.600 iniciativas em todos os biomas no país. Protege duas áreas de Mata Atlântica e Cerrado – os biomas mais ameaçados do Brasil –, somando 11 mil hectares, o equivalente a 70 Parques do Ibirapuera. Com mais de 1,2 milhão de seguidores nas redes sociais, busca também aproximar a natureza do cotidiano das pessoas. A Fundação é fruto da inspiração de Miguel Krigsner, fundador de O Boticário e atual presidente do Conselho de Administração do Grupo Boticário. A instituição foi criada em 1990, dois anos antes da Rio-92 ou Cúpula da Terra, evento que foi um marco para a conservação ambiental mundial. Site oficial: Fundação Grupo Boticário (fundacaogrupoboticario.org.br)

Crédito:
Imprensa | Fundação Grupo Boticário

ANUNCIE COM A AMBIENTAL MERCANTIL
AMBIENTAL MERCANTIL | ANUNCIE NO CANAL MAIS AMBIENTAL DO BRASIL
Sobre Ambiental Mercantil Notícias 5046 Artigos
AMBIENTAL MERCANTIL é sobre ESG, Sustentabilidade, Economia Circular, Resíduos, Reciclagem, Saneamento, Energias e muito mais!