Manutenção nas instalações elétricas: é melhor prevenir do que remediar

softelec

Imagem: Divulgação Engerey | Quando são feitos reparos preventivos, além de economia de tempo e dinheiro, risco de ter máquinas e aparelhos desgastados antes do tempo é reduzido a zero.

Publicidade
Publicidade
Equipamentos - STADLER GmbH

Quando o assunto é energia elétrica, a manutenção preventiva periódica é tema de fundamental importância para detectar problemas com antecedência, evitando mau funcionamento, gasto excedente de energia, acidentes e até mesmo explosões ou incêndios.

Contudo, muitas pessoas pensam que a manutenção só deve ser feita se alguma alteração for detectada ou se houver receio sobre o correto funcionamento de uma ou mais partes do sistema elétrico.

“Ocorre que, tanto nas residências quanto nas empresas e indústrias, com o passar do tempo, são instalados novos equipamentos, mais modernos e que requerem cargas de energia cada vez maiores. Caso a rede não seja adequada, ela pode sofrer sobrecarga, vindo a superaquecer e até mesmo ocasionar curtos-circuitos, sendo estes focos de incêndios”, explica Fábio Amaral, engenheiro eletricista e CEO da Engerey – empresa especializada na montagem de painéis elétricos certificados. 

Segundo Amaral, só de observar quadros, disjuntores, interruptores, lâmpadas, fiações e outros componentes importantes já é possível prever grandes danos às instalações.

“É preciso readequar constantemente a instalação para os equipamentos que ela recebe”, diz, dando um exemplo corriqueiro do dia a dia de grande parte da população, mas que ilustra bem o perigo do descaso e da falta de informação: “Muitas pessoas trocam as tomadas 10 Amperes pelas de 20 quando compram equipamentos que pedem esta amperagem. Mas não se dão conta de que a fiação também necessita deste cuidado. É preciso analisar se a bitola do cabo aguenta a carga que está recebendo, e caso não, é necessária a substituição na fiação”, exemplifica.

De acordo com a Norma Brasileira número 10 (NR-10), que estabelece as condições mínimas de medidas de controle e sistemas preventivos, a periodicidade da manutenção nas instalações elétricas deve estar sempre em consonância com as características de cada local. São dois seus objetivos: precaução, de forma a garantir a segurança e a saúde dos trabalhadores que, direta ou indiretamente, interajam em instalações elétricas; e o correto funcionamento dos equipamentos eletrônicos instalados, evitando que máquinas e aparelhos sejam desgastados antes do tempo.

“Nas indústrias, por exemplo, como o desempenho apropriado do maquinário é determinante para a produção, os serviços preventivos nos painéis elétricos devem ser uma prática constante. Do contrário, falhas elétricas podem causar prejuízos de grande ordem financeira”, alerta Fábio Amaral.

Fábio Amaral, CEO da Engerey
Crédito: Divulgação

Correção x prevenção

Há dois tipos predominantes de manutenção elétrica. São eles: corretivo e preventivo.

No primeiro caso (corretivo), a assistência se dá quando existe risco para a segurança dos usuários ou possibilidade de perdas materiais. Geralmente, ocorre quando um ou mais componentes do sistema elétrico estão com problemas e precisam de consertos urgentes.

Por sua vez, na manutenção preventiva – a mais adequada – não há nenhum contratempo propriamente dito e a pessoa, empresa, condomínio ou indústria chama um técnico, regularmente, para fazer uma inspeção minuciosa. O objetivo é que tudo permaneça na mais perfeita ordem. Se qualquer defeito for encontrado, o reparo será feito imediatamente, zerando os riscos para o usuário e equipamentos eletrônicos.

“Neste caso, os gastos com a manutenção preventiva são bem inferiores, quando comparados à corretiva, por tratar-se de um mecanismo que impede que ocorram panes ou perdas. Como diz o ditado: é melhor prevenir do que remediar a situação quando já não há outra solução”, finaliza o CEO da Engerey

Site oficial: http://www.engerey.com.br/

Crédito:
Imprensa | Engerey Painéis Elétricos

ANUNCIE COM A AMBIENTAL MERCANTIL
AMBIENTAL MERCANTIL | ANUNCIE NO CANAL MAIS AMBIENTAL DO BRASIL
Sobre Ambiental Mercantil Notícias 4933 Artigos
AMBIENTAL MERCANTIL é sobre ESG, Sustentabilidade, Economia Circular, Resíduos, Reciclagem, Saneamento, Energias e muito mais!