Avery Dennison anuncia novos participantes e celebra balanço positivo do Programa AD Circular

softelec

Imagem: Divulgação | Iniciativa de economia circular, liderada pela multinacional especialista em ciência de materiais, expande na cadeia de rótulos e etiquetas com a adesão de novas marcas, convertedores e gestores de resíduos

Publicidade
Publicidade
Equipamentos - STADLER GmbH

Novembro de 2022 – Regenerar o planeta é uma iniciativa urgente. Diante do crescimento da população e o consequente aumento do consumo, a sociedade como um todo deve fazer sua parte como um legado às próximas gerações, com ações que poupem recursos naturais e reaproveitem ao máximo os materiais já produzidos e comercializados pela indústria.

Nesse sentido, a Avery Dennison, líder mundial em ciência de materiais, anuncia um balanço positivo de seu Programa AD Circular, uma iniciativa que visa promover a circularidade e adesão de toda a cadeia de rótulos e etiquetas do país, por meio da reciclagem e transformação dos resíduos gerados na conversão e aplicação de suas soluções.

Atualmente sob gestão da Polpel, parceira de longa data na reciclagem de liners, o Programa AD Circular ganhou, desde o ano passado, novos participantes entre marcas, convertedores e gestores de tais resíduos provenientes do processo de etiquetagem e rotulagem. Entre os novos parceiros, estão grandes empresas como a Sakura Nakaya Alimentos, a Grif Rótulos e Etiquetas — consolidada entre os principais nomes do mercado gráfico — e a Crivellaro Ambiental, empresa especializada em gerenciamento de resíduos industriais, reciclagem, descaracterização de produtos e resíduos, e logística reversa.

“O reaproveitamento do liner, que é um resíduo com dupla composição, plástico e papel, gera impactos significativos ao meio ambiente, reduzindo os descartes e a extração de recursos naturais. A cada tonelada de papel reutilizado ou reciclado, evita-se a derrubada de 15 a 30 árvores, um valor considerável, já que cada uma delas captura, em média, 190 kg de gás carbônico. Desde que aderimos ao AD Circular, já reciclamos cerca de oito toneladas desses resíduos. Um avanço alinhado ao nosso propósito de desenvolvimento sem agressão ao planeta, pelo bem das futuras gerações”, comenta Marcos Penha, supervisor de segurança do trabalho da Sakura Nakaya Alimentos.

De acordo com um dos mais recentes parceiros da iniciativa de economia circular, Alexandre Bussi Neto, gerente comercial da Crivellaro Ambiental, o programa atua junto ao propósito de negócio da empresa, que trabalha pelo direcionamento de diferentes resíduos, livrando os aterros da sobrecarga.

“Ingressamos no Programa AD Circular este ano, embora nosso trabalho, como a destinação de liners, já aconteça há muitos anos. Direcionamos, em média, 25 toneladas desses resíduos por mês, que serão transformados em novos produtos. Como propósito do nosso negócio, acreditamos que somente por meio dessas iniciativas, que impulsionam a economia circular e ligam todos os pontos da cadeia, é que conseguiremos dar novo ciclo de vida aos resíduos gerados pela indústria, evitando, enfim, a degradação do nosso planeta”, destaca o executivo.

Parceiros de longa data da Avery Dennison, em uma jornada que compartilha todas as inovações para agregar valor e oportunidades aos clientes e sociedade, Lairson Farah, supervisor de negócios da Grif Rótulos e Etiquetas Adesivas, pontua que devido à escassez e degradação dos recursos naturais, é preciso contribuir de forma significativa para reverter o cenário atual.

“Além disso, conseguimos nos tornar exemplo para outras empresas com uma eficiente ação de logística reversa. A reutilização dos resíduos colabora de forma direta com a natureza, reduzindo o impacto ambiental causado pelas indústrias, permitindo que o planeta tenha mais fôlego para se regenerar. Até hoje, cerca de 30 toneladas de materiais já foram enviadas para reciclagem por meio do programa AD Circular”, comenta.

Programa AD Circular

O programa AD Circular nasceu da necessidade de criar um sistema de conexão na cadeia para aumentar o volume de resíduos reciclados, repensar o descarte e removê-los de aterros para, assim, dar uma nova vida a esses materiais. O programa faz parte dos compromissos de sustentabilidade da Avery Dennison e suas metas traçadas para 2030: assegurar que suas operações sejam 95% livres de aterros, 80% dos resíduos sejam reutilizados e, até 2025, que 70% de toda a cadeia tenha acesso à reciclagem.

“É por meio da nossa cadeia de valor que atingiremos essas metas preestabelecidas. Tais parcerias validam todos os esforços que direcionamos para a sustentabilidade, nosso principal pilar, responsável pela inovação constante que aplicamos às nossas soluções. Nosso trabalho é pela conexão global entre a indústria e as empresas usuárias dos rótulos e etiquetas que serão aplicados aos mais diversos produtos, a fim de atingirmos uma forte consciência ambiental para que juntos encontremos sempre o melhor caminho, mais limpo, transparente e economicamente viável aos envolvidos. O AD Circular é para todos que fazem parte desse processo”, enfatiza Alexandre Botelho, Diretor de Compras, Sustentabilidade e Inovação da Avery Dennison, na América Latina.

Desde que entrou em operação em 2019, o Programa AD Circular já reciclou e processou mais de 6 mil toneladas de resíduos. Somente de janeiro a agosto deste ano já foram mais de 2 mil toneladas, com o objetivo de alcançar o total de 3 mil toneladas até o final de 2022.

Sobre a Avery Dennison

Avery Dennison (NYSE: AVY) é uma empresa global de ciência em materiais, especializada em design e produção de uma grande variedade de materiais para rotulagem e funcionais. Os produtos da empresa são usados por grande parte das indústrias e incluem materiais autoadesivos, sensíveis à pressão, para rotulagem e aplicações para comunicação visual; fitas e outras soluções para aplicações industriais, médicas e varejo; etiquetas, rótulos e adereços para vestuário; além de soluções de identificação por radiofrequência (RFID) para mercado varejo e outros. A empresa emprega aproximadamente 35.000 funcionários em mais de 50 países. As vendas reportadas em 2021 foram de 8,4 bilhões de dólares americanos.

Saiba mais em https://www.averydennison.com/

Crédito:
Imprensa | Avery Dennison

ANUNCIE COM A AMBIENTAL MERCANTIL
AMBIENTAL MERCANTIL | ANUNCIE NO CANAL MAIS AMBIENTAL DO BRASIL
Sobre Ambiental Mercantil Notícias 5039 Artigos
AMBIENTAL MERCANTIL é sobre ESG, Sustentabilidade, Economia Circular, Resíduos, Reciclagem, Saneamento, Energias e muito mais!