Cidade inteligente brasileira mostra como produzir menos lixo

softelec

Imagem: Divulgação | Smart City Laguna (CE) oferece soluções pensadas para diminuir o impacto das mais de 200 famílias residentes na cidade

Publicidade
Publicidade
Equipamentos - STADLER GmbH

O Brasil ocupa o 4º lugar no ranking dos países que mais produzem lixo plástico no mundo, e recicla menos de 2% desse montante, segundo dados do Banco Mundial, liberados no último relatório do Fundo Mundial para a Natureza (WWF) sobre poluição plástica.

Pensando em uma maior sustentabilidade, a construtora Planet Smart City oferece diretrizes pensadas para o máximo aproveitamento da reciclagem destes resíduos em seus bairros e cidades inteligentes.

Susanna Marchionni, CEO da Planet no Brasil, explica que as ações de reciclagem em funcionamento demandaram planejamento estratégico para envolver toda a comunidade.

“Uma cidade inteligente deve investir em projetos de educação ambiental para que seus moradores consigam diminuir o impacto de suas ações no planeta, porque todos sabem da importância, mas nem sempre se esforçam o suficiente por não saber por onde começar”, explica a CEO que completa. “Ter bons exemplos ao nosso redor pode incentivar de forma correta futuras ações em prol da proteção, recuperação e do uso sustentável do nosso planeta”.

Na Smart City Laguna, por exemplo, é disponibilizada uma ilha de coleta seletiva com lixeiras de cores diferentes indicando o descarte correto de itens como plástico, vidro, alumínio e papel. O lugar é frequentado por mais de 200 famílias residentes, onde cada uma faz a separação minuciosa do seu próprio lixo.

Divulgação

Para envolver a comunidade, a cidade também realiza outras ações como a compostagem comunitária, onde os moradores podem descartar restos de verduras e legumes, cascas de frutas, borras de café e cascas de ovos, que após um período na composteira viram adubo que podem ser utilizados na horta comunitária ou no jardim particular de cada família.

A CEO acredita que o sistema implantado colabora para que a comunidade esteja envolvida no cuidado com a limpeza da cidade.

“O nosso incentivo é colhido em resultados. A nossa cidade é bem limpa e mesmo em áreas onde não existem muitas lixeiras, não se vê lixo no chão”, comenta Susanna.

Aulas para evitar o desperdício de alimentos também são ministradas para a comunidade no espaço “alimentação smart”, onde os moradores aprendem como utilizar os alimentos em sua totalidade por meio da promoção de hábitos alimentares adequados.

Sobre a Planet Smart City

A empresa proptech Planet Smart City projeta e constrói cidades e bairros inteligentes inclusivos, que fornecem mais do que apenas residências. Com presença global no mercado imobiliário a preços acessíveis, tanto em mercados emergentes quanto nos desenvolvidos, a Planet melhora a qualidade de vida de seus moradores, aplicando sua experiência em integração de soluções inteligentes, tecnologias digitais, serviços e inovação social. Seus bairros inteligentes, sustentáveis e socialmente inclusivos são apoiados pelos serviços do Planet App, uma plataforma digital própria que permite que os moradores interajam entre si e com o bairro ao seu redor.

O grupo fundado em 2015 pelos especialistas imobiliários italianos Giovanni Savio e Susanna Marchionni é líder global em Cidades Inteligentes Inclusivas, e tem sede em Londres, com escritórios na Itália, Brasil, Reino Unido e India.

A Planet está executando um ambicioso plano de expansão, que inclui o lançamento de 30 projetos no mundo até 2023.

A proposta única da Planet se tornou realidade no Brasil, onde estão sendo construídos projetos horizontais – Smart City Laguna (CE), Smart City Natal (RN), Smart City Aquiraz (CE) – e verticais na cidade de São Paulo, com mais de 2.500 apartamentos com o parceiro local InLoop com a marca Viva!Smart.

Mais informações em: https://www.planetsmartcity.com.br/

Crédito:
Imprensa | Planet Smart City

ANUNCIE COM A AMBIENTAL MERCANTIL
AMBIENTAL MERCANTIL | ANUNCIE NO CANAL MAIS AMBIENTAL DO BRASIL
Sobre Ambiental Mercantil Notícias 4936 Artigos
AMBIENTAL MERCANTIL é sobre ESG, Sustentabilidade, Economia Circular, Resíduos, Reciclagem, Saneamento, Energias e muito mais!