Fumacense Alimentos deixa de emitir 2,8 mil toneladas de gás metano em 2022

softelec
Fumacense Alimentos: referência nacional na produção de arroz e produtos feitos à base desse cereal.
Fumacense Alimentos: referência nacional na produção de arroz e produtos feitos à base desse cereal.

Imagem: Divulgação | Projeção leva em conta o reaproveitamento de mais de 21 mil toneladas de casca de arroz, transformadas em energia na usina termelétrica própria da empresa

Publicidade
Publicidade
Equipamentos - STADLER GmbH

Dezembro de 2022 – Em um novo ano com foco em ações sustentáveis, a indústria cerealista Fumacense Alimentos reaproveitou mais de 21 mil toneladas de casca de arroz em 2022, transformando-as em 4.290Mw/h de energia por meio de sua usina termelétrica própria. Com a ação, tais cascas de arroz deixaram de ser descartadas, reduzindo também a emissão de gás metano que essa matéria prima geraria na natureza após o descarte.

Com base no estudo “Geração de energia através da casca de arroz: uma análise ambiental”, de Flávio Dias Mayer, Carlo Castellanelli e Ronaldo Hoffmann, o coordenador da Central Termelétrica da Fumacense Alimentos, Lucas Tezza, projeta que o reaproveitamento dessas mais de 21 mil toneladas de casca de arroz em 2022 tenha feito com que aproximadamente 2,8 mil toneladas de gás metano deixassem de ser emitidas no decorrer do ano.

A energia produzida na indústria é utilizada para abastecer todo o parque fabril da unidade matriz da empresa, localizada em Morro da Fumaça (SC).

“Sempre tivemos esse olhar para a sustentabilidade, tanto que a usina termelétrica da Fumacense funciona desde 2008. Somos pioneiros no Brasil no modelo de cogeração a partir da queima da casca do arroz e seguimos buscando melhorias contínuas para permanecer preservando ao máximo o meio ambiente. Tanto que, para 2023, já estamos com um projeto de ampliação considerável da nossa termelétrica, o que vai permitir que consigamos fazer ainda mais”, evidencia Tezza.

Além da queima da casca de arroz e, por consequência, sua transformação em energia elétrica, a Fumacense Alimentos também possui um projeto que reaproveita a cinza originada desse processo em outros setores econômicos. Nos demais setores da empresa, todos os resíduos também são reaproveitados ou reciclados e toda água utilizada é devidamente tratada antes de retornar à natureza.

Sobre a Fumacense Alimentos

Referência nacional na produção de arroz e produtos feitos à base desse cereal, a Fumacense Alimentos possui as marcas Kiarroz, RisoVita e Kifeijão, além da Campeiro, Vilarroz e da linha Boby, a última voltada para alimentação de animais. Fundada em 1970, sua matriz está localizada em Morro da Fumaça, no Sul catarinense. A empresa possui, ainda, outras duas plantas produtivas, uma em Alegrete/RS e outra em Pombos/PE.

Juntamente com a JS Empreendimentos, Criciúma Shopping e Mark At Place, a Fumacense Alimentos – com as marcas Kiarroz e RisoVita – faz parte do Grupo EZOS, um grupo econômico lançado em 2020 com um sistema de gestão inovador, por conta da criação do primeiro Centro de Serviços Compartilhados do Sul catarinense.

Sites oficiais: https://www.fumacensealimentos.com.br | https://www.grupoezos.com.br

Crédito:
Imprensa

ANUNCIE COM A AMBIENTAL MERCANTIL
AMBIENTAL MERCANTIL | ANUNCIE NO CANAL MAIS AMBIENTAL DO BRASIL
Sobre Ambiental Mercantil Notícias 4940 Artigos
AMBIENTAL MERCANTIL é sobre ESG, Sustentabilidade, Economia Circular, Resíduos, Reciclagem, Saneamento, Energias e muito mais!