Projeto Legado completa 10 anos e lança vagas inéditas para iniciativas sociais da Amazônia e Mata Atlântica

softelec
Projeto Legado completa 10 anos.
Projeto Legado completa 10 anos

Imagem: Divulgação | Programa busca iniciativas de impacto socioambientais em todo o Brasil e oferece aos empreendedores sociais um ano de capacitação e mentorias, além da possibilidade de receberem o investimento de R$ 10 mil; Inscrições encerram em 13 de fevereiro

Publicidade
Publicidade
Equipamentos - STADLER GmbH

2022 será um ano especial para o Projeto Legado. Completando 10 anos de impacto, o programa já acelerou mais de 270 iniciativas socioambientais de todas as regiões do país e, nesta 10a. edição, traz novidades: das 40 vagas ofertadas, 20 serão destinadas para projetos ambientais, focados exclusivamente na Amazônia e na Mata Atlântica, e as outras 20 para iniciativas sociais.

“Dentre os muitos desafios que a humanidade deve enfrentar, a questão ecológica torna-se cada vez mais emergente porque os impactos sobre os seres humanos do desequilíbrio ambiental serão incalculáveis. Nesse cenário entendemos que dois grandes biomas do Brasil, Mata Atlântica e Amazônia, demandam, nesse momento, atenção especial dos empreendedores sociais”, explica James Marins, presidente do Instituto Legado.

Os projetos concorrem ao prêmio de R$10 mil, anunciado no Prêmio Legado de Empreendedorismo Social, que acontece ao final do processo, em uma cerimônia de comemoração após uma série de bancas de avaliação. Já passaram pelo Projeto Legado organizações e negócios sociais como ASID Brasil, Instituto Unidos pela Vida, Elo Apoio Social e Ambiental, Olha o Peixe, Vida Priori, APAE Curitiba, Badu Design, LINEAP, TETO Brasil, e muitos outros.

As 40 iniciativas de impacto selecionadas terão acesso a uma maratona de capacitações e mentorias, que tem início previsto a partir de março.

“Em 2012, quando o Instituto Legado ainda dava seus primeiros passos para tornar-se uma referência no ecossistema de empreendedorismo social, surgiu a ideia de um projeto que impulsionasse iniciativas sociais da região. O Projeto Legado teve sua primeira edição um ano depois, em 2013, com a participação de 18 organizações e negócios sociais. De lá para cá, foram mais de 270 iniciativas atendidas e, principalmente, inúmeras histórias de impacto que passaram pela nossa trajetória”, lembra Ágatha Rocha, facilitadora de impacto do Instituto Legado.

O Projeto Legado, que inicialmente atendia organizações de Curitiba e região metropolitana, já envolveu iniciativas de diversos outros estados, como Amapá, Amazonas, Bahia, Ceará, Goiás, Maranhão, Minas Gerais, entre outros.

“A cada edição são novos aprendizados, esperança e a certeza de que estamos no caminho certo, que os problemas sociais e ambientais têm soluções – afinal conhecemos quem está transformando dia a dia, nosso país e mundo num lugar melhor a partir da diversidade, da inclusão e da ecologia. Com o Projeto, empreendedores sociais alcançam os melhores resultados de suas atividades transformadoras através de ferramentas e na conexão de impacto. O propósito intrínseco desses sonhadores práticos, obstinados e ousados que impulsiona o Movimento Transformador Massivo”, complementa Ágatha.

O que é o Projeto Legado?

O Projeto Legado é um programa de aceleração gratuito, promovido pelo Instituto Legado, que oferece a empreendedores sociais de todo o país um ano de capacitação e mentorias, em áreas como modelagem de negócios sociais, aspectos jurídicos, gestão e planejamento, sustentabilidade financeira, comunicação e marketing, elaboração de pitch, inteligência emocional, entre outros.

Com metodologia exclusiva do Instituto Legado, o conteúdo programático é estruturado a partir do DNA do Empreendedor Social – conceito desenvolvido pelo presidente da instituição, James Marins, em seu último livro: A Era do Impacto. O método tem como pilares as dimensões propósito, inovação e atitude. O objetivo é oferecer a negócios e instituições que atuam em causas sociais e ambientais ferramentas de gestão e uma rede colaborativa para impulsionar as ideias, consolidar a sustentabilidade financeira e expandir o impacto positivo que geram na sociedade.

Como se inscrever?

Assim como na edição de 2021, a 10ª edição do Projeto Legado será 100% on-line, oferecendo oportunidades para iniciativas sociais e ambientais de todo o país. Para se inscrever é preciso que os interessados estejam atuantes em suas comunidades há pelo menos um ano, mas não há exigência de formalização jurídica dos projetos. O pré-requisito mais importante do edital é o propósito de geração de impacto social ou ambiental positivo. São aceitas propostas de todo território brasileiro. Serão vetadas inscrições vinculadas ao poder público ou partidos políticos.

As inscrições podem ser realizadas entre 14 de janeiro e 13 de fevereiro, pelo link https://institutolegado.org/aceleracao/projeto-legado/

No portal, é possível baixar o edital completo e acessar os critérios de seleção.

Sobre o Instituto Legado

O Instituto Legado de Empreendedorismo Social foi criado para impulsionar o Movimento Transformador Massivo por meio do Empreendedorismo Social. Por Movimento Transformador Massivo, entende-se o movimento de transformação da Liberdade, das Novas Economias, dos Empreendedores Sociais e da Consciência da Humanidade. Oferece educação formal, programas de aceleração e oportunidades estratégicas para fortalecer, desenvolver e conectar agentes de transformação com atuação socioambiental.

Saiba mais em https://institutolegado.org/

Crédito:
Imprensa | Instituto Legado de Empreendedorismo Social

ANUNCIE COM A AMBIENTAL MERCANTIL
AMBIENTAL MERCANTIL | ANUNCIE NO CANAL MAIS AMBIENTAL DO BRASIL
Sobre Ambiental Mercantil Notícias 4939 Artigos
AMBIENTAL MERCANTIL é sobre ESG, Sustentabilidade, Economia Circular, Resíduos, Reciclagem, Saneamento, Energias e muito mais!