Podcast inédito ensina sobre sustentabilidade e meio ambiente de forma lúdica para crianças

softelec
Divulgação do podcast Contos da Capivara
Divulgação do podcast Contos da Capivara

Imagem: divulgação | Idealizado pelo Verdes Marias e Poétika, série de oito episódios traz contos infantis inéditos com autores brasileiros e organizações ambientais

Publicidade
Publicidade
Equipamentos - STADLER GmbH

Uma loja fantástica de sucata, uma cientista que vira árvore, uma menina que se sente parte da natureza, entre muitas outras histórias fazem parte da série inédita do podcast “Contos da Capivara”, que foi lançado no dia 22 de abril, em vários tocadores, entre eles o Spotify.

Idealizado pela produtora Poétika e pelo Verdes Marias – movimento de três irmãs, que buscam inspirar pessoas a ingressarem numa vida mais sustentável – os podcasts têm o intuito de falar sobre sustentabilidade e meio ambiente através dos contos infantis, de uma forma leve e lúdica, em que pais e filhos podem escutar juntos e inspirarem mudanças de hábitos diários através de pequenas atitudes diárias, chamada de microrrevoluções.

A série “Contos da Capivara” traz um cenário atual do lixo e das questões ambientais, as mudanças climáticas, a importância do cuidado com a água, como é legal brincar com sucata, porque o desmatamento é um problema, entre outros assuntos.

Os podcasts têm 8 histórias inéditas escritas por autores brasileiros da literatura infantil, como Claudia Vasconcellos, Kiusam de Oliveira, Edson Natale, Julia Medeiros, Marcelo Maluf, Thata Alvez, Caru Ricardo e Ciro Campos do Planeta OCA.

Todos os episódios contam com a Clara, a Capivara, que traz dicas de como as famílias podem levar uma vida mais sustentável. O primeiro episódio traz a história “Bricabraque”, de autoria de Claudia Vasconcellos, e a participação do Menos 1 lixo, que reforça a importância de reciclar brinquedos e outros objetos que muitas vezes vão parar no lixo e consumir menos.

O conteúdo é indicado para crianças acima de 4 anos.

Os demais episódios já tem data para acontecer e tem a seguinte programação:

  • 29/04 – Arvorícia, do Verdes Marias, com o Greenpeace;
  • 06/05 – A Viagem da Garrafa, com o Planeta Oca e Sea Shepherd;
  • 13/05 – A Mensagem Secreta do Vento, com Edson Natale e Instituto Ipê;
  • 27/05 – A Dança de Gaia, com Marcelo Maluf e Famílias pelo Clima;
  • 27/05 – Julia Medeiros; 03/06 – Somos a Mãe Terra (Kiusam);
  • 10/06 – Thata Alves

De acordo com Mariana Moraes, uma das idealizadoras do Verdes Marias, a ideia do podcast para as crianças surgiu ainda durante a pandemia de Covid-19, quando ela não sabia mais como entreter seus dois filhos pequenos na hora do trabalho.

“O podcast surgiu como uma alternativa maravilhosa no lugar da televisão, então eu comecei a buscar podcasts para as crianças nas plataformas. Tinham alguns muitos legais, de histórias já contadas, como Chapeuzinho Vermelho, mas não histórias que falam da relação que as crianças devem ter com o planeta, o consumo de lixo, por exemplo”, comenta.

PODCAST ESTIULA A IMAGINAÇÃO E A FANTASIA NAS CRIANÇAS

Carú Ricardo, cantora e idealizadora do Planeta Oca, é uma das convidadas do “Contos da Capivara”. Ela conta que já conhecia o trabalho do Verdes Marias e foi convidada para produzir um dos episódios da série. Na série, o Planeta Oca participa da história “A viagem da Garrafa”, que conta a história de uma garrafa de plástico que tem o sonho de ser reciclada e vai ao ar no dia 06 de maio.

“O podcast é um formato incrível para trazer histórias para as crianças. Tudo fica organizado em capítulos e fica fácil de encontrar pelas plataformas digitais. O que mais impressiona é o poder de alcance”, comenta.

Ela também acrescenta que após a pandemia, as famílias estão sedentas por conteúdos de qualidade que contribuam para a educação das crianças e não somente conteúdos rasos de entretenimento rápido.

“O próprio formato digital já cria um ambiente mais convidativo para as crianças. Entendemos que assim vamos mais ao mundo delas como é hoje. E por ser um conteúdo em áudio, conseguimos nutrir a imaginação. Assim elas se apoiam menos nas imagens na tela do celular e experimentam um conteúdo de fantasia apenas pelo som”, complementa a idealizadora do Planeta Oca.

FORMATO JÁ É UM DOS QUERIDINHOS BRASILEIROS

O Brasil já é o terceiro país que mais consome conteúdo de podcasts no mundo. A ferramenta pode ser uma boa opção de tirar as crianças da frente das telas e levá-las para um outro ambiente, em que a imaginação é a que comanda a beleza das histórias contadas. O objetivo é encantar e educar as crianças sobre o nosso futuro e como queremos estar quando crescermos.

“A gente escolheu o podcast porque achamos que é uma ferramenta atual, que pode ser acessada do celular, do computador, da televisão, da onde a gente quiser. Você consegue deixar as crianças horas entretidas longe de uma televisão e elas usam o recurso da imaginação, que é muito interessante”, ressalta Mariana, do Verdes Marias.

Para o projeto “Contos da Capivara” acontecer, o Verdes Marias captou recursos por meio de uma vakinha on-line, realizada no site do Benfeitoria (https://benfeitoria.com/projeto/contosdacapivara?ref=mari). Os valores arrecadados foram utilizados para a produção dos episódios, mas existe a possibilidade de uma nova temporada ainda este ano.

Quem quiser acompanhar a série “Contos da Capivara”, pode acessar o link https://verdesmarias.eco.br/microrrevolucao/contos-da-capivara-um-podcast-para-as-criancas.

O conteúdo é gratuito e pode ser escutado diversas vezes, sem moderação. Mais informações, acesse https://verdesmarias.eco.br .

SOBRE OS VERDES MARIAS

O Verdes Marias é um movimento de três irmãs, chamadas Mariana Moraes, Maria Carolina Moraes e Maria Clara Moraes, que buscam inspirar pessoas a ingressarem numa vida mais sustentável, por meio de microrrevoluções em suas vidas. Ele é baseado nos eixos “Por menos lixo, mais orgânicos e uma vida mais consciente”, que tem se proposto a testar iniciativas, projetos, produtos, alimentos e experiências mais sustentáveis e compartilhar suas descobertas. O projeto começou porque Mariana começou a propor desafios para que suas irmãs aos poucos adotassem práticas mais sustentáveis em suas vidas. Amigos e familiares gostaram da ideia e também se interessavam em saber por onde começar quando querem “mudar o mundo”, e com isso surgiu o projeto.

SOBRE A POÉTIKA

A Poétika é uma produtora cultural com foco em cinema e teatro. Flávio Ermírio, sócio, é diretor, produtor, dramaturgo, com passagens por núcleos de formação como NYU, ESPA Primary Stages e Yale University. Dirigiu dois curta metragens premiados internacionalmente e trabalha com direção de projetos e supervisão artística para desenvolvimentos de novos projetos – e aqui, ele assina a direção artística. Este projeto foi desenvolvido com a produção executiva de Nina Valentini – empreendedora social, mobilizadora de pessoas e recursos para causas urgentes e relevantes. Nina foi premiada pela Folha de S.Paulo e pelo Trip Transformadores pelo seu trabalho à frente do Movimento Arredondar. Atualmente, é consultora de organizações de impacto.

Para mais informações acesse: http://www.poetika.com.br .

Crédito:
Imprensa

ANUNCIE COM A AMBIENTAL MERCANTIL
AMBIENTAL MERCANTIL | ANUNCIE NO CANAL MAIS AMBIENTAL DO BRASIL
Sobre Ambiental Mercantil Notícias 4938 Artigos
AMBIENTAL MERCANTIL é sobre ESG, Sustentabilidade, Economia Circular, Resíduos, Reciclagem, Saneamento, Energias e muito mais!