Projeto nacional para iluminação pública torna cidades brasileiras mais inteligentes

Com projeto CityFlow, Exati visa facilitar e potencializar iluminação pública brasileira.
Com projeto CityFlow, Exati visa facilitar e potencializar iluminação pública brasileira.

Imagem: Divulgação Exati | Dispositivo eletrônico aproveita luminárias já existentes em municípios para potencializar sistemas de mobilidade urbana e prestação de serviços públicos

Agosto de 2022 – O número de startups no Brasil não para de crescer. De acordo com o último levantamento da Associação Brasileira de Startups realizado em 2019, o país conta com mais de 14 mil empresas desse tipo, distribuídas em cerca de 710 cidades.

Muitas têm projetos de inovação na área de Smart Cities (Cidades Inteligentes), que se tornam cada vez mais importantes à medida que novas tecnologias como o 5G e Internet das Coisas (da sigla em inglês IoT) avançam.

Esse é o caso da Exati, startup de Curitiba especializada na telegestão de iluminação pública, que desenvolveu um projeto ambicioso chamado de CityFlow. Além de tornar cidades brasileiras mais inteligentes, com múltiplas aplicações, o equipamento criado tem fácil instalação e custo reduzido.

A proposta saiu do papel com apoio da Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial (EMBRAPII), desenvolvido em parceria com o Centro de Pesquisa e Desenvolvimento em Telecomunicações (CPqD), uma Unidade EMBRAPII.

Sobre a inovação

O projeto da Exati é uma solução para a logística de iluminação pública em cidades brasileiras. O grande diferencial do equipamento eletrônico é que ele utiliza a estrutura de iluminação pública já existente nos municípios, reduzindo os custos de implementação e apoiando o desenvolvimento de cidades mais inteligentes. O aparelho consegue criar uma rede de comunicação sem fio, capaz de se conectar com outros setores, bem como controlar dispositivos conectados à Internet das Coisas (IoT).

“O Gateway IoT faz parte de um conceito para criar cidades mais inteligentes, utilizando para isso a iluminação pública. O projeto forma uma rede Mesh na cidade inteira, com algumas características. Além de controlar as luminárias, ela também permite uma conexão direta com o smartphone do cidadão. E mesmo que ele não tenha acesso à internet 3G, ele passa a ter acesso a certos serviços e aplicações municipais por meio dessa rede de iluminação pública”, explica Denis Weis, CEO da startup.

Internet das Coisas (IoT)

O Brasil tem um Plano Nacional de Internet das Coisas (IoT), instituído em 2019, e um de seus objetivos é melhorar a qualidade de vida das pessoas e promover ganhos de eficiência nos serviços, por meio da implementação de soluções de IoT.

De acordo com o documento, “IoT é a infraestrutura que integra a prestação de serviços de valor adicionado com capacidades de conexão física ou virtual de coisas com dispositivos baseados em tecnologias da informação e comunicação existentes e nas suas evoluções, com interoperabilidade.”

Sobre a EMBRAPII

A EMBRAPII oferece a empresas nacionais que desejam inovar, recursos não reembolsáveis e um ecossistema de 76 Unidades EMBRAPII, que são centros de pesquisas de todo o país. Para pequenos empreendedores e startups, há um programa específico, o Lab2MKT, que acompanha todo o ciclo de desenvolvimento do produto até sua chegada ao mercado. Mais de 1600 projetos já receberam o apoio da EMBRAPII, totalizando mais de R$ 2,2 bilhões em investimentos.

A realização desse projeto é resultado do contrato de gestão celebrado entre a EMBRAPII e o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações – MCTI, o Ministério da Educação – MEC, o Ministério da Saúde – MS e o Ministério da Economia – ME.

Site oficial: https://embrapii.org.br

Crédito:
Imprensa

ANUNCIE COM A AMBIENTAL MERCANTIL
AMBIENTAL MERCANTIL | ANUNCIE NO CANAL MAIS AMBIENTAL DO BRASIL
Sobre Ambiental Mercantil Notícias 3167 Artigos
AMBIENTAL MERCANTIL NOTÍCIAS é um canal exclusivo sobre ESG e Sustentabilidade, Economia Circular, Resíduos e Reciclagem, Saneamento, Energias Renováveis (Solar Eólica, Biogás e muito mais). Tudo sobre meio ambiente e tecnologias ambientais, cursos e eventos!