Para revolucionar o tratamento de lixo eletrônico no Brasil é importante a presença de um sistema estruturado de logística reversa

softelec
A GAIA GreenTech oferece soluções de descarte personalizadas para pessoa física e jurídica, promovendo a economia circular e a conservação dos recursos naturais e ambientais.
A GAIA GreenTech oferece soluções de descarte personalizadas para pessoa física e jurídica, promovendo a economia circular e a conservação dos recursos naturais e ambientais.

Imagem: @GAIA GreenTech | Empreendedora Thalita Braga defende o descarte apropriado de lixo eletrônico mediante a logística reversa

Por Adson Dutra, Colaboração para Ambiental Mercantil, em São Paulo

Publicidade
Publicidade
Equipamentos - STADLER GmbH

O planeta enfrenta um momento de imensas renovações sociais e ambientais. É cada vez mais discutido implantações de medidas de governanças sociais e em prol do meio ambiente.

É discutido ações sustentáveis para amenizar os danos causados pelo ser humano na vida da terra.

Um estudo feito pela agência dos Estados Unidos da América, Union + Webster, publicado pela Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiesp), apresentou que em 2019, 87% dos brasileiros preferem adquirir produtos de empresas sustentáveis.

Em virtude dessa realidade, empresas surgem com finalidades de reverter os estragos ao meio ambiente, bem como proporcionar as pessoas e corporações alternativas de praticar sustentabilidade e reparo ambiental.

Thalita Braga, engenheira de materiais e manufatura, criou, em 2018, uma empresa com princípios da economia circular para a reciclagem de lixo eletrônico.

Braga comenta como surgiu a ideia de criar um negócio de caráter ambiental sustentável.

“Ao tentar descartar eletrônicos e lâmpadas da república que eu morava na época da graduação, eu não encontrei soluções acessíveis e nem incentivos ao descarte responsável desses materiais. Minha tia materna me levava para as atividades de férias no Sesc Piracicaba, onde eram desenvolvidas atividades e oficinas utilizando o lixo para criar brinquedos e artesanatos. O que me fez perceber muito cedo que descartamos uma quantidade enorme de resíduos com grande potencial de geração de valor,” conta.

A fundadora da startup reitera que o empreendedorismo tem um enorme impacto na sociedade.

Logo é uma ferramenta de transformação da realidade em que vivemos. 

Para ela, os eletrônicos se tratados de maneira inadequada são potencialmente tóxicos para o planeta. Portanto, é evidente o impacto socioambiental negativo gerado pelo descarte inadequado do e-lixo.

Thalita Braga, CEO e fundadora da
GAIA GreenTech

“Para revolucionar o tratamento de lixo eletrônico no Brasil é importante a presença de um sistema estruturado de logística reversa. Os eletrônicos possuem elementos e materiais potencialmente tóxicos em sua composição, como arsênio, chumbo, mercúrio e cádmio.
Em suma, se tratados de maneira errônea, resultam em riscos de contaminação do meio ambiente e das pessoas que os manipulam.
Por isso, todas as etapas da logística reversa desses resíduos devem considerar esses riscos e implementar formas de evitá-los,” conclui.  

Sobre a GAIA Greentech

Uma startup 100% brasileira que trabalha para criar um futuro melhor,  por isso trabalhamos para revolucionar o tratamento do e-lixo no Brasil. Site oficial GAIA GreenTech | Descarte de Lixo Eletrônico | Brasil

GAIA Box de tubo de pasta de dente. Confeccionada com aparas de tubo de creme dental, cada coletor desse modelo evita o descarte de 35 kg de plástico.
GAIA Box de papelão | A box de papelão foi pensada para locais menores, com menor fluxo de pessoas, recebendo também os eletrônicos menores e portáteis como a box de mdf.

RECICLE JÁ
Para reciclar seus eletrônicos, encontre a GAIA BOX 
mais próxima de você AQUI.

Sobre a AMBIENTAL MERCANTIL

Os canais integrados AMBIENTAL MERCANTIL promovem tudo sobre meio ambiente, energias e sustentabilidade. Notícias: https://noticias.ambientalmercantil.com | E-commerce ambiental: https://ambientalmercantil.com

Crédito:
Imprensa | Ambiental Mercantil

ANUNCIE COM A AMBIENTAL MERCANTIL
AMBIENTAL MERCANTIL | ANUNCIE NO CANAL MAIS AMBIENTAL DO BRASIL
Sobre Ambiental Mercantil Notícias 4933 Artigos
AMBIENTAL MERCANTIL é sobre ESG, Sustentabilidade, Economia Circular, Resíduos, Reciclagem, Saneamento, Energias e muito mais!