Ascenty é certificada como empresa 100% carbono neutro

softelec

Imagem: Divulgação – Ascenty é 100% carbono neutro | Maior empresa de data centers da América Latina conclui neutralização das emissões de carbono em todas as suas unidades em operação no Brasil e Chile

Publicidade
Publicidade
Equipamentos - STADLER GmbH

São Paulo, novembro de 2021 – A Ascenty, empresa líder no mercado de Colocation na América Latina, com 27 data centers próprios no Brasil, Chile e México, anuncia que conquistou o título de empresa “carbono neutro” seguindo o Programa Brasileiro GHG Protocol, referente ao ano-base de 2020. Com isso, a companhia completou 100% das compensações de crédito de carbono de suas unidades em operação, neutralizando as emissões de gases de efeito estufa (GEE) e reafirmando seu compromisso com uma cultura corporativa alinhada à agenda positiva global de enfrentamento às mudanças climáticas.

Liderado pela área de Environmental, Social and Corporate Governance (ESG) da Ascenty, o processo de elaboração do inventário de emissões de GEE, com análise quantitativa e qualitativa, levou cerca de 4 meses e foi concluído em outubro de 2021.

Montado em três escopos, esse relatório contempla, em primeiro, as emissões diretas da empresa, provenientes de bens próprios da companhia, como automóveis e geradores proprietários, por exemplo. O escopo 2 mede as emissões indiretas resultantes de insumos da companhia, originárias na íntegra pela geração de energia elétrica consumida pela empresa. E o escopo 3 contempla as emissões indiretas sem controle da empresa, como aquelas resultantes de fontes particulares de funcionários, parceiros e clientes.

“Essa abordagem em três escopos é um diferencial da Ascenty, pois abrange não apenas as atividades da empresa, mas também aquelas de stakeholders e funcionários, neutralizando efetivamente a integridade do impacto ambiental decorrente das emissões diretas e indiretas da atividade da empresa, por meio da compra de créditos de carbono“, ressalta Fábio Trimarco, diretor de Compliance e Qualidade da Ascenty.

Do total de GEE emitidos no ano passado, 84,6% dizem respeito ao escopo 2, por conta do alto consumo de energia elétrica, o insumo mais importante para o funcionamento ininterrupto dos grandes data centers de classe mundial da Ascenty. A segunda maior fonte emissora se refere as emissões fugitivas, do escopo 1 (15,2% do total), ocasionadas pela recarga de extintores e sistemas de incêndios e aparelhos de ar-condicionado. E a terceira maior fonte são as emissões estacionárias, também do escopo 1, devido ao uso de geradores de eletricidade que utilizam diesel como combustível.

Data center Ascenty em Vinhedo, o maior da América Latina
Crédito: Divulgação

Procedência da energia limpa reconhecida internacionalmente

Para assegurar o consumo de energia limpa, insumo que responde por quase 85% do total de emissões da Ascenty, a empresa integra o sistema iREC (International REC Standard), certificado que atesta a procedência de energia de fontes renováveis.

Cerca de 90% de todo o consumo da companhia é de energia limpa, negociada no mercado livre de forma incentivada. Mas como no Brasil todo o insumo gerado entra na malha energética do sistema brasileiro antes de ser redistribuído, é exigência internacional do relatório de emissão de carbono ter o lastro do iREC. Dessa forma, é assegurada a rastreabilidade de comprovação das fontes renováveis.

Para a parcela dos 10% restantes, a Ascenty firmou compensações de carbono diretamente em ações de incentivo e valorização da produção de energia limpa, como projetos de construção de pequenas usinas hidrelétricas, eólica, solar e de biomassa.

Paralelamente, a Ascenty investe em projetos proprietários de instituições que apoiam o melhor uso da energia, como a aquisição recente de incentivos para o Projeto de Gerenciamento de Gases do Aterro Sanitário Bandeirantes, localizado no km 26 da Rodovia dos Bandeirantes. O objetivo deste projeto é realizar a captura e a queima dos gases gerados pelo aterro, a fim de reduzir a quantidade de GEE na atmosfera. O gás capturado é utilizado para produzir energia elétrica.

Relativo ao ano-base de 2020, a Ascenty investiu cerca de meio milhão de reais (R$ 500 mil) para zerar as emissões de GEE.

“Não é o fato apenas de ser uma empresa carbono neutro, mas os valores que passam a ser adotados por todos os colaboradores sobre uma atitude consciente em relação ao uso racional de insumos, que passam a ter essa conduta dentro de casa também, em atividades compatíveis com a nossa cultura corporativa”, conclui Trimarco.

Sobre a Ascenty

A Ascenty, uma empresa Digital Realty e Brookfield, é a maior provedora de serviços de data centers e conectividade da América Latina, atualmente com 27 data centers em operação e/ou construção no Brasil, Chile e México, interconectados por 5.000 km de rede de fibra óptica proprietária. A companhia foi fundada em 2010 e atua na construção e operação de data centers de classe mundial, atendendo os maiores provedores de serviços de nuvem e tecnologia do mundo, e também clientes dos segmentos financeiro, varejo, indústria, saúde e integradoras de serviços. Para apoiar sua expansão, a Ascenty conta com os seus acionistas – a Brookfield Infrastructure Partners, uma empresa canadense de gestão de ativos, e a Digital Realty, maior empresa de data centers do mundo, com 290 unidades localizadas na América do Norte, Europa, América Latina, Ásia e Austrália. Para saber mais sobre a Ascenty, acesse o site.

Site oficial: https://www.ascenty.com/

Crédito:
Imprensa | Ascenty

ANUNCIE COM A AMBIENTAL MERCANTIL
AMBIENTAL MERCANTIL | ANUNCIE NO CANAL MAIS AMBIENTAL DO BRASIL
Sobre Ambiental Mercantil Notícias 5045 Artigos
AMBIENTAL MERCANTIL é sobre ESG, Sustentabilidade, Economia Circular, Resíduos, Reciclagem, Saneamento, Energias e muito mais!