Últimas notícias

PARA BAIXAR: Novos cadernos do PDE 2030 – Plano Decenal de Expansão de Energia – realizados pela EPE e MME

No novo caderno do PDE 2030 constam as previsões de produção de petróleo e gás natural no horizonte decenal, considerando as incertezas trazidas pela queda do preço do petróleo, diminuição da demanda e pandemia de Covid-19, nas decisões de exploração e produção de petróleo e gás natural no país.

Para o ano de 2030, a produção de petróleo esperada é de 5,26 milhões de barris por dia. No que se refere à produção bruta de gás natural prevista para o decênio, estima-se aumento de cerca de 3% em relação à projeção apresentada no plano anterior. Cabe evidenciar, entretanto, que os dados apresentados retratam uma visão base para o decênio abrangido pelo PDE 2030. E que outros cenários possíveis de produção de petróleo e gás natural serão tratados no Relatório Final do PDE 2030, em seu Capítulo 5.

De forma complementar, está sendo lançado também caderno relacionado a oferta potencial de gás natural.

Como pode ser observado, apesar da menor demanda energética causada pela pandemia de Covid-19, as previsões de oferta de gás natural no Brasil se mantiveram otimistas, dadas as perspectivas trazidas pelo Novo Mercado de Gás para o setor e da possível alteração da legislação para esse mercado. A oferta nacional, obtida pelo processamento da produção líquida proveniente dos campos onshore e offshore brasileiros, se manteve estável em relação ao PDE 2029, enquanto que a capacidade de importação nacional tem perspectivas de ampliação, dados os trâmites em andamento para aumento da capacidade do terminal de GNL da Baía de Guanabara.

Na malha integrada, é previsto que de 2021 até 2030 haja um aumento na oferta potencial de 137 para 175 milhões de m³/d.

Plano Decenal de Expansão de Energia 2030

​​O Plano Decenal de Expansão de Energia (PDE) é um documento informativo elaborado anualmente pela EPE sob as diretrizes e o apoio das equipes da Secretaria de Planejamento e Desenvolvimento Energético (SPE/MME) e da Secretaria de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (SPG/MME).

Seu objetivo primordial é indicar as perspectivas da expansão do setor de energia no horizonte de dez anos, dentro de uma visão integrada para os diversos energéticos.

Tal visão permite extrair importantes elementos para o planejamento do setor de energia, com benefícios em termos de aumento de confiabilidade, redução de custos de produção e redução de impactos ambientais. 

PARA BAIXAR – LINKS ABAIXO: Cadernos de Estudo do PDE 2030

​Em fevereiro, foi lançado o PDE 2029, mas a partir de março começamos a sentir os impactos da pandemia de Covid-19. Por essa razão, a EPE e o MME estão antecipando a publicação de estudos do PDE 2030.

Micro e Minigeração Distribuída & Baterias
Caderno de Economia
Caderno de Demanda de Eletricidade
PDE 2030 – Cadernos De Estudos | Suprimento de Potencia
Caderno Previsão de Produção de Petróleo e Gás Natural
Caderno Oferta Potencial de Gás Natural

Crédito:
Comunicação EPE