Logística reversa: beneficiadoras possuem papel importante na cadeia

softelec

Imagem: Divulgação

Publicidade
Publicidade
Equipamentos - STADLER GmbH

De acordo com o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), cerca de 140 mil toneladas de resíduo sólido são geradas diariamente no Brasil. Por outro lado e felizmente, há diversos agentes que fazem a política dos três R’s da sustentabilidade (reduzir, reutilizar e reciclar) acontecer, dando equilíbrio ao meio ambiente e colaborando com a geração de renda em algumas regiões. Um exemplo são as beneficiadoras.

Dentro do processo de logística reversa (indústria, distribuição, varejo, consumidor, coleta e reciclagem), as beneficiadoras são responsáveis por separar e preparar o material que chega de seus fornecedores (cooperativas, indústrias, vidraçarias, catadores, bares e restaurantes e até multinacionais), de forma a prover a seus clientes matéria-prima reciclada dentro da especificação para reutilização desses materiais.

Os resíduos que podem ser reciclados vão para cooperativas muitas vezes com rótulos, rolhas e tampas, e cabe a beneficiadora tratá-los e organizá-los em tamanhos específicos, cores e retirar tudo o que pode “poluir” a embalagem.

Focada em vidro, a Massfix é uma beneficiadora que presta tanto serviços de separação e processamento de cacos quanto de coleta, seja em bares e restaurantes ou caçambas, por exemplo.

“Nosso trabalho é garantir que o vidro retorne para o ciclo de vida, seja valorizado em toda cadeira e que tenha um fluxo contínuo, sem sazonalidade. Por isso, damos suporte às cooperativa e catadores, e promovemos ações de educação ambiental“, explica Juliana Schunck, diretora da Massfix.

Diferença dos vidros

Juliana conta que cada tipo de vidro possui tratamento específico e correta destinação. Vidro de embalagem reciclado, por exemplo, só pode ser destinado para fabricação de embalagens. Os vidros planos e outros segmentos em menor escala, como os laminados de para brisas automotivos, são quase sempre destinados para o mesmo fim, mas não é uma regra.

Com 30 anos de existência, a Massfix conta com pelo menos metade de tempo com a Verallia como um de seus clientes. Líder europeu e o terceiro maior produtor global de embalagens de vidro para alimentos e bebidas, a Verallia utilizou 53% de caco externo reciclado em sua produção, somente em 2019. A meta agora é atingir perto de 59% até 2025, globalmente.

“Para cada 10% dos cacos de vidro que entram em nosso processo, menos 5% de CO2 emitimos no ambiente e 2,5% a menos de consumo de energia no processo de fabricação”, afirma Etienne Laine, diretor de Compras e Supply Chain na Verallia América Latina.

Com seus mais de mil fornecedores, sendo 600 desses cooperativas de catadores em todo país, a Massfix consegue abastecer a Verallia e outros grandes clientes, com suas quatro unidades: Guarulhos e Mogi das Cruzes, em São Paulo, Contagem, em Minas Gerais, e Anápolis, em Goiás, com previsão de expansão em Jacutinga (RS) e Barra Velha (SC).

Sobre a Verallia

Na Verallia, nosso objetivo é reimaginar o vidro para um futuro sustentável. Queremos redefinir como o vidro é produzido, reutilizado e reciclado, para torná-lo o material de embalagem mais sustentável do mundo. Trabalhamos em uma causa comum com nossos clientes, fornecedores e outros parceiros em toda a cadeia de valor para desenvolver novas soluções saudáveis e sustentáveis para todos.

Com cerca de 10 mil colaboradores e 32 fábricas em 11 países, somos o líder europeu e o terceiro maior produtor global de embalagens de vidro para alimentos e bebidas, fornecendo soluções inovadoras, personalizadas e ecologicamente corretas para mais de 10 mil empresas em todo o mundo. A Verallia produziu mais de 16 bilhões de garrafas e potes e obteve receitas de € 2,5 bilhões em 2020.

A Verallia está listada no compartimento A da bolsa de valores Euronext Paris (Ticker: VRLA – ISIN: FR0013447729) e está incluída nos índices SBF 120, CAC Mid 60, CAC Mid & Small e CAC All-Tradable. No Brasil, a Verallia tem três fábricas localizadas nas cidades de Campo Bom (RS), Porto Ferreira (SP) e Jacutinga (MG) e ainda disponibiliza aos seus clientes um Centro de Criações para o desenvolvimento de novos produtos. Para mais informações acesse www.verallia.com.br.

Siga-nos no LinkedIn, Twitter, Facebook, YouTube, Instagram

A Verallia e a sustentabilidade

Mundialmente a Verallia é comprometida com o desenvolvimento sustentável em suas três dimensões: ambiental, econômica e social. Referência em embalagens de vidro para alimentos e bebidas, disponibiliza à cadeia de consumo um material que é 100% e infinitamente reciclável e inerte, garantindo a saúde e a segurança alimentar dos consumidores.

Em todos os seus processos de produção, a Verallia busca a otimização do consumo de água e energia, o controle das emissões atmosféricas, o estímulo ao desenvolvimento social e a criação de novas opções em embalagens de vidro que necessitem de menos matéria-prima e que, ao mesmo tempo, estimulem e facilitem a cadeia da reciclagem.

Site oficial Massfix: http://www.massfix.com.br/

Site oficial Verallia: https://br.verallia.com/s/?language=pt_BR

Crédito:
Imprensa | Massfix | Verallia

ANUNCIE COM A AMBIENTAL MERCANTIL
AMBIENTAL MERCANTIL | ANUNCIE NO CANAL MAIS AMBIENTAL DO BRASIL
Sobre Ambiental Mercantil Notícias 5039 Artigos
AMBIENTAL MERCANTIL é sobre ESG, Sustentabilidade, Economia Circular, Resíduos, Reciclagem, Saneamento, Energias e muito mais!