FTD Educação e WWF Brasil convidam para uma imersão no coração da Amazônia e apresentam narrativa em quadrinhos sobre os povos da floresta

softelec

Imagem: Divulgação

Evento de lançamento da HQ Mapinguari promove conversa com Angela Mendes, militante socioambiental e filha do líder seringueiro Chico Mendes, referência mundial na defesa da conservação ambiental

Publicidade
Publicidade
Equipamentos - STADLER GmbH

Educação como ferramenta de proteção do meio ambiente. Esse e outras temas importantes, como devastação da Amazônia, desigualdade social, relação com povos indígenas e seringueiros e formas sustentáveis de economia, vão nortear os debates no evento “Literatura e Educação Socioambiental: inspirações e práticas na comunidade escolar“, promovido pela FTD Educação e pelo WWF-Brasil. Nesse contexto, será lançada a história em quadrinhos Mapinguari, resultado de parceria entre as duas instituições.

O encontro digital acontecerá no próximo dia 30 de novembro, a partir das 19 horas, com transmissão gratuita pelo canal da FTD no Youtube. Para assistir é preciso fazer a inscrição, o que automaticamente incluirá o espectador num sorteio de exemplares do livro, a ser realizado no fim da transmissão.

O evento contará com a participação de ativistas reconhecidos, como Angela Mendes.

Ela é militante socioambiental, tecnóloga em gestão ambiental, presidente do Comitê Chico Mendes e coordenadora do Projeto Jovens Protagonistas da Reserva Extrativista Chico Mendes.

Angela, que é filha do líder seringueiro Chico Mendes, participa do painel “Como trabalhar questões socioambientais em sala de aula“, ao lado do biólogo e consultor educacional da FTD Educação Paulo Santos Lima Junior, que atuou na Fundação Projeto Tamar, de conservação de tartarugas-marinhas ameaçadas de extinção. Na entidade, o especialista fez um trabalho de educação ambiental com crianças de comunidades de pescadores de Ponta dos Mangues, no Sergipe. A mediação da conversa é de Karina Yamamoto, gerente de comunicação institucional do WWF-Brasil .

A criação artística e literária da obra Mapinguari, bem como suas repercussões na sociedade, são tema do painel “As criações e as leituras de Mapinguari“. Nessa conversa estarão presentes os autores: o roteirista André Miranda e o ilustrador Gabriel Góes. Eles falarão sobre os desafios na criação do livro , conversando com Gabriela Yamaguchi, diretora de Sociedade Engajada do WWF-Brasil. O painel é mediado por Bruno Salerno Rodrigues, editor de literatura da FTD Educação .

Com visual deslumbrante e roteiro ágil, a HQ publicada pela FTD Educação em parceria inédita com o WWF-Brasil narra as descobertas de um jovem no coração da floresta. aborda temas importantes como proteção ambiental, folclore e cultura dos povos indígenas e populações tradicionais.

“A HQ Mapinguari consegue um feito: aborda grandes temas do nosso tempo – a desigualdade social no campo e na cidade, a devastação da Amazônia, as formas sustentáveis de economia, a relação do país com seus povos indígenas – em um enredo absolutamente literário, criação do roteirista de cinema André Miranda”, comenta Rodrigues.

O enredo do graphic novel se passa no Seringal Santo Antônio, no interior do Acre, onde os seringueiros são assediados por negociantes de terras da empresa onde o protagonista José trabalha, na capital Rio Branco.

“É necessário levar aos alunos, aos professores e às famílias o modo de vida dos povos da floresta para exemplificar a convivência harmônica entre as atividades econômicas e a conservação do bioma“, destaca Gabriela Yamaguchi.

Serviço

Literatura e Educação Socioambiental: inspirações e práticas na comunidade escolar

Mapinguari- 30/11 às 19h (wwf.org.br)

Inscreva-se para participar (haverá um sorteio de livros para os participantes da transmissão) nesta página,

Programação

Painel 1 – Como trabalhar questões socioambientais em sala de aula

Palestrantes:

– Angela Mendes, militante socioambiental, tecnóloga em gestão ambiental, presidente do Comitê Chico Mendes e coordenadora do Projeto Jovens Protagonistas da Resex Chico Mendes.

– Paulo Santos Lima Junior, consultor educacional da FTD Educação, biólogo de formação com passagem pela Fundação Projeto Tamar, onde fez trabalho de educação ambiental com crianças de comunidades de pescadores de Ponta dos Mangues, no Sergipe.

Mediadora: Karina Yamamoto, gerente de comunicação institucional do WWF-Brasil.

Painel 2 – As criações e as leituras de Mapinguari (lançamento da HQ Mapinguari)

Palestrantes:

– André Miranda, roteirista da HQ Mapinguari .

– Gabriel Góes, ilustrador da HQ Mapinguari .

– Gabriela Yamaguchi, diretora de sociedade engajada do WWF-Brasil.

Mediador: Bruno Salerno Rodrigues, editor da FTD Educação.

Sobre a FTD Educação

Há 119 anos, a FTD Educação tem como missão transformar a sociedade por meio da Educação, pensando além e inspirando a descoberta, a escolha, a liberdade e a cidadania. Reconhecida como uma empresa parceira, flexível e humana, é movida pelo slogan “Educar bem é pensar além”. Sua proposta é integrada para escolas, alunos, professores e sociedade e conta com: materiais didáticos e de literatura; soluções educacionais – com suporte para escolas, consultoria educacional, formação de professores, entre outros; novas tecnologias – ferramentas que ampliam possibilidades de ensino dentro e fora da sala de aula; obras e serviços que envolvem a família na busca por uma educação completa.

Site oficial: https://ftd.com.br

Sobre o WWF-Brasil

O WWF-Brasil é uma ONG brasileira que há 25 anos atua coletivamente com parceiros da sociedade civil, academia, governos e empresas em todo país para combater a degradação socioambiental e defender a vida das pessoas e da natureza. Estamos conectados numa rede interdependente que busca soluções urgentes para a emergência climática.

Site oficial: https://www.wwf.org.br

Crédito:
Imprensa | FTD Educação/ WWF-Brasil

ANUNCIE COM A AMBIENTAL MERCANTIL
AMBIENTAL MERCANTIL | ANUNCIE NO CANAL MAIS AMBIENTAL DO BRASIL
Sobre Ambiental Mercantil Notícias 4933 Artigos
AMBIENTAL MERCANTIL é sobre ESG, Sustentabilidade, Economia Circular, Resíduos, Reciclagem, Saneamento, Energias e muito mais!