OPINIÃO DE ESPECIALISTA: Por que a gestão de resíduos para pequenas e médias empresas é vital no combate à poluição ambiental?  

softelec
Plataforma GreenPlat
Plataforma GreenPlat

Imagem: Divulgação | Por Chicko Sousa, CEO da GreenPlat para seção OPINIÃO DE ESPECIALISTA AMBIENTAL MERCANTIL

Publicidade
Publicidade
Equipamentos - STADLER GmbH

Janeiro de 2023 – Não por acaso, o lixo se tornou um foco de atenção para entidades e governos que se preocupam com a preservação do meio ambiente — o que em última análise diz respeito à nossa própria sobrevivência. Mas, se não fizermos o acompanhamento da cadeia final desses resíduos, não vamos mais ter espaço ou recursos naturais no mundo.

É verdade que já há progressos na gestão correta de resíduos sólidos, mas não basta monitorar o descarte em grandes empresas para combater a poluição.  Das mais de 20 milhões de empresas ativas no país, cerca de 10% são classificadas como pequenas e médias e estão igualmente envolvidas na geração de resíduos.

Muitos ainda consideram que as PMEs não precisam implementar uma gestão integrada ambiental. Porém, a única diferença entre pequenas e grandes é que essas precisam de uma gestão operacional mais planejada. Para as empresas menores, é preciso um estudo logístico mais cuidadoso para não impactar o custo do projeto ambiental, já que os volumes de lixo são menores, as empresas nem sempre possuem equipamentos para a coleta e necessitam de uma alta frequência de retiradas de lixo.  

Esse é o x da questão para as PMEs, que muitas vezes optam por fazer o mínimo necessário para satisfazer uma auditoria legal e não dedicam atenção técnica para a geração de resíduos, levados sem triagem para aterros superlotados. Correm, ainda, o risco de usar fornecedores não homologados, que muitas vezes despejam o lixo em locais inapropriados. E pode acabar penalizada pela falta ou descumprimentos da legislação — fornecedores, por exemplo, precisam estar registrados e licenciados, e há diversos prazos e exigências em documentos ambientais exigidos por municípios, estados e federação. 

O Brasil tem uma legislação muito eficiente e bem desenhada, mas uma fiscalização ineficiente por falta de recursos e investimento em pessoal. Por isso, as empresas têm um ritmo mais demorado para atender a legislação, e a cidade e o país sofrem as consequências.  Uma gestão integrada e correta é importante no combate à poluição, porque torna possível mapear toda a geração de resíduos, tratá-los e beneficiar empresas e meio ambiente.  

Sobre o autor

Chico Sousa é engenheiro mecânico. Trabalhou para a Volvo, em projetos que produziam sucatas e que precisavam ser recicladas ou reimaginadas. Gerenciou com sucesso esses projetos, e após iniciou uma empresa própria: construiu 13 fábricas de reciclagem no Brasil ao longo de 11 anos, antes de vender sua empresa em 2013. Trabalhando com tecnologias de reciclagem por mais de 20 anos e com software por quase dez anos, Chicko criou o GreenPlat, um SaaS, e hoje tem mais de 690.000 empresas registradas na plataforma. LinkedIN

Sobre a GreenPlat

A GreenPlat é uma startup brasileira criadora do software SaaS (software como serviço) PlataformaVerde™ para gestão ambiental, responsável por fazer o controle e a rastreabilidade em blockchain de cadeias produtivas para empresas e governos. A startup tem o objetivo de acelerar uma produção mais sustentável e sua solução gerencia todas as etapas do processo produtivo, além de licenças, certificados, transportes, matérias-primas, resíduos e indicadores ambientais que vão do consumo de água, resíduos, energia a emissão de carbono.

A startup completou cinco anos de atuação com importantes reconhecimentos mundiais: é a primeira startup na área ambiental a ser reconhecida como Technology Pioneer pelo World Economic Forum, além de ser membro integrante do Toilet Board Coalition, coalisão internacional de conselho sanitário.

São cerca de 3 mil clientes no setor privado usando o software PlataformaVerde™, além de 700 mil usuários em sua solução freemium do seu software direcionado ao setor público.

Site oficial: https://www.greenplat.com/

Informamos que os conteúdos publicados para seção Opinião de Especialistas AMBIENTAL MERCANTIL NOTÍCIAS são independentes e de responsabilidade dos autores, não refletindo, necessariamente, na opinião editorial do nosso canal.

Imprensa

ANUNCIE COM A AMBIENTAL MERCANTIL
AMBIENTAL MERCANTIL | ANUNCIE NO CANAL MAIS AMBIENTAL DO BRASIL
Sobre Ambiental Mercantil Notícias 4938 Artigos
AMBIENTAL MERCANTIL é sobre ESG, Sustentabilidade, Economia Circular, Resíduos, Reciclagem, Saneamento, Energias e muito mais!